tudo depende da sua maquina…eu nunca problemas com o vista…tenho performance e tudo mais…só que tenho 2 Giga de memória e processador Dual Core…
Não tente rodar em uma maquina com menos de 1 Giga…que vai ficar uma droga mesmo.
Meu Windows Vista e o Home Premiun
Use a versão do Java mais recente que puder instalar (6.0, ou então 5.0_12 ou mais recente). É que versões anteriores têm um problema se você tentar rodar um programa Swing sob a interface Aero (basicamente ela é desabilitada temporariamente enquanto o programa Java está sendo rodado, e uma mensagem é emitida pelo Windows avisando sobre isso. )
Se for possível, rode o Eclipse ou o NetBeans autorizando o uso como administrador (rode o programa como Administrador, clicando com o botão direito no ícone e escolhendo a opção adequada de iniciar o programa como administrador). É que se não fizer isso, a parte de depuração não vai funcionar direito (coisas do Windows Vista…) Entretanto, tente não desligar o User Account Control. É que se você fizer isso, algum problema pode não aparecer com você (que está com o User Account Control desligado) mas pode aparecer no seu cliente (que está com o User Account Control ligado), que pode ser difícil ou até impossível de resolver e pode exigir o redesenho de sua aplicação.
Note que se um applet necessitar de um arquivo (leitura ou escrita), ele não pode ler de qualquer diretório (se o Sun Java PlugIn estiver rodando no Internet Explorer. Se estiver rodando sob o Firefox não há essa limitação).