Salve salve rodolfo, bom vamos por partes
Quanto ao comentário do seu professor, acredito que ele esteja um pouco desatualizado sobre a tecnologia java, ou derrepente ele não soube explicar o ponto de vista dele.
Na minha opinião não existe linguagem perfeita para qualquer tipo de aplicação.
É claro que java é hoje a linguagem que oferece o maior numero de soluções, mas é claro que alguns problemas podem ser melhor resolvidos com C ou Cobol
Quanto esse ponto de Java em dispositivos como microondas, controle remotos e outros dispositivos senão me falha a memória em 98/99 surgiu uma tecnologia chamada JINI se não me engano que tinha como objetivo de integrar qualquer dispositivo utilizando java, para ser utilizado no projeto da casa do futuro, onde vc poderia controlar qualquer ponto(dispositivo) da sua casa via computador.
Mas não sei que fim teve esse projeto. Talvez seja a isso que seu professor tenha se referido, mas essa era apenas uma das linhas de pesquisa Java na época.
Para finalizar, quanto aos sistemas robustos feitos em Java, bom digamos que ERP temos o Compiere
Aplicações de home baking do BB e do HSBC
Existem muitos projetos espalhados pelo Brasil de empresa de Médio e Grande porte para substituição ou integração de sistemas legados por sistemas Java
Essa história do super PC o que é um super PC?
Aplicações J2EE rodam bem em qualquer máquina classificada como servidor de aplicações e não em micros chingling montados no paraguai
aplicações Swing rodam bem em micros com pelo menos 512 mb de memória, desde que o mesmo não tenha 1000 programinhas inúteis na memória