Java fragil? mundo j agil?

Acabou a revista para devs java? agora é de metodologias?

Estamos tendo pouquissimos eventos de java, e as revista especializadas mudando o foco para gestão?

O que achão?

[quote=Diabo Loiro]Acabou a revista para devs java? agora é de metodologias?

Estamos tendo pouquissimos eventos de java, e as revista especializadas mudando o foco para gestão?

O que achão?

[/quote]Também acho. Pensei o mesmo quando recebi as edições do mês passado e vi o conteúdo da desse mês. =/

É uma pena que a comunidade java ta nessa decadencia, sem eventos miando literalmente, até o forum que vivia cheio de discuções interessantes foi praticamente morto pelos proprios criadores, nada haver Grupo de Usuarios Java (GUJ) ser um stackoverflow,
deviao ter feito como tectura criado outro nome outro dominio outro proposito, nao tem nada de semantico neste nome, e duvido muito que o forum ganhe novos usuarios, pois a maioria deles chegava pelo google para tirar duvidas ou questoes sobre projetos, perguntar como estudar e tal algo que tem haver com um grupo de usuario java , como fizerao com o tectura e não teve tanto sucesso resolverao matar o forum ao passar todo acesso(pageview) para um site que nao tem nada haver, com rankings e outras coisas individualistas que nao tem nada haver com um grupos de usuarios muito menos de java.

É bem triste ver os poucos que ainda estão por aqui.

Triste mesmo cara =/, mesmo com o Java 8 vindo por aee, a comunidade está bem fraca.

No fórum novo (estilo stackoverflow) pelo menos estimula a que todas as perguntas tenham resposta. No modelo antigo muitas vezes deixava-se a pergunta em alguma sala menos visitada, e daí ninguém ficava sabendo da existência daquela dúvida.
Sobre a queda na popularidade de Java, acho que se deve também ao fato de que atualmente cada fabricante de hardware quer impor sua própria linguagem de programação(Android, iOS, Python) no produto, pois isto certamente “amarra” o programador de forma que ele não tenha outras alternativas.

Simples. Pelo menos no Brasil, uns 90% do código Java escrito são aplicações Web simples: algum framework MVC + JPA acessando um banco de dados relacional. Ou seja, a maioria dos problemas desse segmento estão resolvidas: infinidade de frameworks MVC, ou component-based, injeção de dependências, ORM, servidores de aplicação, etc. Como ninguém quer reinventar a roda é natural que tenha havido pouca inovação nesse sentido.

Isso também ajuda a justificar a migração/continuação para/em plataformas RAD? (ex C# e Delphi).

Isso também ajuda a justificar a migração/continuação para/em plataformas RAD? (ex C# e Delphi).[/quote]

Acho que não … Pelo menos nunca ouvi falar de migração de Web para desktop. Quanto ao Delphi, não tenho notícias de novos projetos, apenas manutenção de projetos legados.

Já a plataforma .NET disputa algum espaço com a plataforma Java, pelo menos na Web. Mas mesmo assim, não vejo tanto alarde em cima das capacidades RAD. Prova disso é o crescimento do ASP.NET MVC em detrimento do Web Forms.

[quote=Diabo Loiro]É uma pena que a comunidade java ta nessa decadencia, sem eventos miando literalmente, até o forum que vivia cheio de discuções interessantes foi praticamente morto pelos proprios criadores, nada haver Grupo de Usuarios Java (GUJ) ser um stackoverflow,
deviao ter feito como tectura criado outro nome outro dominio outro proposito, nao tem nada de semantico neste nome, e duvido muito que o forum ganhe novos usuarios, pois a maioria deles chegava pelo google para tirar duvidas ou questoes sobre projetos, perguntar como estudar e tal algo que tem haver com um grupo de usuario java , como fizerao com o tectura e não teve tanto sucesso resolverao matar o forum ao passar todo acesso(pageview) para um site que nao tem nada haver, com rankings e outras coisas individualistas que nao tem nada haver com um grupos de usuarios muito menos de java.

