Java, Netbeans, FireBird, Licenciamento, Aplicação Corporativa

Olá. Estou com um projeto de desenvolver uma aplicação Desktop(consultório médico) em Java com a IDE Netbeans, Banco de Dados Firebird para distribuir de forma gratuita, porém não open source. E me surgiram algumas dúvidas:

• O Fato de ser uma aplicação para consultório médico(cadastro de funcionários, pacientes, controle de prontuário, etc) classifica esta aplicação como corporativa? Caso a resposta seja sim, a linguagem java, a IDE Netbeans e o Banco de dados FireBird, necessita obter alguma licença para eu distribuir minha aplicação?

• Quando desenvolvo uma aplicação com a linguagem Java e utilizo o Netbeans, necessito obter alguma licença para distribuir o meu aplicativo?

• Meu programa precisa ser software / opensource para eu poder distribui-lo na linguagem java, utilizando o firebird como banco de dados?

• Preciso ter registro em alguma entidade (governou ou internacional) para distribuir um programa em java que criei?

Grato pela atenção, Aguardo retorno.

Todas as respostas você encontra nas respectivas licenças que concorda quando instala o JDK, Netbeans e firebird (seria melhor gravar em arquivo texto duma vez, enfim).