Java.lang.NoClassDefFoundError

3 respostas
L

Li algumas mensagens sobre o mesmo assunto mas não consegui resolver.

Consigo compilar os arquivos.java em qualquer parte do disco.

Vou rodar com "java nomeDaClasse" e ele me diz o erro abaixo.

"java.lang.NoClassDefFoundError: nome"

Tentei fazer isso dentro da parta jdk…/bin onde esta o java, e também não deu certo.

Se alguem puder me ajudar…

Obrigado.

3 Respostas

A

Você provavelmente em seu código, está fazendo referência a outra classe ou outro pacote, é nescessário que você passe os mesmos como parâmetro, se for um jar, utilize o comando -jar, e se for uma classe, utilize o comando -cp.

Para maiores informações, seria legal que você desse uma pesquisada no google com o título do erro que ocorre, certamente outras pessoas já passaram por isso e fizeram tutoriais apostilas e publicaram!

C

É bom conferir também se no seu CLASSPATH está o diretório local. Para isso, no windows vá no prompt de comando do DOS e digite "SET | more". Na linha (ou linhas) referente ao CLASSPATH deve conter a entrada ".".

Um modo de testar isso é, antes de tentar executar o programa, executar "SET CLASSPATH=" (isso mesmo, sem nada depois do "="). Isso vai limpar o CLASSPATH fazendo com que apenas o diretório local seja acessado. Classes que estejam em outros diretórios não poderão ser acessadas mas pelo menos, se o erro for diferente, você saberá que é um problema com seu CLASSPATH.

L

Agradeço aos que me ajudaram.

O problema estava mesmo no CLASSPATH.

Resolvi da seguinte maneira:

No CLASSPATH coloquei um ponto(".") pra dizer que oarquivo estav no diretorio atual.

Ele estava direcionado pro lugar certo.(D:j2sdk1.4.0_03lib) mas ele não rodava o arquivo compilado.

O CLASSPATH ficou assim: "CLASSPATH=D:j2sdk1.4.0_03lib;." (com o ponto)

Dando mais uma olhada no forum, vi uma msg que dizia algo sobre isso.

Agora esta funcionando.

Criado 20 de janeiro de 2003
Ultima resposta 22 de jan. de 2003
Respostas 3
Participantes 3