Galera, estou com um problema que não consigo resolvê-lo, então recorri ao conhecimento da turma.
Vejam o meu código
importjava.sql.*;publicclassEx_01{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){//String url = "jdbc:mysql:apostila_java";Connectioncon=null;try{Stringdriver="com.mysql.jdbc.Driver";Class.forName(driver);}catch(Exceptionex){System.out.println("Failed to load MySql Driver.");return;}/*try{ con = DriverManager.getConnection(url); Statement select = con.createStatement(); ResultSet result = select.executeQuery("SELECT * from tab_carros"); if(!result.next()){ System.out.print("Não Há Dados Na Tabela."); }}catch(Exception ex){ System.out.println("Deu pau");}*/}//Main}//Class
Meu arquivo "Ex_01.class" está em C: e o drive "mysql-connector-java-5.1.5-bin.jar" tbm se encontra em C:, isso para os meus teste.
Quando eu executo a class sem o classpath daih ele me retorna o erro que está previsto pelo catch, "Failed to load MySql Driver.
Espero que esclareça um pouco mais, grato, Nemeth.
peczenyj
Teste isso:
cd c:
java -c “c:\mysql-connector-java-5.1.5-bin.jar;.” Ex_01
F
fenemeth
peczenyj:
Teste isso:
cd c:
java -c “c:\mysql-connector-java-5.1.5-bin.jar;.” Ex_01
Antes de tudo obrigado por ter me ajudado.
My God do Céu, num acredito que eu fiz isso, eu não estava na unidade c: tentando executar um arquivo que está na unidade C:. Entretando eu tbm não estava usando o caminho do arquivo .jar entre aspas e nem colocando ;. ao seu final.
Seria possível me explicar o conceito usado ao se adicionar o ;. ? Ou é apenas sintaxe usada para se adicionar APIs ?
F
fenemeth
Pessoal, a etapa de registrar o drive mySql, graças ao amigo peczenyj que me deu uma força, consegui.
Agora estou com problemas referente a conexão propriamente dita, segue o código para análise:
importjava.sql.*;publicclassEx_01{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){//Creio que o erro esteja aqui...Stringurl="jdbc:mysql://localhost/apostila_java";Connectioncon=null;try{Stringdriver="com.mysql.jdbc.Driver";Class.forName(driver).newInstance();}catch(Exceptionex){System.out.println("Failed to load MySql Driver.");return;}try{con=DriverManager.getConnection(url);Statementselect=con.createStatement();ResultSetresult=select.executeQuery("SELECT * from tab_carros");if(!result.next()){System.out.print("Não Há Dados Na Tabela.");}else{System.out.print("Há Dados Na Tabela.");}}catch(Exceptionex){System.out.println("Deu pau");}}//Main}//Class
Não sei se é possível perceber pela imagem, mas não há usuário nem senha. Apenas aperto enter e estou apto a manipular tabelas etcs...
Aguardo respostas, grato, Nemeth
lanrel
Vejaumcodigodeconexao.../* * Conexao.java * * Criado em 27 de Dezembro de 2007, 16:34 * *//** * * @author Nilton Paixão */importjava.sql.*;publicclassConexao{privateConnectioncon;/** Creates a new instance of Conexao */publicvoidConexao(){try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");con=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://192.168.x.x/meubanco","usuario","");}catch(Exceptione){System.out.println("Falha na Conexão !!!");e.printStackTrace();}}publicConnectiongetConexao(){returncon;}publicvoidfechar(ResultSetrs){if(rs!=null){try{rs.close();}catch(Exceptione){}}}publicvoidfechar(java.sql.Statementstmt){if(stmt!=null){try{stmt.close();}catch(Exceptione){}}}publicvoidfecharConexao(){if(con!=null){try{con.close();}catch(Exceptione){}}}}
No seu caso você criou uma conta anonima no MySQL… na instalação…
utilize os commandos para adicionar usuários e senhas…
tente utilizar o MySQLAdministrator…
Nao esqueça de criar o usuario root e + um usuario para o banco em questao… No codigo de conexao deve-se digitar usuario e senha… OK!
F
fenemeth
lanrel:
Vejaumcodigodeconexao.../* * Conexao.java * * Criado em 27 de Dezembro de 2007, 16:34 * *//** * * @author Nilton Paixão */importjava.sql.*;publicclassConexao{privateConnectioncon;/** Creates a new instance of Conexao */publicvoidConexao(){try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");con=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://192.168.x.x/meubanco","usuario","");}catch(Exceptione){System.out.println("Falha na Conexão !!!");e.printStackTrace();}}publicConnectiongetConexao(){returncon;}publicvoidfechar(ResultSetrs){if(rs!=null){try{rs.close();}catch(Exceptione){}}}publicvoidfechar(java.sql.Statementstmt){if(stmt!=null){try{stmt.close();}catch(Exceptione){}}}publicvoidfecharConexao(){if(con!=null){try{con.close();}catch(Exceptione){}}}}
----------------------
No seu caso você criou uma conta anonima no MySQL... na instalação...
utilize os commandos para adicionar usuários e senhas...
tente utilizar o MySQLAdministrator...
Nao esqueça de criar o usuario root e + um usuario para o banco em questao... No codigo de conexao deve-se digitar usuario e senha... OK!
Ohhh certinho kra...Depois de postado aqui tentei essa opção, de criar um usuário e uma senha, daih consegui a conexão. Agradeço pela força lanrel.