É bem triste ver os poucos que ainda estão por aqui.[/quote]

Eu também acho que o fórum está decadente, mas é devido à ausência de discussões de alto nível, como na época em que tínhamos Shoes, Yoshima, CV, thingol, saoj, Luca e tantos outros… poucos restaram e ainda ajudam muito a manter as coisas funcionando por aqui. (Até do Duran eu sinto falta…heheh)

Quanto ao formato do novo fórum, não gosto muito de lá, mas é porque os usuários novos andam confundindo muito as coisas e, por mais que a gente os oriente como devem postar e o local correto, eles ainda insistem em não utilizar de forma correta. Se você navegar pelas perguntas, vai ver que a maioria nem marca as respostas, não dão pontos positivos nem negativos, enfim, é uma boa ferramenta, mas ainda é mal usada. O fórum me atrai mais do que o formato novo porque dá mais espaço pra gente debater, mas de nada adianta ter o espaço pra debate se o pessoal só quer dever de casa pronto ou fazer flame. Ainda temos bons tópicos sendo abertos, mas não sei até quando…

Talvez os programadores Java de ontem foram promovidos a cargo de gestão e a revista alenas se adaptou a nova realidade dos seus leitores?

Acho que é a realidade do desenvolvimento Java de maneira geral. As pessoas tem que entender que a finalidade da revista é trazer novidades do universo do desenvolvimento. Não tem sentido editar uma revista para publicar tutoriais de CRUD com seu framework favorito, a não ser que esse framework seja de fato uma novidade. A revista tinha um foco mais técnico sim, mas justamente em uma época em que Spring, Hibernate eram novidade e os devs. tinham que escrever 3 ou 4 interfaces + 2 XMLs para deployar um EJB. Como havia dito, o que eu vejo de novidade no mundo Java p/ Web são 1 ou 2 aperfeiçoamentos muito pontuais, nessa ou naquela especifcação.

Por outro lado, qualidade do produto, prazos, etc., ainda são desafios, e são assuntos que fazem parte da alçada não só dos gestores, mas também dos desenvolvedores

Acho que é a realidade do desenvolvimento Java de maneira geral. As pessoas tem que entender que a finalidade da revista é trazer novidades do universo do desenvolvimento. Não tem sentido editar uma revista para publicar tutoriais de CRUD com seu framework favorito, a não ser que esse framework seja de fato uma novidade. A revista tinha um foco mais técnico sim, mas justamente em uma época em que Spring, Hibernate eram novidade e os devs. tinham que escrever 3 ou 4 interfaces + 2 XMLs para deployar um EJB. Como havia dito, o que eu vejo de novidade no mundo Java p/ Web são 1 ou 2 aperfeiçoamentos muito pontuais, nessa ou naquela especifcação.

Por outro lado, qualidade do produto, prazos, etc., ainda são desafios, e são assuntos que fazem parte da alçada não só dos gestores, mas também dos desenvolvedores[/quote]

Ou seja, ela deixou de ser uma revista de java, não deveria nem ter o j no final.

Triste, eu particularmente gosto de publicações especializadas e se quiser saber de outro assunto procuro uma publicação especializada nele. O que está acontecendo é que o pessoal quer ser amplo e acaba sendo genérico demais.

O mesmo vale pro guj que de guj tem pouco ou quase nada, razão que muita gente migrou de site.

Por outro lado, qualidade do produto, prazos, etc., ainda são desafios, e são assuntos que fazem parte da alçada não só dos gestores, mas também dos desenvolvedores[/quote]

Ou seja, ela deixou de ser uma revista de java, não deveria nem ter o j no final.

Triste, eu particularmente gosto de publicações especializadas e se quiser saber de outro assunto procuro uma publicação especializada nele. O que está acontecendo é que o pessoal quer ser amplo e acaba sendo genérico demais.

O mesmo vale pro guj que de guj tem pouco ou quase nada, razão que muita gente migrou de site.[/quote]

isso é bem verdade …

acompanhando as figurinhas carimbadas da comunidade java (senger, bruno souza, etc.) eu tenho a impressão que a onda do momento para a plataforma Java são dispositivos embarcados. Uma vez que a plataforma Java firmou o pé no server-side, eu não vejo nenhuma outra plataforma correndo em direção à Internet of Things.

