Galera, uso java para desenvolver algumas aplicações aqui do trampo e gosto muito de usar esta Tecnologia, so que assim um professor meu disse que java nao foi feito para aplicações muito robustas como grandes como ERPs e por ai vai, como sabemos java foi desenvolvido ser implantados em pequenos dispositivos como aparelhos de controle remoto, microndas e assim vai…
Hj para se rodar java e necessario ter uma super maquina, ou seja exige que o usuario atualize seu hardware…isso nao complica um pouco?
A questao é, java e ou nao a linguagem perfeita para qualquer tipo de aplicação, ou e uma linguagem que foi turbinada e hj esta muito sobrecarregada?
desculpe se estou falando alguma besteira mas e que quando o professor citou isso fiquei com um pouco de duvida…
[quote=rodolfogs8]Galera, uso java para desenvolver algumas aplicações aqui do trampo e gosto muito de usar esta Tecnologia, so que assim um professor meu disse que java nao foi feito para aplicações muito robustas como grandes como ERPs e por ai vai, como sabemos java foi desenvolvido ser implantados em pequenos dispositivos como aparelhos de controle remoto, microndas e assim vai…
Hj para se rodar java e necessario ter uma super maquina, ou seja exige que o usuario atualize seu hardware…isso nao complica um pouco?
A questao é, java e ou nao a linguagem perfeita para qualquer tipo de aplicação, ou e uma linguagem que foi turbinada e hj esta muito sobrecarregada?
desculpe se estou falando alguma besteira mas e que quando o professor citou isso fiquei com um pouco de duvida…
obrigado galera do GUJ…[/quote]
Java é Cobol, mas não é Fortran, nem C nem Assembler. Entendeu?
Você pode viver sua vida confortavelmente só com Java - pergunte isso para qualquer desenvolvedor de aplicações bancárias ou comerciais com IBM WebSphere ou Sun Java System Application Server.
De fato Java vem incorporado nos DVD players que são compatíveis com BluRay, e muito provavelmente no seu celular (se não for diretamente, talvez no SIM GSM chip). Mas nunca vi Java em um forno de microondas, nem em um “set-top box” … Acho que ele está um pouco desatualizado.
Depende - acho que ele roda no seu celular, não? Mas de fato uma aplicação Java costuma gastar mais recursos que uma aplicação nativa (C++, Delphi) equivalente.
Quanto ao comentário do seu professor, acredito que ele esteja um pouco desatualizado sobre a tecnologia java, ou derrepente ele não soube explicar o ponto de vista dele.
Na minha opinião não existe linguagem perfeita para qualquer tipo de aplicação.
É claro que java é hoje a linguagem que oferece o maior numero de soluções, mas é claro que alguns problemas podem ser melhor resolvidos com C ou Cobol
Quanto esse ponto de Java em dispositivos como microondas, controle remotos e outros dispositivos senão me falha a memória em 98/99 surgiu uma tecnologia chamada JINI se não me engano que tinha como objetivo de integrar qualquer dispositivo utilizando java, para ser utilizado no projeto da casa do futuro, onde vc poderia controlar qualquer ponto(dispositivo) da sua casa via computador.
Mas não sei que fim teve esse projeto. Talvez seja a isso que seu professor tenha se referido, mas essa era apenas uma das linhas de pesquisa Java na época.
Para finalizar, quanto aos sistemas robustos feitos em Java, bom digamos que ERP temos o Compiere
Aplicações de home baking do BB e do HSBC
Existem muitos projetos espalhados pelo Brasil de empresa de Médio e Grande porte para substituição ou integração de sistemas legados por sistemas Java
Essa história do super PC o que é um super PC?
