Li algumas mensagens sobre o mesmo assunto mas não consegui resolver.
Consigo compilar os arquivos.java em qualquer parte do disco.
Vou rodar com "java nomeDaClasse" e ele me diz o erro abaixo.
"java.lang.NoClassDefFoundError: nome"
Tentei fazer isso dentro da parta jdk…/bin onde esta o java, e também não deu certo.
Se alguem puder me ajudar…
Obrigado.
Java.lang.NoClassDefFoundError
3 Respostas
Você provavelmente em seu código, está fazendo referência a outra classe ou outro pacote, é nescessário que você passe os mesmos como parâmetro, se for um jar, utilize o comando -jar, e se for uma classe, utilize o comando -cp.
Para maiores informações, seria legal que você desse uma pesquisada no google com o título do erro que ocorre, certamente outras pessoas já passaram por isso e fizeram tutoriais apostilas e publicaram!
É bom conferir também se no seu CLASSPATH está o diretório local. Para isso, no windows vá no prompt de comando do DOS e digite "SET | more". Na linha (ou linhas) referente ao CLASSPATH deve conter a entrada ".".
Um modo de testar isso é, antes de tentar executar o programa, executar "SET CLASSPATH=" (isso mesmo, sem nada depois do "="). Isso vai limpar o CLASSPATH fazendo com que apenas o diretório local seja acessado. Classes que estejam em outros diretórios não poderão ser acessadas mas pelo menos, se o erro for diferente, você saberá que é um problema com seu CLASSPATH.
Agradeço aos que me ajudaram.
O problema estava mesmo no CLASSPATH.
Resolvi da seguinte maneira:
No CLASSPATH coloquei um ponto(".") pra dizer que oarquivo estav no diretorio atual.
Ele estava direcionado pro lugar certo.(D:j2sdk1.4.0_03lib) mas ele não rodava o arquivo compilado.
O CLASSPATH ficou assim: "CLASSPATH=D:j2sdk1.4.0_03lib;." (com o ponto)
Dando mais uma olhada no forum, vi uma msg que dizia algo sobre isso.
Agora esta funcionando.