Olá pessoal,
Estou tentando executar uma aplicação web no tomcat, mas apareceu esse erro do nada:
java.lang.NullPointerException
Alguem pode me ajudar?
Obrigado. :roll:
Olá pessoal,
Estou tentando executar uma aplicação web no tomcat, mas apareceu esse erro do nada:
java.lang.NullPointerException
Alguem pode me ajudar?
Obrigado. :roll:
Olá tudo bem?
Eu tive esse problema esses dias e o meu caso foi o seguinte:
Tivemos um problema no HD do servidor e conseguimos recuperar a base de dados, entretanto, o usuário não foi recuperado. Ao tentar acessar a base de dados ocorreria java.lang.nullPointerException.
Talvez esse não seja o seu caso, entretanto, verifique se não há nada de errada com a sua string sql, pois com certeza não deve estar retornando registros ou você está fazendo utilizando uma variável ou objeto com valor nulo.
Eu já passei por esses dois casos.
Até mais e boa sorte!
Olá Sandro...
Entao, o erro realmente é numa string, mas nao de SQL...
É o seguinte, eu tenho uma pagina index.jsp q é uma tela de login, onde tem os campos login e senha. Nessa mesma index.jsp eu coloquei um esqueminha assim:
<%
String erro = "";
erro = request.getParameter("erro");
%>
<% if (erro.equals("login-failed")) { %>
<font class="login_invalido">Login inválido!</font>
<% } else if (erro.equals("login-application-error")) { %>
<font class="login_invalido">Erro interno!<br>Por favor, contate o administrador do sistema.</font>
<% } %>
Se eu tiro isso, funciona!
Mas eis a questao, pq tá dando esse erro nesse trecho de codigo?
O q há de errado com esse trecho?
Aqui:
String erro = "";
erro = request.getParameter("erro");
Você está colocando uma string vazia em erro, e depois atribuindo o resultado de getParameter nela. O problema eh que getParameter pode retornar null - nesse caso, o if() mais pra frente vai dar NullPointerException.erro.equals()
Faz sentido quando eu digo que não dá pra chamar o método equals() de um objeto que não existe (pois a variável está apontando pra null)? 
Fala CV,
Então, agora sim entendi… mto obrigado, corrigi o erro.
Mas corrigi fazendo um tratamento do tipo:
if (v1 == null) {
.....
}
Essa é a melhor forma de resolver isso ou a maneira mais correta?
Obrigado…[/code]
É um bom jeito, mas fica mais fácil ainda se vc comparar ao contrário:
if("login-failed".equals(erro)) {
...
}
Desse jeito, nao tem como pintar uma NullPointerException, pq a String “login-failed” nunca vai ser nula 
CV,
Mto obrigado, assim ficou bem melhor e obrigado pela explicao…
Obrigado ao Sandro tbm…
[]´s