Java jogo da velha

5 respostas
1jahnke

Boa tarde gente, tenho que fazer um trabalho da faculdade onde o jogo da velha pode ser do tamanho que o usuário informar via teclado, agora tranquei no método (verifica ganhador) a lógica do método eu entendi, porém não consigo implementar…

A lógica acredito que seria essa: A diagonal principal é sempre quando i e j são iguais
(i+j)=dimensão-1 assim seria a formula da secundária… Se todos os elementos da linha ou colunas forem iguais ao msm, aí tu percorre linha ou coluna e sempre que achar X ou O soma , depois vê se ele é igual a dimensão equivalente. Ou seja se tem 20 X na mesma linha de um tabuleiro 20x20 vitória…

Se alguém poder me ajudar com como ficaria a implementação desse método eu agradeço demais!!!

5 Respostas

davidbuzatto

Poste o que você já fez. Como você está armazenando o tabuleiro?

1jahnke

não tem tabela de tabuleiro, o tabuleiro é o array do valor que o usuário informa pelo teclado

Jelson1

O método para varificar o ganhador pode ser feita dessa maneira:

1 - Representar o tabuleiro como um array do tipo int. Onde:

• Valor 1 representa o “X”.
  • Valor -1 representa o “O”.
  • Valor 0 representa o " " (casa vazia)

2 - Depois verificar se a soma de uma determinada linha, coluna, ou diagonal principal ou diagonal secundaria é igual ou o oposto da dimensão do tabuleiro.

Exemplo:

1  1   1
-1  1  -1
-1  0  -1

A soma da primeira linha = 3, então a um vencedor, nesse casa o jogador ‘X’.

Você também pode querer fazer um método “desenharTabuleiro”, onde você substituí cada número pela sua representação visual:

• 1 = X;
  • -1 = O;
  • 0 = " ".
davidbuzatto

Vc pode postar o que fez?

A

eu tenho um jogo da velha em java no meu github, caso ainda queira para ver como vc pode fazer

Criado 19 de março de 2021
Ultima resposta 11 de out. de 2022
Respostas 5
Participantes 4