[quote=rmendes08][quote=marcosalex]

O mesmo vale pro guj que de guj tem pouco ou quase nada, razão que muita gente migrou de site.[/quote]

isso é bem verdade …

acompanhando as figurinhas carimbadas da comunidade java (senger, bruno souza, etc.) eu tenho a impressão que a onda do momento para a plataforma Java são dispositivos embarcados. Uma vez que a plataforma Java firmou o pé no server-side, eu não vejo nenhuma outra plataforma correndo em direção à Internet of Things.[/quote]

Internet das coisas é um conceito que as empresas estão tentando vender pra que mais produtos entrem no ciclo rápido de substituição que os telefone, tablets e televisões entraram. Sou meio cético com demandas que são geradas pelos fabricantes pra induzir o consumidor. Creio que muitas empresas também, por isso o negócio está devagar.

[quote]Acho que é a realidade do desenvolvimento Java de maneira geral. As pessoas tem que entender que a finalidade da revista é trazer novidades do universo do desenvolvimento. Não tem sentido editar uma revista para publicar tutoriais de CRUD com seu framework favorito, a não ser que esse framework seja de fato uma novidade. A revista tinha um foco mais técnico sim, mas justamente em uma época em que Spring, Hibernate eram novidade e os devs. tinham que escrever 3 ou 4 interfaces + 2 XMLs para deployar um EJB. Como havia dito, o que eu vejo de novidade no mundo Java p/ Web são 1 ou 2 aperfeiçoamentos muito pontuais, nessa ou naquela especifcação.

Cara, novos frameworks e ferramentas em java é o que mais tem assunto não falta, revistas gerenciais tem um monte , eu particulamente trabalho a ums 3 anos com agile e não vejo motivo para ter mais que um artigo em uma revista sobre isso, agile é para ser simples e de fato é.

Outro ponto é que os caras da mundoj não tem um modelo de negocio bom, voce não consegue assinar as revistas online se não tiver um tablet, não tem a comodidade que a devmedia te da por exemplo, por isso deixei de assinar.

Sobre eventos, o problema é a comunidade em si, nós poderiamos fazer mettups sobre, neo4j,java 8, dsls, DDD,falar de arquitetura etc… ou sobre qualquer assunto interessante, da ultima vez que fui em um de clojure no imasters eles disserão apoiar qualquer tipo de evento e ceder espaço e tal.

É só o pessoal mostrar interesse, o problema é que sobrou basicamente javaone e o justjava e alguma coisinha no “Qcon” relacionada a java de eventos grandes e a comunidade ta miada… o forum ta praticamente morto so com poucos usuarios antigos, a propria caelum que sempre “apoiou a comunidade” faz tempo que não tem um evento, nen mesmo com o lancamento do vraptor4, “matou” o forum etc, ai fica dificil,

So um outro fato curioso agora temos a casadocodigo que é algo que sempre fez falta livros de facil entendimento escrito por pessoas de renome na comunidade e advinha por mais controveso que seja não tem nenhum livro que ensine java kkkk para quem está começando, é curioso ou não rs?

Dá para fazer algo com os frameworks antigos também, ir além do CRUD.

Meio Off Topic: Votem Aqui para a area de artigos voltar. Ela faz falta.

Como tem alguns diferentes assuntos rolando por aqui, vou escrever alguns comentários aleatórios sobre alguns deles:

• Para mim, a comunidade java cada vez mais faz parte da Dark Matter
    Usam as ferramentas consagradas, em sistemas estáveis e previsíveis e estão bem assim.

• Muitas das pessoas citadas aqui como os responsáveis por grandes discussões, migraram do Java há muito tempo. Tem muita coisa nova surgindo hoje. Quando vemos discussões de 2005, com assuntos não dominados por muitos ainda hoje, podemos imaginar que estas mesmas pessoas podem estar debatendo os assuntos que serão mainstream em 2020!
    Enfim, não é de se espantar que não frequentem um grupo de usuários de java.

• Acredito também que não há tanta novidade em java assim, para alimentar uma revista periódica. A estabilidade da plataforma também é responsável por isso. Já temos soluções maduras suficientes para os problemas clássicos. E para os novos problemas, tem muita gente usando novas soluções.

-Se raramente temos discussões sérias por aqui e a maior parte dos tópicos é sobre dúvidas pontuais (como configurar x, por que acontece o erro Y), então talvez o novo modelo de Q&A seja mais adequado mesmo. É questão de se adaptar.

