Java.lang.String cannot be cast

16 respostas
rafa120

Boa tarde pessoal, gostaria da ajuda de vcs por favor
como eu resolvo este erro de conversão?

CadContrato c = (CadContrato) cbIDContrato.getSelectedItem(); //O erro é apontado aqui ContratoDao dao = new ContratoDao(); dao.valorTotalNF(c.getId_contrato()); lblValorTotalNF.setText(dao.valorTotalNF.replace(".", ","));

ERRO

java.lang.ClassCastException: java.lang.String cannot be cast to obras.logica.CadContrato

16 Respostas

renamed

rafa120:
Boa tarde pessoal, gostaria da ajuda de vcs por favor
como eu resolvo este erro de conversão?

CadContrato c = (CadContrato) cbIDContrato.getSelectedItem(); //O erro é apontado aqui ContratoDao dao = new ContratoDao(); dao.valorTotalNF(c.getId_contrato()); lblValorTotalNF.setText(dao.valorTotalNF.replace(".", ","));

ERRO

java.lang.ClassCastException: java.lang.String cannot be cast to obras.logica.CadContrato

cbIDContrato.getSelectedItem();

Retorna uma String, provavelmente.
Você está tentando transformar uma string em um tipo CadContrato. Como o Java não vê relação entre os dois lança essa exceção.
ok?

rafa120

Certo, eu estava pesquisando isso e vi que é este erro. Mas eu nao sei como eu altero isso, alguma solução?

olha, eu tenho este combobox e um evento de ação pra ele
esta ação seta um texto num label.
só que pra este texto aparecer preciso pegar apenas o primeiro valor ai que esta neste combo, antes do —

renamed

Claro, mas acredito que nenhuma que você não consiga não pensar.

Se você recebe uma String desse método. O que ela significa?
Pegue esse significado e crie um novo objeto CadContrato que o simbolize.
Se você manipula uma estrutura de dados, como uma lista, tente obter o elemento que represente essa String na lista.

renamed

rafa120:
Certo, eu estava pesquisando isso e vi que é este erro. Mas eu nao sei como eu altero isso, alguma solução?

só que pra este texto aparecer preciso pegar apenas o primeiro valor ai que esta neste combo, antes do —

Existem várias formas de se manipular essa string… split, left, substring.
Procure por esses métodos da classe string.

Vmaia

rafa120:

Vc pode add no combo o objeto CadContrato , o qual vc pode sobreescrever o metodo toString() para poder exibir no “label” do combo os valores que vc deseja.

Com isso o getItem() vai te devolver o objeto :smiley:

rafa120

olha, eu utilizo este metodo pra poder adicionar estes 2 objetos q vcs estao vendo na imagem

NotaFiscalDao dao = new NotaFiscalDao(); List<CadContrato> listaContratos = dao.ListaIdContrato(); for (CadContrato cc : listaContratos) cbIDContrato.addItem(cc.getId_contrato() +" --- "+ cc.getContratada());

isso funciona tudo ok, mas como falei… no evento ele precisa pegar apenas o primeiro objeto o idContrato

sobre o split eu até algumas funcoes eu tenho o split, mas como ele entraria neste metodo q esta no 1 post?

Vmaia

Seguinte …

NotaFiscalDao dao = new NotaFiscalDao(); List<CadContrato> listaContratos = dao.ListaIdContrato(); for (CadContrato cc : listaContratos) cbIDContrato.addItem(cc);
e na classe CadContrato… sobreescreve…

public String toString(){ return this.getId_contrato() +" --- "+ this.getContratada(); }
Acredito que isso resolve … pois quando for invocada a lista no combo, ele (como) chama o toString() do item da lista

rafa120

Vmaia, deu certo!

Na verdade eu já tinha isso, só que o cbIDContrato.addItem(cc) era oq faltava!

@Override public String toString() { return this.getId_contrato()+ "---" + this.getContratada(); }

Valeu Vmaia!
Obrigado a todos pela ajuda!!

rafa120

Arrumado um, deu erro em outra coisa

agora ele da um java.lang.NullPointerException quando eu escolho outro item ai dentro do meu combobox

o erro é nesta linha, dentro do mesmo codigo do 1 post
nao entendi o pq do erro, sendo q antes estava normal…

lblValorTotalNF.setText(dao.valorTotalNF.replace(".", ","));
ViniGodoy

[quote=rafa120]Arrumado um, deu erro em outra coisa

agora ele da um java.lang.NullPointerException quando eu escolho outro item ai dentro do meu combobox

NullPointerException tem apenas um significado. Algo que você selecionou era nulo. Não seria esse DAO? Ou será que o valorTotalNF?
A maneira mais fácil de descobrir isso geralmente é através de um depurador.

rafa120

[quote=ViniGodoy]

rafa120:

NullPointerException tem apenas um significado. Algo que você selecionou era nulo. Não seria esse DAO? Ou será que o valorTotalNF?

Bom, se seria eu nao sei te dizer. Porque meu valorTotalNf faz um resultset e antes de colocar este CC funcionava normal, qualquer contrato mostra os valores no label

desculpe a ignorancia, mas como eu depuro?

ViniGodoy

[quote=rafa120]

ViniGodoy:
rafa120:

Bom, se seria eu nao sei te dizer. Porque meu valorTotalNf faz um resultset e antes de colocar este CC funcionava normal, qualquer contrato mostra os valores no label

desculpe a ignorancia, mas como eu depuro?

Está em inglês, mas basicamente é o que o vídeo mostra: http://www.youtube.com/watch?v=joWldbcp1So

rafa120

feito
o id_contrato tem valor
nao tem nada null

mas o valorTotalNF na coluna valor esta null

mas como pode estar null, sendo q no banco tem valor? kkk

e o problema persiste!

ViniGodoy

Então é hora de revisar o local onde você carrega do banco. Uma coisa é fato, ali está null. Agora é só descobrir o porque, hehehe.

rafa120

arrumei, fui la no banco dei um seelect e tinha valor, mas me retornava null mesmo... esquisito d+
ai deletei e fiz outro registro e tudo ok

agora apareceu outro problema.
ele funciona este medodo, grava no banco. Mas somente o primeiro registro, se selecionar qualquer outro, ele grava somente o primeiro e nao atualiza o combobox qdo puxo os dados do banco. Normalmente sem este metodo abaixo, funciona tudo normalmente.

String itemComboBox = cbIDContrato.getItemAt(0).toString();
String[] itemsComboBox = itemComboBox.split("---");
String idContrato = itemsComboBox[0];
String contratada = itemsComboBox[1];

nf.setId_contrato(idContrato);
rafaelshock

estou com o mesmo problema, mas o primeiro…

java.lang.ClassCastException: java.lang.String cannot be cast to br.com.banhotosa.Model.Cliente
Criado 26 de junho de 2010
Ultima resposta 8 de nov. de 2013
Respostas 16
Participantes 5