Sou iniciante em Java e gostaria de saber como usar o Java para a Web.
Será que vou precisar usar alguma linguagem para visualizar as classes Java na Web?
Muda alguma coisa da programação Java quando ela é para Web e não uma aplicação Java?
Sou iniciante em Java e gostaria de saber como usar o Java para a Web.
Será que vou precisar usar alguma linguagem para visualizar as classes Java na Web?
Muda alguma coisa da programação Java quando ela é para Web e não uma aplicação Java?
Oi,
a tecnologia mais popular para colocoar java em páginas HTML é o Java Server Pages(JSP), mas há muitas outras maneiras.
Você além de saber Java, vai precisar aprender a sintaxe do JSP e dominar um pouco de Servlet Container( o servidor de internet que roda Java e JSP).
Pode começar baixando o Servlet Container Tomcat em: http://jakarta.apache.org/tomcat
Nele há alguns exemplos básicos mas, o melhor seria comprar um livro ou olhar os tutorias na net. Aliás este é um dos tutorias q esta faltando aqui no PJ. Se alguém estiver interessado em fazer é só mandar um mail ou postar aqui no fórum.
Sou iniciante em JAva tb, mas acho que posso te ajudar quanto a isso:
Exitem três formas macro de se trabalhar na Web:
Vc pode fazer applets, que são que programas em Java que rodam no browser (parecido com a forma que o Flash roda no browser…) , bem parecidos com programas que vc desenvolve para desktops, com pequenas diferenças de sintaxe e restrição quanto ao acesso a dados ()…
Outra forma de se programar para web é através de ServLets - que como o nome já dá a idéia que o processamento é feito do lado do servidor, como CGI, etc… porém com melhor performance e otimização de recursos. Ambos tem que rodar em um servidor web, um “container web” que implementa outros serviços, como o TomCat, por exemplo. A forma de programar é um pouco parecida, a sintaxe continua a mesma, porém as classes, a forma que vc tem que programar é diferente.