Aplicações J2EE rodam bem em qualquer máquina classificada como servidor de aplicações e não em micros chingling montados no paraguai
aplicações Swing rodam bem em micros com pelo menos 512 mb de memória, desde que o mesmo não tenha 1000 programinhas inúteis na memória
por um acaso esse kra ta tentando empurra rpa vcs um VB, .NET ou algum alguma coisa cujo foi criada pela Microsoft???
geralmente quando o kra fala uma coisa dessas ou ele esta bem desatualizado, ou ele é um desses fanaticos por microsoft…
só pra constar, eu to num pc com processador de 2 giga e ram de 736 que acabei de olhar aqui… ele ta rodando numa boa…
no otro pc aki do lado, uma carroça por sinal, processador de 1.2 giga e 128 de ram, eu instalei o windows xp, jdk+jrk, tirei certos serviços inuteis da inicialização pra fica mais rapido e acredite se quiser…não ta lento… claro q não ta a mesma coisa mais…ta até q usavel…windows xp service pack 2 em um pc de 128 de ram…
liga não ta…eu tb faço facul e ja ouvi certas perolas que são horriveis…geralmente em universidades tem profissionais mto bons, e um ou outro paguá achando q ta dando aula…
Quando o Java estava apenas em projeto (e por sinal se chamava Oak) teve a idéia de projeta-lo somente para dispositivos eletronicos como microondas, televisores, etc, porém essa idéia não vingou por n fatores, Java era uma tecnologia que nasceu morta, mas num salto ela foi aproveitada e teve seu foco alterado e chegou onde está hoje.
Temos sim grandes ERP´s em Java, para ter uma idéia, toda a aplicação de back-end da corretora Suporbroker (mesa de ações do Santander) e a parte Web para seus clientes é feito em Java, grande parte dos sistemas internos do Santander e Banespa são também em Java, isso só para citar alguns, até a Nasa pensa em abandonar ADA e portar tudo para Java.
Quando ao seu hardware a JVM evolui muito mais ainda sofre com programadores que conhecem pouco a linguagem e produzem código esquizofrênico que com certeza atrapalha todo o processo de otimização que a JVM tem. Já vi em exemplos códigos em C mais lentos que Java e o contrário também é válido. Nessa parte depende muito do desenvolvedor.
Primeiramente não ha linguagem perfeita, se fosse assim não haveria o porque de lançar novas versões como java 1.2, 1.4, 5.0, 6.0.
Nas primeiras versões do java ele realmente era lento e utilizava muita memoria (para os computadores daquela epoca), mas com o tempo e com a evolução dos pcs esses problemas diminuiram muito a ponto de alguns casos voce nao perceber a diferença de um sistema em java ou em outra linguagem. Hoje voce necessita de uma maquina boa para rodar plataformas de desenvolvimento como netBeans e Eclise que essas sim consomem muita memoria porque a cada versão agregam mais funcionalidades e ferramentas para auxiliar o desenvolvimento.
Sinceramente, não aceite tudo que uma pessoa fala sempre questione.
Das áreas mais utilizadas, só há uma em que o Java não é muito performático e usa muuuita memória: aplicações desktop, ou mais especificamente, swing. Mas se comparar com uma inteface feita em .Net, a diferença é muito pequena. Ou seja, o .Net parece com o java nesse ponto (pelo menos essa foi a minha impressão quando rodei uma interface em .Net).
Quanto ao resto, ahahahah, o java é lento sim!!! Aliás muuuuito lento!!! O java é tão lento, que esses dias fiz um código de testes que inseriu cem mil registros em um banco de dados feito em java que demorou 1,3 segundos para ser executado!!! ahahahahahah!!! O java é muito lento!!! (para quem não entendeu, isso foi ironia)
Ah, o bando de dados usado foi o H2. Muito bom mesmo.
Acho que depende do que vc vai fazer tb, na ultima empresa que eu trabalhei tinha um baiano la que pra um projetinho meia boca queria usar a mais avancada tecnologia possivel.
Acho que isso eh um dos papeis do analista de sistemas avaliar direito que tipo de tecnologia usar eh desnecessario vc ter um controle remoto com 3000 opcoes se vc so aperta o on/off pra ligar a desligar a sua tv.
Tem coisas que o java eh otimo, tem coisas que um shell script nojento resolve em dois minutos, tudo depende do que vc quer fazer.
O que sei é que para aplicações desktop fica um pouco mais lento porque a JVM usa funções do SO para criar as telas (me corrijam se eu estiver errado), mas para aplicações web, não existe problema de ficar lento.
Mas assim, em relação a performance, não acredito que máquinas fracas não consigam rodar uma aplicação java…a não ser que seja um 386 com DOS…rs…