Java no Html "Jstl"?

Blza Pessoal!

Estou comçando a estudar o java para web “J2EE”, porem estou com a seguinte duvida:

O código se dividia da seguinte forma

HTML --> JSP --> Java, porem não quero que na minha pagina html e jsp tenha código java, li alguns artigos falando do jstl para o código ficar mais organizado.

teria alguma outra ferramenta alem do Jstl em que as minha paginas posam ficar bem mais legivel, como funciona? vcs teriam algum material?

pessoal, muito obrigado se falei algo errado me corrijam pois estou aprendendo!

a so mais uma coisa

o que strut? para que ele serve? o que ganho utilizando -o?
e qual a diferença do strut para jsf?
utilizo o NetBeans

eu poderia criar minha pagina em um editor e depoi importar para o netBeans?

Valeu mesmo galera!

Oi Alvyson.
Você pode sim usar jstl na sua jsp para não precisar usar código java(Scriplet) na sua página. Eu particulamente uso somente jstl+struts para modelar minhas jsp.
O Struts é um frameWork MVC(Model View Controller) Quer permite que você separa sua aplicação em três camadas.

Abraço.

Ola,

Eu uso Servlet como controler e JSP como viwer.

Como voce disse, tenha as classes Vo e DAO. Depois no servlet voce carrega a sessao com o resultado da pesquisa no BD e redireciona para a pagina JSP que fica com o cargo de somente montar o html.

No JSP voce acessa os dados usando JSTL/EL como ${variavel} é substituido pelo conteudo da variavel.

Se voce tiver um HashMap, ou um objeto que referencia outros objetos, pode usar ${objeto.variavel}

T+