Estou fazendo um programa que utiliza uma classe de conexão no banco de dados que retorna o valor para classe onde eu faço a interface gráfica da tela.
Só que na hora de compilar acontece o erro abaixo:
importjavax.swing.JOptionPane;importjava.sql.*;publicclassConnection_Oracle{publicstaticConnectioncon;publicstaticbooleanconectado=false;publicstaticbooleanopenDBServ()throwsSQLException{StringdatabaseURL;DriverManager.registerDriver(neworacle.jdbc.driver.OracleDriver());databaseURL="jdbc:oracle:thin:@200.0.0.0:1521:BANCO";System.out.println("\nUsando DBServ.java para se conectar ao banco...");try{System.out.println("Procurando Driver JDBC...");Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");//BANCO MYSQL System.out.println(" OK");}catch(java.lang.ClassNotFoundExceptione){System.out.println(" Driver não encontrado\n");System.err.print("ClassNotFoundException:");System.err.println(e.getMessage());JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de sistema #001\nSe o problema persistir entre em contato com o desenvolvedor","Erro",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}try{con=DriverManager.getConnection(databaseURL,"scott","tiger");System.out.println("conectado...");conectado=true;}catch(SQLExceptionex){System.err.println("SQLException:"+ex.getMessage());if(ex.getErrorCode()==1017){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nome ou senha de usuário inválido.","Erro",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}else{JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de sistema "+ex.getMessage()+"\nSe o problema persistir entre em contato com o desenvolvedor","Erro",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}returnconectado;}publicstaticvoidmain(String[]args)throwsSQLException{openDBServ();}}
P
pachecoPJ
eu não tenho o oracle aqui para testar mas vc pode falar em que linha ele está dando este erro ?
e onde
F
FelipePJ
nao tenho certeza se eh isso… mas pelo q eu vi, vc tem q declarar todas as variaveis globais da classe Tela como static… e tb, na parte
estou enviando algumas alteraçoes que fiz no seu código …
não funcionou ainda mas acho que pode te dar uma ajuda…
erros:
sempre o conectado retorna true
coloquei para vc ver onde está o erro pois quando ele tenta fazer conexão ele não consegue…
P
pachecoPJ
faltou o código !
importjavax.swing.JOptionPane;importjava.sql.*;publicclassConnection_Oracle{publicstaticConnectioncon;publicstaticbooleanconectado=false;publicstaticbooleanopenDBServ()throwsSQLException{StringdatabaseURL;// DriverManager.registerDriver(new oracle.jdbc.driver.OracleDriver()); databaseURL="endereco";// alterei para inserir no meu bancoSystem.out.println("\nUsando DBServ.java para se conectar ao banco...");try{System.out.println("Procurando Driver JDBC...");Class.forName("Driver");System.out.println(" OK");}catch(java.lang.ClassNotFoundExceptione){System.out.println(" Driver não encontrado\n");System.err.print("ClassNotFoundException:");System.err.println(e.getMessage());JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de sistema #001\nSe o problema persistir entre em contato com o desenvolvedor","Erro",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}try{con=DriverManager.getConnection(databaseURL,"scott","tiger");System.out.println("conectado...");conectado=true;}catch(SQLExceptionex){System.err.println("SQLException:"+ex.getMessage());if(ex.getErrorCode()==1017){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nome ou senha de usuário inválido.","Erro",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}else{JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de sistema "+ex.getMessage()+"\nSe o problema persistir entre em contato com o desenvolvedor","Erro",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}conectado=false;// inserir }returnconectado;}publicstaticvoidmain(String[]args)throwsSQLException{openDBServ();}}// ----------------------------------
/* * Criado em 03/02/2004 * * Para alterar o gabarito para este arquivo gerado vá para * Janela>Preferências>Java>Geração de Códigos>Código e Comentários */packageajuda;/** * @author marco * * Para alterar o gabarito para este comentário do tipo gerado vá para * Janela>Preferências>Java>Geração de Códigos>Código e Comentários */importjava.sql.ResultSet;importjava.sql.SQLException;importjava.sql.Statement;publicclassCarregaUnidadeextendsConnection_Oracle{Statementstmt;Stringquery;staticintcodUnidade;publicstaticStringnomeUnidade;publicCarregaUnidade(intcodUnidade)throwsSQLException{// Connection_Oracle aa = new Connection_Oracle();System.out.println(conectado);try{stmt=con.createStatement();}catch(Exceptione){System.out.print("Não teve como !! ");};System.out.println(conectado);if(conectado==true){query="SELECT coluna1 "+"FROM cliente "+"WHERE numentidade = "+codUnidade;ResultSetrset=stmt.executeQuery(query);while(rset.next()){nomeUnidade=rset.getString("coluna1");setUnidade();}if(rset!=null){rset.close();}if(stmt!=null){stmt.close();}}}publicstaticStringsetUnidade(){System.out.println(nomeUnidade);returnnomeUnidade;}publicstaticvoidmain(String[]args)throwsSQLException{openDBServ();CarregaUnidadecarrega=newCarregaUnidade(codUnidade);}}
//-- Continua o mesmo o TEla
P
pachecoPJ
eu alterei um outra classe e crie a minha a partir do que tinha aqui dá uma olhada e ve se te ajuda !!
criei duas classes uma Conexao que só faz conexao e outra a sua CarregaUnidade2 e a sua TEla …
Obs: tirei as strings de conexao …
import java.sql.*;
publicclassConexao{privatestaticConexaome=null;privateConnectionconexao=null;privateConexao(){try{init();}catch(SQLExceptionex){ex.printStackTrace();}}publicstaticsynchronizedConexaoinstance(){if(me==null){me=newConexao();}returnme;}privatevoidinit()throwsSQLException{try{Class.forName("odbc");}catch(ClassNotFoundExceptionJ){J.printStackTrace();}conexao=DriverManager.getConnection("string de conexao");}publicvoidfechaConexao(){try{conexao.close();}catch(Exceptionex){ex.printStackTrace();}}publicConnectiongetConnection(){returnconexao;}}importjava.sql.*;publicclassCarregaUnidade2{privateStatementstmconsulta;privateResultSetResultado;privateConnectioncnxConexao=Conexao.instance().getConnection();privateStringquery;publicCarregaUnidade2()throwsSQLException{stmconsulta=cnxConexao.createStatement();query="SELECT nome "+"FROM funcionario ";ResultSetrset=stmconsulta.executeQuery(query);while(rset.next())System.out.println(rset.getString("nome"));if(rset!=null)rset.close();if(stmconsulta!=null)stmconsulta.close();}publicstaticvoidmain(String[]args)throwsSQLException{CarregaUnidade2carrega=newCarregaUnidade2();}}
Eu não sei se consegui te ajudar ma qualquer coisa posta msg
M
matheusPJ
beeei… nao sei se o pacheco conseguiu resolver o problema do post do vansol, mas… se puxou heim??? usuário ativo mesmo! hehehe parabéns, é isso q faz o forum cada vez mais produtivo! :skol
V
vansolPJ
Agradeço pela atenção e pelo empenho em ajudar.
Já consegui resolver o problema.
Thank’s
J
Juliano_CarnielPJ
Olá Vansol,
Tem como vc postar aqui como é que resolveu seu erro? e qual era o problema que tinha? poste seu código aqui… só pra constar para futuras pesquisas =)