Sou iniciante em Java e gostaria de saber como usar o Java para a Web.
Será que vou precisar usar alguma linguagem para visualizar as classes Java na Web?
Muda alguma coisa da programação Java quando ela é para Web e não uma aplicação Java?
Sou iniciante em Java e gostaria de saber como usar o Java para a Web.
Será que vou precisar usar alguma linguagem para visualizar as classes Java na Web?
Muda alguma coisa da programação Java quando ela é para Web e não uma aplicação Java?
Oi,
a tecnologia mais popular para colocoar java em páginas HTML é o Java Server Pages(JSP), mas há muitas outras maneiras.
Você além de saber Java, vai precisar aprender a sintaxe do JSP e dominar um pouco de Servlet Container( o servidor de internet que roda Java e JSP).
Pode começar baixando o Servlet Container Tomcat em: http://jakarta.apache.org/tomcat
Nele há alguns exemplos básicos mas, o melhor seria comprar um livro ou olhar os tutorias na net. Aliás este é um dos tutorias q esta faltando aqui no PJ. Se alguém estiver interessado em fazer é só mandar um mail ou postar aqui no fórum.
Sou iniciante em JAva tb, mas acho que posso te ajudar quanto a isso:
Exitem três formas macro de se trabalhar na Web:
Vc pode fazer applets, que são que programas em Java que rodam no browser (parecido com a forma que o Flash roda no browser…) , bem parecidos com programas que vc desenvolve para desktops, com pequenas diferenças de sintaxe e restrição quanto ao acesso a dados ()…
Outra forma de se programar para web é através de ServLets - que como o nome já dá a idéia que o processamento é feito do lado do servidor, como CGI, etc… porém com melhor performance e otimização de recursos. Ambos tem que rodar em um servidor web, um “container web” que implementa outros serviços, como o TomCat, por exemplo. A forma de programar é um pouco parecida, a sintaxe continua a mesma, porém as classes, a forma que vc tem que programar é diferente.
Se vc já programou em PHP, seria o mesmo que montar a página inteiramente com PHP.
A terceira forma (que eu conheço…) seria via JSP, onde vc trabalha com tags (como as tags HTML, CSS). Existe uma biblioteca básica de tags que geralmente vem implementados no container web que vc está utilizando. Esta forma seria parecida com a inserção de ASP e PHP num código HTML, porém com mais funcionalidades…
Existem tb os servidores de aplicação J2EE, que rodam na web, com os famosos EJB`s … mas isso já é outro assunto (essa foi só pra dar água na boca).
Eu não sei um link legal sobre isso, mas acho que é só buscar algo sobre isso (servlet, jsp) .
Falou,
Fábio.
Pessoal,
Em breve o Jeveaux irá disponibilizar dois tutoriais desenvolvidos por ele no PJ um de Servlets e outro de JSP!
Até mais
Pessoal eu tô apanhando para paks e não consigo colocar minhas páginas jsp para visualizar meu servlet e as classes que elas importam e usam, ou seja, os beans, isso faz parte da configuração do tomcat?
Como faço para configurar meu tomcat a fim de que possam reconhecer os diretórios que estou criando?
Valeu!