Boas pessoal,
Alguem aqui tem uma ideia de como programar java dentro de um as/400 ?
normalmente a gente usa como sistema operativo o Windows, solaris…
mas preciso saber como iniciar a programação num ambiente iseries.
Alguem tem uma ideia ou ja fez isso antes ?
antenção, nao quero programar para aceder ao banco de dados do as/400 mas sim user as ferramantas do as/400 para criar apps.
Obrigado desde ja !
Cara, esses tempos atrás tive que fazer um cliente RMI rodar dentro do AS400. Então, através de uma CL, fizemos a chamada a este programa, que por sua vez fazia as chamadas remotas em outro servidor.
Saiba que lá dentro roda a JVM da IBM. Faça o seguinte, entre no terminar(argh!!) e digite qsh. Ele vai te passar para uma partição unix que tem nele. Daí vc trabalha como se tivesse no Unix/Linux shell. No meu caso, desenvolvi os programas fora dele (NetBeans, ninguém merece o editor do AS400) e pelo ISeries Navigator passei meu jar para lá.
Bom, espero que ajude. Qualquer coisa, posta aí…
A Paz!!
Boas,
dava para voce ser mais especifico se puder .
Eu tenho um user para o AS/400 e percebo de java mas nao percebo nada de as/400 .
queria um exemplo basico de uma appp simples para eu ir desenvolvendo, o problema é que eu nem sei aonde começar ,
aqui no as/400 é tudo com comando e sem ambiente gráfico e eu preciso fazer uma tarefa aqui dentro.
Eu sei como consultar as base de dados do AS/400 e tirar informação de la porque ja fiz isso. agora o problema é programar java la dentro. ele com certeza nao roda o netbeans. heheh
Obrigado
Escreva um programa simples (.java) e coloque no iSeries Navigator. Pode ser no caminho: Root -> QIBM -> ProdData -> Java400.
Após copiar para lá, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Compile Java File. Será gerado o arquivo compilado (.class).
Nesse arquivo gerado você pode clicar com o botão direito e selecionar Associated Java Program -> Run para executar o programa.
Existe também a opção de executá-lo pela tela verde.
Veja se consegue. Qualquer coisa me escreve: joaocsc@gmail.com
Abraço.
OK, fico grato pela sua atenção,
Fiz o que voce sugeriu e conssegui compilar e gerar o ficheiro .class,
mas para uma aplicação simples é facil , eu tentei compilar e correr uma class que tem abre uma janelinha (JFrame )e ele ta me dando erros. o que tenho que fazer para ele correr app com componentes swing ?
Obrigado desde ja !
Luis,
Conseguimos executar programas com qualquer complexidade no iSeries. Porém o iSeries é um servidor e como tal não conseguimos executar nele componentes gráficos (swing, por exemplo) porque foram elaborados para rodar em clientes e não em servidor.
Att.,
João Carlos.
OK, percebi
vamos supor entao que eu queira dentro do as/400 correr um app que retira dados da base de dados e que os mande para um reporte(Ireport), como poderei criar esta funcionalidade. terei de importar os .jar files do ireport para dentro do as/400 ?
Outra questão meu amigo,
Tentei criar uma class simples que vai a base de dados e tras um dado mas, ele deu me um erro :
java.lang.ClassNotFoundException: com/ibm/as400/access/AS400JDBCDriver
Acho que o problema esta relacionado com a falta de drivers da base de dados no sistema.
Como possso resolver isso ? terei de configurar o driver .jar no classpath do sistema ?
como fazer isso ?
Obrigado !
Olá pessoal, existe uma forma de desenvolver app Java (tb Delphi, ASP, VB, .NET ou PHP) no AS/400 via Windows atraves de um conector nativo chamado easycom. Temos bastante experiencia neste tipo de desenvolvimento caso precisem de mais informações.
Samuel
(21) 8112-8676
Ola,
Acho que começar pelo navigator tb é uma boa opção para quem começa a desenvolver app no as/400.
O meu problema agora nao são as formas em como podemos fazer chegar as classes no as/400( Pois ja encontrei uma que satisfaça ), o problema é de facto saber as restrições que o java tem no as/400.
POr exemplo pelo que me parece nao se pode ter componentes Swing ? Certo ? nao consigo usar o metodo scanner para que o user introduza uma varialvel para aliementar o programa , enfim …
eu tenho as minhas classes no meu ambiente windows e posso coloca-las no as/400 a vontade pelo navigator, mas o problema é que muitas coisas nao funcionam.
Gostaria ja agora de solicitar a alguem que tenha uma referencia de algum Book que explique como o java funciona no as/400.
Obrigado pela dica Samuel400