JAVA no mercado atual

O que acham do JAVA no mercado atual?

Eu praticamente tenho muito interesse em me profissionalizar nessa linguagem por mais que exista alguns preconceitos de muitas pessoas que na maioria das vezes não sabem o que estão falando.

Vale a pena focar nessa linguagem? Admiro muito o JAVA por sua compatibilidade com diversas tecnologias(WORA). Inclusive quero aperfeiçoar por ser a linguagem nativa em desenvolvimento Android que é muito phoda por sinal.

Bom, eu falo por mim…
O java ainda é muito utilizado, apesar de que eu acho que daqui uns anos as linguagens web vão dominar, pela facilidade do usuário em acessar tudo online, não precisar guardar nada na máquina local, etc.
Muitas empresas trabalham com java para vender sistemas, vale a pena investir sim, mas não só nesta linguagem. Invista também em linguagens web e foque no que você mais gosta (desenvolvimento de sistemas, jogos, etc).
Um abraço

Ainda tem a questão do android, que está em alta. Então compensa sim, mas como eu disse, não foque só em uma linguagem, estude outras também!!!

1 curtida

@marcos480 Só uma observação: Dá para desenvolver web com Java também.

@Lucas_Camara não sabia… achei que só era possível utilizando javascript e afins… mas é uma notícia boa rsrsrs

Da pra desenvolver e muito por sinal pra web hehe

2 curtidas

Sou desenvolvedor web, já programo em linguagens como JavaScript, PHP, MySQl além de css e html, jquery, etc… Até agora só mexo com web e estou estudando e aperfeiçoando meu JAVA por gostar da linguagem e também num futuro próximo desenvolver os melhores apps Android.

Concordo que temos que experimentar um pouco de cada para saber qual o melhor mas sempre vai ter aquela que nos identificamos mais e enquanto o mercado abraçar vamos querer focar nela.

Sobre Java pra web eu não entendo muito ainda, mas não é bom utilizar né? Por ser algo mais complexo de se desenvolver comparando com outras linguagens mais simples e práticas como o PHP talvez?

Cara o Java ainda é a maior linguagem utilizada para desenvolvimento você pode chegar isso no TIOBE

Se você ainda não esta no mercado trabalhando com programação, recomendo aprender Java. Depois que você estiver no mercado dai você pode abrir seus horizontes para outras linguagens como Ruby, Python e JavaScript

O mercado lá fora está usando muito linguagens puramente web, como Ruby, Python, NodeJS, PHP por ser muito mais leve, funcional e nada verbosa como o Java. Mas acredito que vai demorar chegar a ser tão forte assim aqui no Brasil. Google continua ainda numa briga feia com a Oracle, por causa do Java no Android. É muito provável que seja mudado a linguagem nativa para outra. (Dart, Swift, não sei). Então não se apegue muito ao java por esse motivo :slight_smile:

Porém como disseram aí em cima, Java ainda é a linguagem mais usada no mundo, e tem MUITO sistema rodando com ela. No Brasil também é muito forte Java e C#.

1 curtida

Só um adendo a resposta do Igor, o Google parou de usar o Java fornecido pela Oracle e passou a utilizar o openJDK que é o Java mantido pela comunidade e que a própria Oracle utiliza para atualizações do Java mantido por ela.

1 curtida

Na verdade a linguagem de desenvolvimento nativo do Android é C/C++.

What? Conte me mais sobre essa história? m/

Sobre os que estão descobrindo Java Web ou java EE agora, na realidade o desenvolvimento java pode ser mas simples do que php em diversos sentidos, o uso de anotações CDI e outras tecnologias faz do javaEE um ótimo padrão de trabalho para Web, com suas especificações torna a vida do dev muito mas facil, isso de que desenvolver com PHP é mas fácil, depende do sistema, o risco de tu comente um erro de estrutura com PHP é bem maior do que com Java, eu uso PHP diária no sistema da empresa em que trabalho. sobre isso dos gringos preferirem linguagem mas “simples”, é conversão do mercado, serviços rápidos, sistema que seja rápidos para fazer, tecnologias com OnRails,Django,MEAN entre outra são de simples aprendizagem e facilitam a vida do dev em muitos aspectos, a questão principal é que Java é para sistema que precisam de uma preocupação diferencial, em qualquer linguagem se consegui fazer tudo, mas a que trás a melhor solução em sua base para sistemas robusto na minha opnião, para mim é JAVA

O que o @pfk66 citou é conhecido como Android NDK.

Isso mesmo.

Pessoalmente, eu não focaria na linguagem Java se estivesse começando hoje porque a oracle parou de investir em Java EE e, no Android, acho que o google pode deixar de usar Java a qualquer momento.

Cara, não gosto de especulações, sei que o java não é a única linguagem de programação do mundo, mas creio que ela não vai morrer assim tão fácil, e quando morrer acho que não estarei aqui para ver rs.

geralmente não comentaria, mas me sentir no deve de faze-lo, oracle não desistiu do javaEE , javaEE 8 sai proximo ano, eu já lia as docs, está vindo com melhorias muito boas, java não depende de oracle ou de hotspot,e nunca vai depender, acho que falta aqui é um pouco de estudo mas aprofundado da arquitetura do Java , sugiro “Arquitetura de Software”, escrito pelo criador desse fórum, Paulo Silveira, e companhia, esse tipo de comentário é de uma qualidade muito rasa, sugiro que todos antes de fala isso, tenham em mente conceitos técnicos validos e não se limite… não sei o quanto qualquer um de nós entender de mercado, ou do que está sendo feito pelo mundo, mas o que existe é algo bem diferente do que alguns aqui pensam, ajuda, é isso que existe, tenho certeza que o google não vai deixa de produzir seus codigos java, assim como não deixará, go,js,python… e o que for!

1 curtida

Pra quem quer um caminho mais simples para web com Java, Spring Mvc com Spring Boot é uma boa opção. Soluções Oracle-Sun JEE seguindo especificação sempre estão atrás.

“Cometer erro” com estrutura de PHP (por exemplo) não é problema comum para quem é acostumado com linguagens dinâmicas, essa desvantagem é compensada por outras vantagens. Do mesmo jeito que a tipagem forte não é problema comum para quem está acostumado a trabalhar com C++, Java e C#. Já principalmente jovens que nasceram nessas linguagens dinâmicas, vêem com olhos tortos. Cada lado tem suas vantagens e desvantagens, mas Java realmente evoluiu pouco, C# apesar apesar de fortemente tipada em maior parte é muito mais simples de se trabalhar do que Java.

Sobre mercado não tem segredo, basta ficar de olho no que pede as vagas da sua região.

Já ouvi coisas do tipo: “Não existe mais programador bom em Java”.

Além de outras coisas como: “Java é muito difícil”, “Java é lento demais”, “Prefiro C#”…

E só me faz pensar que quem diz isso não sabe do que está falando, eu sei o quanto é bom o C# e o Java mas mesmo se não soubesse não desprezaria como alguns ignorantes vivem fazendo.

Existe muita arrogância nessa área, gente que ao invés de evoluir vive regredindo, temos que contribuir com a comunidade não esculacha-la, perguntei do mercado mas consciente de que é muito utilizada e quem diz que essa linguagem morreu ou está perto está muito enganado. Há muitos engenheiros trabalhando para melhora-la diariamente não é a toa que a IBM continua investindo.

Enfim, agradeço pela resposta de cada um serviu de algum modo cada opinião.

TKS!

2 curtidas