Olha, a sensação que eu fico é que aqui no Brasil o mercado de .NET está mais aquecido, eu trabalho a noite em uma empresa pública e de dia eu procuro trabalhar como freela, ou home office, sempre dou uma verificada, e o mercado de .NET está um pouco melhor, talvez muita gente de Java esteja migrando para .NET

[quote=Diabo Loiro][quote]Acho que é a realidade do desenvolvimento Java de maneira geral. As pessoas tem que entender que a finalidade da revista é trazer novidades do universo do desenvolvimento. Não tem sentido editar uma revista para publicar tutoriais de CRUD com seu framework favorito, a não ser que esse framework seja de fato uma novidade. A revista tinha um foco mais técnico sim, mas justamente em uma época em que Spring, Hibernate eram novidade e os devs. tinham que escrever 3 ou 4 interfaces + 2 XMLs para deployar um EJB. Como havia dito, o que eu vejo de novidade no mundo Java p/ Web são 1 ou 2 aperfeiçoamentos muito pontuais, nessa ou naquela especifcação.

Cara, novos frameworks e ferramentas em java é o que mais tem assunto não falta, revistas gerenciais tem um monte , eu particulamente trabalho a ums 3 anos com agile e não vejo motivo para ter mais que um artigo em uma revista sobre isso, agile é para ser simples e de fato é.

Outro ponto é que os caras da mundoj não tem um modelo de negocio bom, voce não consegue assinar as revistas online se não tiver um tablet, não tem a comodidade que a devmedia te da por exemplo, por isso deixei de assinar.

Sobre eventos, o problema é a comunidade em si, nós poderiamos fazer mettups sobre, neo4j,java 8, dsls, DDD,falar de arquitetura etc… ou sobre qualquer assunto interessante, da ultima vez que fui em um de clojure no imasters eles disserão apoiar qualquer tipo de evento e ceder espaço e tal.

É só o pessoal mostrar interesse, o problema é que sobrou basicamente javaone e o justjava e alguma coisinha no “Qcon” relacionada a java de eventos grandes e a comunidade ta miada… o forum ta praticamente morto so com poucos usuarios antigos, a propria caelum que sempre “apoiou a comunidade” faz tempo que não tem um evento, nen mesmo com o lancamento do vraptor4, “matou” o forum etc, ai fica dificil,

So um outro fato curioso agora temos a casadocodigo que é algo que sempre fez falta livros de facil entendimento escrito por pessoas de renome na comunidade e advinha por mais controveso que seja não tem nenhum livro que ensine java kkkk para quem está começando, é curioso ou não rs? [/quote]

Realmente “mataram” o fórum, que era tão intenso. Ao menos o “StackOverFlow” da Caelum não tinha que ter afetado a identidade do Forum GUJ, que já dava muito certo. Além de infelizmente usar a mesma marca, agora quem entra no GUJ entra direto no “Perguntas e Respostas”. Acho muito mecânico e frio esse modelo de “Perguntas e Respostas”, e no GUJ ficou parecendo mais suporte acadêmico. Existia uma cultura boa no GUJ que foi rachada bruscamente no meio. Mas enfim, pode ser que seja bom para a nova geração.

Sobre eventos de Java além do que voces falaram, a morte da Sun e ida para Oracle pode ter influenciado também, não digo que isso é verdade, só um sentimento. Pois a estrategia mudou, não precisa ficar tanto investindo em cima de inventar e divulgar novas “siglas” sem necessidade, para ganhar com treinamentos e etc. Outra coisa que sinto, com o advento do desenvolvimento ágil, a era do “bom é fazer complexo” acabou felizmente.

E assinar revista em papel? Hoje em dia nem pensar, pelo costume digital dá nervoso em ler algo extenso sem poder dar find quando precisar. Mas independente disso já parei com revistas faz um tempo, leio a capa/índice e pesquiso conteúdo livre na internet do que achar interessante.

Está muito dividido pelo que vejo. Mas quando a empresa já investe ou quer investir num servidor web Windows com suporte Microsoft, pode ser mesmo a melhor opção nesse caso de aplicação. E sobre desktop o que mais vejo é estação Windows.