Olá galera, como vai?
Estou com a seguinte dificuldade:
A partir do método main inicio um fluxo de execução, ao qual são chamados diversos métodos, a questão é que o último método
é o de deleção, o que deveria limpar os arquivos e/ou diretórios gerados temporariamente no c:/ do computador. Mas ele não faz, ele remove
parcialmente, e sempre sobram os mesmos arquivos de uma pastinha que foi passada como sendo um File… Sei lá é como estivessem abertos
impossibilitando ser removidos pois, se eu executo, colocando um debug no método de deleção e ao cair nele dar um stop e posteriormente
executá-lo separadamente ele irá limpar certinho… Vejam abaixo o meu método de deleção…
/**
* Método que recebe um File podendo ser arquivo ou diretório.
* @param File dir
* */
public static boolean deleteDir(File dir) {
if (dir.isDirectory()) {
String[] children = dir.list();
for (int i=0; i<children.length; i++) {
boolean success = deleteDir(new File(dir, children[i]));
if (!success) {
return false;
}
}
}
return dir.delete();
}
/**
* Remove todos os registros temporários gerados no diretório c:/.
*/
final File[] registrosTemporariosAseremRemovidos = {
oebps,
metaInf,
mimeType,
epubFullZipado
};
for (int i = 0; i < registrosTemporariosAseremRemovidos.length; i++) {
DelecaoArquivoDiretorio.deleteDir(registrosTemporariosAseremRemovidos[i]);
}
A
andredecotia
Acredito que não tenho problema no método de delação… Mas o que pode ser?
A
andredecotia
Descobrí uma coisa, olha só a mensagem que meu Windows 7 está mostrando:
“The action can’t be completed because the folder or file in its open in another program”
Agora é implementar a solução e já era… Vou pesquisando mais…
Abraço,
A
andredecotia
Descobrí também que são exatamente 7 arquivos os quais o Java não consegue deletar. Alguém conhece alguma maneira de forçar deleção?
A
andredecotia
Testei usando o método de File deleteOnExit() também falhou…
Caroline_Alow
nossa i naum funcionou com o metodo delete?
A
andredecotia
Oi Carol, obrigado por ajudar.
Não, não funcionou o método delete()
A
andredecotia
Tentei deixar todos File assim que termina o processo, receberem file = null, mas também sem sucesso.
A
andredecotia
Além de fechar os FileInputStreams com close()
A
andredecotia
Encontrei a solução, mas acredito que não seja uma forma muito aplicável...
Estou chamando:
/***Chamadaparalimpezadememória.*/System.gc();
Um passo antes de invocar o método de deleção na pilha de execução...
Alguém teria alguma sugestão?
davidbuzatto
Os diretórios que você está tentando excluir estão vazios?
Você leu a documentação do método delete?
A
andredecotia
Oi davidbuzatto, obrigado pela dica... :D
Vou explicar melhor, acredito que escreví rapidamente acima vou usar palavras mais claras:
- O Windows 7 e o XP falam que alguns arquivos desta pasta que não exclui nem a pau está em uso por algum programa... Esse tal algum programa
acredito que seja a Virtual Machine, isto é, ao invocar o método de start da pilha de execução... O último método invocado é o de deleção, veja o código:
Se observar o código verá que ele usa recursividade para limpar a pasta antes de tentar excluí-la...
Fui claro?
Abraços,
André AS
drigo.angelo
O código que chama esse método seu cria um File, certo?
Creio que se você passasse apenas uma String com o camniho, e dentro do método criasse o file seria melhor, pois fica um resquício do arquivo que você está querendo deletar no método que chama o deleteDir(…);
davidbuzatto
Além dos diretórios estarem vazios, é claro, vc não pode ter nenhum arquivo aberto no momento (nenhum stream amarrado ao arquivo).
Então vc tem que fechar todos os streams para os arquivos como vc disse que já fechou.
O método recursivo para excluir diretórios pode ser simplificado.
Para tornar o método mais genérico, vc pode ainda verificar se o file passado ao método é realmente um diretório antes de entrar no for e ainda retornar true ou false caso a operação tenha sido bem sucedida. Pode até modificar o método para excluir qualquer tipo de arquivo. Ficaria algo assim:
Creio que se você passasse apenas uma String com o camniho, e dentro do método criasse o file seria melhor, pois fica um resquício do arquivo que você está querendo deletar no método que chama o deleteDir(...);
Você fala para ao invés de eu passar File passar String? Vou fazer esse teste...
A
andredecotia
davidbuzatto:
Além dos diretórios estarem vazios, é claro, vc não pode ter nenhum arquivo aberto no momento (nenhum stream amarrado ao arquivo).
Então vc tem que fechar todos os streams para os arquivos como vc disse que já fechou.
O método recursivo para excluir diretórios pode ser simplificado.
Para tornar o método mais genérico, vc pode ainda verificar se o file passado ao método é realmente um diretório antes de entrar no for e ainda retornar true ou false caso a operação tenha sido bem sucedida. Pode até modificar o método para excluir qualquer tipo de arquivo. Ficaria algo assim:
davidbuzatto, gostei das dicas vou tentar implementá-las também...
A
andredecotia
O teste de mudar String por File não funcionou… Pois dá n erros durante o processo de compactar… Do método genérico… Vou testar de novo com mais calma…
Mais sugestões?
Caroline_Alow
drigo.angelo:
Creio que se você passasse apenas uma String com o camniho, e dentro do método criasse o file seria melhor, pois fica um resquício do arquivo que você está querendo deletar no método que chama o deleteDir(…);
num entendí com faiz mudar di file pra string pq teria diferença…???