Java + ms acess

Galera, to com um problema chato…

Bom, eu to desenvolvendo um controle aqui no meu serviço utilizando o mesmo banco de dados do sistema comercial, porém apenas para consultar os clientes…

O sistema comercial aqui é em VB + MS ACESS… e o pessoal que o desenvolveu criou o banco com os nomes das tabelas com caracteres especiais e espaços, por ex.
se eu tento executar “select descrição from clientes…” é exibido um erro de “Column not found”, porém se eu executo “select apelido from clientes…”, o select é executado normalmente!

Não sei se eu deixei claro minha dúvida, mas se alguem entendeu, será que existe solução pra esse problema?

Abraços.

Amigo,eu não entendi sua duvida!
Porém creio que minha indicação ira ajudar…
Bem se existe algo bom em utilizar uma base de dados access e a maneira fácil de se criar consultas.
Ou seja,va ao arquivo access e crie sua busca nele através do modo disigne que o programa oferece!!
Feito isto alterne esta consulta para o modo SQL.
Pronto,com isto vc só precisa copiar a string sql para seu código !!!

Oi jaum_hc,

Você não pode corrigir as tabelas,renomeá-las ?

[quote=igor_jua]Amigo,eu não entendi sua duvida!
Porém creio que minha indicação ira ajudar…
Bem se existe algo bom em utilizar uma base de dados access e a maneira fácil de se criar consultas.
Ou seja,va ao arquivo access e crie sua busca nele através do modo disigne que o programa oferece!!
Feito isto alterne esta consulta para o modo SQL.
Pronto,com isto vc só precisa copiar a string sql para seu código !!![/quote]

Boa dica do igor_jua, mas só resaltando que geralmente a consulta gerada pelo modo design é um tanto quanto “gambiarenta” por assim dizer, então se utilize dela somente como base reescrevendo em casos que a consulta deve ser mais performatica, outra coisa relevante é que não basta meramente colar o SQL no seu codigo Java, a algumas incompatibilidades de sintaxe (aspas simples, colchetes …enfim) portanto atenção para com essas particularidades as quais sofri um pouco já que tambem me utilizo desse banco para extrair informações (de 85 bases distintas para ser mais exato :!: ) de um sistema legado na empresa em que trabalho. Mas é isso tenta dessa forma e qualquer duvida basta perguntar.

Vlw pessoal, vou tentar aqui e qualquer coisa eu volto a postar.

Obrigado pela ajuda!

Fiz a consulta pelo modo design, mas nao adiantou o java continua retornando Column not found… alguma outra sugestão que não seja alterar o nome da tabela no banco?

Oi, nossa, pensei que ninguém usasse MS Access…

Talvez pareça óbvio mas tentou sem os caracteres especiais? Espero q ajude…

Isso é apenas um chute mas você pode tentar usar a codificação de caracteres especiais tipo em html

Lembrando que é apenas um chute.

sim, se eu pesquiso outra coluna da tabela que nao contenha caracteres especiais, a consulta executa certinho… mas esse campo “Descrição” não vem, o java nao encontra a coluna…
O estranho eh que quando eu vou em serviços, no netbeans, e conecto no banco, consigo executar a consulta normalmente pelo query do ide… mas la no codigo nao vai… :shock:

qualquer “chute” é bem vindo… se alguem tiver a solução, melhor ainda :smiley:

abraços

Acho que, realmente, se tu quiser fazer essa consulta desse jeito, tu vai ter que renomear(mesmo porque não é exatamente “recomendavel” usar caracteres especiais, e vc ta sentido isso na pele), não vejo solução melhor :shock:

O problema é que o software que utiliza o bd nao é meu, eu apenas quero utilizar os dados para realizar consultas e criar um software paralelo…

Eu sei que nao é recomendável, mas… fazer o que…

Vou entrar em contato com a empresa que desenvolve o software comercial…

abraços a todos e obrigado pela ajuda.

Cara…tu tem certeza que o nome da coluna que tu ta passando na requisição do ResultSet ta correto???
As vezes pode ser isto!