Fiz um aplicação para teste dos conhecimentos que estou adquirindo em Java e quando rodo o mesmo pela IDE, não tem nenhum problema, mas após criar o .JAR no intuito de enviar o aplicativo para um colega analisar o funcionamento, estou recebendo a seguinte mensagem de erro durante a execução:
“Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NoClassDefFoundError: org/eclipse/swt/SWTError”
Sou novato e gostaria de uma ajuda de vocês. Obrigado !!
Se você está començando no java vou te dar uma dica, sempre que tiver esta mensagem: java.lang.NoClassDefFoundError: significa que está faltando uma classe, ou uma biblioteca externa que o JRE instalado no PC não tem.
No seu caso, está faltando esta: org/eclipse/swt/SWTError
Você pelo jeito criou um projeto utilizando SWT, essa biblioteca você deve ir junto com o .jar que vc enviou para seu amigo.
Veja no diretório onde o eclipse(nao sei como o eclipse gera o jar) gerou seu arquivo .jar, se não tem lá uma pasta lib também, se tiver manda junto para seu amigo.
P
pfmn
Então, no arquivo JAR gerado pelo Netbeans ele não criou nenhuma pasta lib, mas dentro do meu projeto esta pasta existe com todas as bibliotecas necessárias lá dentro, tanto que o aplicativo esta funcionando quando rodo o mesmo dentro da IDE, o problema deve ter sido na geração do arquivo .JAR. Você conheçe algum tutorial para geração deste arquivo pelo NetBeans ?
romarcio
Pelo que me lembro do netbeans, ele cria uma pasta chamada dist e dentro da pasta dist ele cria uma pasta lib, com todas as libs do projeto, mais o arquivo .jar e um arquivo acho que .txt.
Tem certeza que ele não criou esses arquivos?
P
pfmn
Não estava criando devido a um problema no caminho da biblioteca, mas já resolvi e ele criou normalmente agora. Valeu pela ajuda de todos.