Olá, mais uma vez recorro a vocês…
Estou com um problemão…tenho algumas tabelas em Access que tenho que ler e extrair algumas informações de determinados campos, mas não tenho nem ideia de como fazer isso com Java…
Alguém pode me ajudar com uma explicação, ou um exemplo ou algum Tutorial…
Desde já agradeço.
Inicialmente você deve configurar o ODBC do Windows para conseguir ler o seu arquivo .mdb. Para configurar o ODBC, basta ir ao painel de controle, ferramentas administrativas.
Após fazer isso, você consegue acessar o Access normalmente, como se tivesse utilizando um banco de dados qualquer, basta utilizar o driver odbc padrão do Java.
Nao precisa nem configurar ODBC. Da pra chamar direto o arquivo .mdb. Abaixo segue a como:
String database = “jdbc:odbc:Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ=C:/NomeDoDB.mdb”;
Class.forName(“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”);
Connection con = DriverManager.getConnection( database ,"","");
Essa dúvida é meio antiga, mas acabei de achar uma outra solução que me pareceu interessante. Por isso resolvi registrar aqui a dica.
Como eu uso Linux (no desktop e no server) a última coisa que quero é ficar dependente de ODBC ou do runtime da Sun.
Foi aí que encontrei o Jackcess (http://jackcess.sourceforge.net/), uma biblioteca para leitura e escrita nos arquivos MDB.
A propósito, o MDB é só pra startup do sistema, depois evidentemente vou utilizar um banco de dados de verdade (PostgreSQL).
[]s!