Java na WEB

E aí galera, blz?

Po, eu estudei um pouquinho de java, fiz uma aplicaçãozinho usando Oracle e agora queria jogar isso na WEB. Comecei a olhar Servlets e JSP. Mas vi um sistema q tem aqui na empresa e notei q as páginas .jsp não tem quase código nenhum, diferentemente dos tutoriais que já vi… Po, o que pode ser isso? O q devo estudar se quiser fazer sistemas WEB ou até mesmo sites dinâmicos com JAVA?

Obrigado!

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=11960

Eu já li essa apostila. blz… Mas ela não tirou minha dúvida… Nela o Código JSP fica tudo dentro da página .jsp. Aí fica igual a php (linguagem com q trabalho) e assim não vejo diferença entre as duas…

Ter muito código ou ter pouco código, vai depender da sua aplicação.
Como vc acessou o fonte destes jsp da sua empresa ?
Vc precisa estudar Jsp amigo.

A idéia que o sistema da sua empresa implementa tem nome que é MVC. O príncipio é dividir uma aplicação em 3 camadas distintas que cuidam cada uma de uma parte da aplicação.
A camada de visão (V) é responsável pela entrada de dados, bem como pela forma como a informação vai ser mostrada para o usuário. Esta parte é feita pelos JSPs, que devem embutir em si um código simples o bastante para mostrar as informações para o usuário. Muitas vezes, o povo costuma criar taglibs próprias que encapsulam dentro de si várias lógicas de apresentação (muitas vezes até mesmo de negócio :stuck_out_tongue: ), tornando o código “menos” ruim do que seria se isso fosse feito à la PHP.
A camada de controle © é responsável pelo controle de navegação, logging, delegação de chamadas para as regras de negócio adequadas, invocação da view mais adequada para uma determinada resposta, entre outras coisas. Quem cuida disso são os servlets.
Já a camada de modelo (M) é responsável por encapsular suas regras de negócio, que podem estar dentro de simples classes Java (que chamamos normalmente de POJOs) ou mesmo em EJBs :stuck_out_tongue: .

[quote=“Guerreiro”]Ter muito código ou ter pouco código, vai depender da sua aplicação.
Como vc acessou o fonte destes jsp da sua empresa ?
Vc precisa estudar Jsp amigo.[/quote]

Po, tem aqui livre pra acessar o código. Vi vários .java tbm… Fiquei meio enrolado… Mas acho q o Daniel desvendou meu mistério…

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]A idéia que o sistema da sua empresa implementa tem nome que é MVC. O príncipio é dividir uma aplicação em 3 camadas distintas que cuidam cada uma de uma parte da aplicação.
A camada de visão (V) é responsável pela entrada de dados, bem como pela forma como a informação vai ser mostrada para o usuário. Esta parte é feita pelos JSPs, que devem embutir em si um código simples o bastante para mostrar as informações para o usuário. Muitas vezes, o povo costuma criar taglibs próprias que encapsulam dentro de si várias lógicas de apresentação (muitas vezes até mesmo de negócio :stuck_out_tongue: ), tornando o código “menos” ruim do que seria se isso fosse feito à la PHP.
A camada de controle © é responsável pelo controle de navegação, logging, delegação de chamadas para as regras de negócio adequadas, invocação da view mais adequada para uma determinada resposta, entre outras coisas. Quem cuida disso são os servlets.
Já a camada de modelo (M) é responsável por encapsular suas regras de negócio, que podem estar dentro de simples classes Java (que chamamos normalmente de POJOs) ou mesmo em EJBs :stuck_out_tongue: .[/quote]

É, acho q é isso mesmo!!! Putz! Acho q me encontrei! Po, vou estudar um pouco mais de JSP agora… Eu já tinha estudado e fiz um cadastro usando arquivo.txt… Mas como tinha essa minha dúvida, pensei q tinha algo errado…

Valew mesmo!!

Aproveitando o tópico, digam se isso q fiz em jsp é correto:

<%@ page import=“java.io.*”%>
<html>
<head>
<title>Ler do Arquivo</title>
</head>

<h1>Dados do Arquivo - JSP</h1> <% FileReader ler = new FileReader("bandas.txt"); BufferedReader leitor = new BufferedReader(ler); String linha = null; int a=0; while((linha = leitor.readLine())!=null) { if(a==0) { out.println("Nome:" + linha); a=1; } else { out.println("Cargo:" + linha); a=0; } } leitor.close(); ler.close(); %> </html>

Tá funcionando redondinho!