Java.lang.NoClassDefFoundError

4 respostas
P

Bom dia,

Fiz um aplicação para teste dos conhecimentos que estou adquirindo em Java e quando rodo o mesmo pela IDE, não tem nenhum problema, mas após criar o .JAR no intuito de enviar o aplicativo para um colega analisar o funcionamento, estou recebendo a seguinte mensagem de erro durante a execução:

“Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NoClassDefFoundError: org/eclipse/swt/SWTError”

Sou novato e gostaria de uma ajuda de vocês. Obrigado !!

4 Respostas

romarcio

Se você está començando no java vou te dar uma dica, sempre que tiver esta mensagem: java.lang.NoClassDefFoundError: significa que está faltando uma classe, ou uma biblioteca externa que o JRE instalado no PC não tem.
No seu caso, está faltando esta: org/eclipse/swt/SWTError
Você pelo jeito criou um projeto utilizando SWT, essa biblioteca você deve ir junto com o .jar que vc enviou para seu amigo.
Veja no diretório onde o eclipse(nao sei como o eclipse gera o jar) gerou seu arquivo .jar, se não tem lá uma pasta lib também, se tiver manda junto para seu amigo.

P

Então, no arquivo JAR gerado pelo Netbeans ele não criou nenhuma pasta lib, mas dentro do meu projeto esta pasta existe com todas as bibliotecas necessárias lá dentro, tanto que o aplicativo esta funcionando quando rodo o mesmo dentro da IDE, o problema deve ter sido na geração do arquivo .JAR. Você conheçe algum tutorial para geração deste arquivo pelo NetBeans ?

romarcio

Pelo que me lembro do netbeans, ele cria uma pasta chamada dist e dentro da pasta dist ele cria uma pasta lib, com todas as libs do projeto, mais o arquivo .jar e um arquivo acho que .txt.

Tem certeza que ele não criou esses arquivos?

P

Não estava criando devido a um problema no caminho da biblioteca, mas já resolvi e ele criou normalmente agora. Valeu pela ajuda de todos.

Criado 8 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 8 de fev. de 2011
Respostas 4
Participantes 2