Java, o que devo estudar?!

Aew galera, sou estagiário em Java e possuo um conhecimento diria quanto que avançado de J2SE…
porem, possuo apenas conhecimento do mesmo!
gostaria de saber, para onde posso correr agora, qual seria um caminho legal de seguir nos estudos.
Sei que java é muito amplo e que existe diversos caminhos a seguir, mas gostaria de alguma opinião, Se puderem me contar qual foi a linha que seguiram, enfim, gostaria de umas ideias e ajuda para onde devo partir agora!

Se tiverem como indicar algum livro, apostila, video-aula… ficaria muito grato! Pois ficar pegando conteúdo picados, ta osso! =/

Tudo vai depender de seus objetivos. Você tem algo mais específico em mente?

Bom… eu resolvi me aprofundar na especificação Java EE (Java Web), aqui tenho alguns tutoriais se te interessar: http://javasemcafe.blogspot.com/

Bom, no comeco é dificil, pois sao muitos frameworks e muitos nomes… mas depois que vc comeca a pegar pra aprender, ve que nao passa de simples nomes… e que nao eh tanta coisa assim quanto parece…

Recomendo dar uma lida e saber o que é sobre JDBC, Hibernate, JPA, JSP, JSF, JSTL, Servlet, EJB, Spring, Tomcat, Glassfish (ou JBoss)…
Depois pra pegar o jeito mesmo, desenvolver sisteminhas simples
usando:

  1. JDBC, JSP, JSTL, Servlet, Tomcat
  2. Hibernate, JSP, JSTL, Servlet, Tomcat
  3. Hibernate, Spring, JSF, Tomcat
  4. Hibernate, EJB, JSF, Glassfish

mas vai com calma… cada projeto desse, demora…
1 semana pra ler e entender pelo menos o que faz cada coisa
2 semanas pra criar o primeiro projetinho
1 semana pra passar pra Hibernate o projeto realizado

Depois pra aprender Spring, EJB, demora mais tempo, depende da sua velocidade de aprendizado…

Bom isso, foi o que pensei agora, e rapidamente pra escrever o post, nao vi isso em nenhum lugar nem usei essa metodologia…
Mas acredito que vai mais ou menos por ai…

aprender profundamente JPA, Spring, EJB… isso acredito que aprende apenas estudando os livros “in action” (é uma serie de livros) e trabalhando com isso diariamente…

Legal, finalmente alguém que sai do modismo!! :lol: :lol:

apferreira:

Cara, pra falar a verdade, to como estagiário na empresa e o Pleno que tinha aqui para me ensinar saiu, sou o único cara de java na empresa! Oo’
ainda não sei bem o que vou precisar para tacar os projetos adiante, por isso queria me “adiantar” estudando algumas coisas.
vlw!

andii.brunetta :

vou dar uma olhada nesse material!
Obrigado.

igor_ks:

Caraca, vlw a força aew! Deu pra dar uma clareada de como ir adiante!
eram tantos nomes, ateh entender o que cada coisa fazia, ateh entender a ordem de aprendizado… é muito tempo “perdido”.
Vou partir pro JDBC, JSP, JSTL, Servlet e Tomcat …
Acho que ja tenho bastante coisa pra estudar por um tempo! hehehe
Vlw mesmo :wink:

Dynkatsunagi,
Se você for estudar tudo o que tem para ser estudado você fai ficar louco.
O melhor seria definir um foco e seguir naquilo.
De qualquer forma, há alguma coisa que não muda em todas as vertentes do Java: os princípios de orientação à objetos e os princípios básicos da linguagem.
Se eu fosse você, uma vez que você não sabe extamente com o que vai lidar, eu me dedicaria nestes pontos.
Você pode fazer o download de algumas apostilas muito boas sobre oo e Java:
http://www.caelum.com.br/apostilas/
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java
Bons estudos!

ficar louco com este tanto de frameworks que existe em java é normal! RS

estou no mercado de java ee, a 7 meses. Este periodo de confusao e desespero dura ate o momento que vc passa a entender pra que serve cada coisa, entao nao desespere tanto e siga em frente xD

seguir as apostilas que o apferreira passou tb é otimo, até pra saber o que relaciona com o que, e qual substitui qual

apferreira,
Vlw pela dica, pode ter certeza que irei ler estas apostilas…
e eh verdade… to loko com tanta informação! fico perdido… leio um pouco de JSf, duas paginas de Hibernate, 2 paragrafos de Jboss, uma linha de JSTL… e no fim… nao estudo nada por não saber a ordem e o que estudar!
hahahah
mas vou com calma!
se nao… como o igor_ks disse, fica louco mesmo!

hehehehehee…
Então, o negócio é começar pelo básico do básico e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos.
Dominando bem a base, o resto fica bem mais fácil!
té+

Estude a apostila FJ-21 da CAELUM. :smiley:

no meu blog tem alguma coisa de que pode ti ajudar www.camilolopes.com.br bom pra onde ir, é vc que decide, com base nos seus objetivos. JEE seria o ideal, mas se vc nao curtir e gostar mais JSE eu diria, fica com JSE. Pois é o que você gosta e ti dá mais prazer. Agora, se vc pergunta como tá o mercado eu diria JEE ti dará mais oportunidades que JSE.
então é com você :).