Java OCR

Boa noite estou a fazer um projeto em que tenho de desenvolver numa linguagem preferencialmente java uma aplicação que de uma fotografia tem que tirar os dígitos da matricula (placa) da viatura e ver se esta na base de dados pelo que andei a pesquisar existe um api e um sdk de OCR (Optical Character Recognition) que é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem,
Alguém me pode dar umas dicas de como poderei fazer isso e por onde começar
Obrigado desde já.

Perguntei isso a uns dias atras, POREM EU CONSEGUI ALGO!!

super ultra mega simples, porem… só funcionou na teoria, no documento diz para eu colocar os jars em determinados locais, segui tudo certinho porem nao ajudou muito, ele nao acha os jars em determinados locais.

Bom, agora estou no serviço, te envio depois algo que consegui, assim voce pode me ajudar também depois caso voce consiga resolver.

alguem pode dar uma ajuda no codigo?? abraços

http://www.4shared.com/rar/f_EQNvgL/java_placas.html
http://www.4shared.com/zip/izN1Vljh/placas.html

O que você está pedindo não tem absolutamente nada de trivial. O que você vai precisar para começar é estudar visão computacional, e bibliotecas como a Javacv.

A dificuldade vai variar de acordo com a qualidade das fotos, variação da iluminação, números de veículos numa mesma foto, e o quão inclinados eles podem aparecer na imagem.

Separar o que é placa do que não é pode ser um trabalho mais árduo do que simplesmente usar o OCR depois.

oi pessoal, estou a pensar usar o openCV para descobrir onde esta a placa na imagem inteira com o carro, acham que dá?
depois como só teria o quadradinho da placa passava um ocr e tirava os caracteres

abraços e obrigado

O OpenCV tem uma coisa pronta para achar uma face em uma imagem (e é por isso que várias máquinas fotográficas têm esse recurso :slight_smile: ) mas para achar algo aparentemente mais bobo, que é uma placa de carro, você precisa estudar detalhamente a API e a teoria subjacente

Eu orientei alguns alunos que usaram algorítmos genéticos para resolver esse problema. Funcionou relativamente bem, já que esse é um exemplo de busca não linear.

que tipo de algoritmo? consegue me dar uma dica de como poderia fazer tenho batalhado nisto mas no nosso curso a programação não é muito forte a não se encontra muita coisa a este respeito

abraços

Do tipo genético. :slight_smile:
http://www.obitko.com/tutorials/genetic-algorithms/portuguese/