Java no shell

Olá pessoal !

A um tempo atrás eu trabalhei em uma empresa que utilizava sistemas desenvolvimentos para rodar em mainframe (IBM AS/400), eram aqueles sistemas que ficavam com a tela verde e as funções eram acessadas através das teclas de função (F1 … F12).
Uma das vantagens desses sistemas é que funcionavam até com linha discada, pois era trafegado apenas texto entre cliente/servidor.

Dai pergunto, é possível desenvolver programas assim com o java ?
Abaixo estou colocando um exemplo, neste caso está sendo utilizado um utilitário de configuração da interface de rede do AS/400 apenas para ilustrar o que mencionei acima.

imagem retirada de:http://www.itec.com.br/bit400/figuras/TCPIP2.gif

Certamente é possível, você não é obrigado a usar uma interface gráfica com janelas, botões, etc com Java.

De qualquer modo, pode-se desenvolver sistemas com interfaces gráficas melhores que trafegam só texto entre cliente/servidor também. Isso não é uma particularidade das aplicações construídas em “modo texto”.

Sim… O que eu acredito ser muito comum é transferir, ao invés de texto, array de bytes (aí é possível tratar tudo quanto é tipo de dado) ou algum fator mais arrojado de serializar objetos (podendo ser até mesmo o objeto em si).

Beleza então.

Muito obrigado.