Java, o que devo estudar?!

Aew galera, sou estagiário em Java e possuo um conhecimento diria quanto que avançado de J2SE…
porem, possuo apenas conhecimento do mesmo!
gostaria de saber, para onde posso correr agora, qual seria um caminho legal de seguir nos estudos.
Sei que java é muito amplo e que existe diversos caminhos a seguir, mas gostaria de alguma opinião, Se puderem me contar qual foi a linha que seguiram, enfim, gostaria de umas ideias e ajuda para onde devo partir agora!

Se tiverem como indicar algum livro, apostila, video-aula… ficaria muito grato! Pois ficar pegando conteúdo picados, ta osso! =/

Tudo vai depender de seus objetivos. Você tem algo mais específico em mente?

Bom… eu resolvi me aprofundar na especificação Java EE (Java Web), aqui tenho alguns tutoriais se te interessar: http://javasemcafe.blogspot.com/

Bom, no comeco é dificil, pois sao muitos frameworks e muitos nomes… mas depois que vc comeca a pegar pra aprender, ve que nao passa de simples nomes… e que nao eh tanta coisa assim quanto parece…

Recomendo dar uma lida e saber o que é sobre JDBC, Hibernate, JPA, JSP, JSF, JSTL, Servlet, EJB, Spring, Tomcat, Glassfish (ou JBoss)…
Depois pra pegar o jeito mesmo, desenvolver sisteminhas simples
usando:

  1. JDBC, JSP, JSTL, Servlet, Tomcat
  2. Hibernate, JSP, JSTL, Servlet, Tomcat
  3. Hibernate, Spring, JSF, Tomcat
  4. Hibernate, EJB, JSF, Glassfish

mas vai com calma… cada projeto desse, demora…
1 semana pra ler e entender pelo menos o que faz cada coisa
2 semanas pra criar o primeiro projetinho
1 semana pra passar pra Hibernate o projeto realizado

Depois pra aprender Spring, EJB, demora mais tempo, depende da sua velocidade de aprendizado…

Bom isso, foi o que pensei agora, e rapidamente pra escrever o post, nao vi isso em nenhum lugar nem usei essa metodologia…
Mas acredito que vai mais ou menos por ai…