Java.lang.NoClassDefFoundError em applet

4 respostas
Basilio

Galera eu tenho um applet que utiliza varias bibliotecas. Gerei o .jar pelo netbeans. Eu abri o .jar pra conferir se os jars das bibliotecas estavam la e eles estavam.
Meu applet precisa ser assinado, e eu fiz isso tb. Porem eu estou tendo o sefuinte erro : java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/poi/hssf/usermodel/HSSFWorkbook
onde org/apache/poi/hssf/usermodel/HSSFWorkbook eh uma das bibliotecas que eu uso.
Pesquisei e vi algumas coisas falando q isso deve ser erro no MANIFEST.MF, mas nao consigo resolver.
Alguem pode me ajudar?

VLW

4 Respostas

E

Um JAR não pode conter outros JARs dentro dele. O Java não consegue entender que uma classe está em um JAR dentro de outro JAR.
Se não houver um arquivo “org/apache/poi/hssf/usermodel/HSSFWorkbook.class” dentro do seu JAR (não dentro de um JAR dentro do JAR) então ele não vai achar mesmo.

Basilio

Entao eu vou ter que extrair os jars e adiciona-los no meu projeto?

E

Pois é. Normalmente é isso que se faz. Se você souber que os clientes usam Java 6 somente, então pode a partir desse jar criar um jar.pack.gz porque o JAR vai ficar bem grande.

Basilio

Pior que o netbeans nao esta achando os arquivos extraidos dos jars, os .class, tem algum macete pra isso funcionar?

Criado 6 de dezembro de 2010
Ultima resposta 6 de dez. de 2010
Respostas 4
Participantes 2