Java OpenSource?

E ai pessoal, tudo bem?

Então… estou vendo a resistência da Sun em permitir que o Java seja OpenSource (que na minha opnião é o mais certo, por enquanto). Mas queria saber a opnião de vcs. Se a Sun está certa ou se não e porque? Traria vantagens? Desvantagens?

ai fábio, cara, tu nao faz idéia do trabalho q to levando pra ver se consigo a palestra do Bruno Souza (javaman) em mpg no 5º FISL q agente do Portal foi esse ano…, não to achando na net… se é q gravaram, mas cara, tu tinha q ver, ele arrebentou, sai de boca aberta da palestra, pra mim a Sun realmente não deve abrir… bem, vou repetir aqui coisas q ouvi do Bruno… como, Java não é software, Java é uma especificação… então, como tu vai tornar software livre algo q nem software é? tipo… a JVM só a uma implementação dessa especificação pela Sun, agora… quem escreve essa especificação? quem diz q o java tem q ser de um jeito? quem diz q o Java tem q ter um tipo int, double, um laço while, tais APIs oq for? quem? o JCP, e pra participar do JCP, pra tu ir lá e dar teu voto sobre alguma decisão q esta sendo tomada em relação ao caminho q o java vai seguir ou não, é de graça, qualquer um pode se cadastrar e fazer valer sua palavra, até a minha mãe q nem sabe oq é java!!! então… retomando… a Sun tem uma implementação de um servidor J2EE, a BEA, a IBM, o grupo JBoss… e agora parece q a Apache tb ta entrando… então, todos eles tem q obedecer a especificação, e fazer a sua implementação… o mesmo vale pra JVM!!! ja existe uma JVM grátis, de fonte aberto, q não lembro o nome agora… mas daqui a pouco alguém fala dela aqui no tópico… q o criador dela tb tava no FISL… e a especificação é quem dita as regras de como devem ser essas implementações, pra poderem levar o nome Java com elas… agora, imagine tu usando uma JVM de um fornecedor, ou um servidor J2EE… com esse fornecedor dizendo q isso ali é Java, q vai rodar corretamente o Java, mas não segue a especificação!!! cara… o Java perde a portabilidade, e no momento em q java perder a portabilidade, eu paro de programar em java (palavras do javaman) … , bem… nao quero extenderr muito meu post, daqui a pouco entra mais gente pra falar disso bem doido… mas tenho certeza q aqueles q viram a palestra, ja tem suas opniões formadas :cool:

Muito bem matheus… e se naum me engano a especificação do Java eh aberta sim… se vc quiser (e for louco suficiente para) criar uma JVM, fique a vontade, é só baixar a especificação que provavelmente tem no site da SUN… e esse esquema de várias empresas fazerem servidores J2EE é muito legal, pois eh um tipo de concorrencia, cada empresa oferecendo algo amais e um pouco melhor, exatamente o oposto da micro$oft onde vc fica dependente de uma ferramenta (de modo genérico). Com java vc eh livre pra escolher qual quiser!

se a sun liberar o fonte, muitos irão desenvolver desenas de novas versões, se bobear até melhores

diz ela que se ela deixar o código livre, havera incompatibilidade

ué, mas não fizeram isso com o linux? :???:

por acaso os “linuxes” são incompativeis entre si? :wink:

microfilo, eh justamente essa q eu acho a unica desvantagem do linux… isso dificulta muito… qndo eu vou instalar algum prog eu fico todo perdido!!!

e qm programa em C vai entender uma coisa q vou falar, o programador vai sair prejudicado, pq por mais q haja um padrao, sempre vai haver diferenca entre cada nova versao do compilador… dai os iniciantes vao vicar completamente perdidos sem saber qual compilador baixar… sem falar q se java virar opensource, a portabilidade jah era como o matheus disse…

e mais uma coisa, java jah e gratuito, a sun jah esta fazendo um ÓTIMO trabalho com o java, eles sempre estao melhorando cada vez mais a linguagem… pra q tornar opensource???

:joia:

E como são…

quer um exemplo de incompatibilidade? os pacotes .deb da debian… quer mais? bem… se tu entrar no site fluxbox.sourceforge.net, q é um simples window manager, o mais leve q conheço, ele tem uma instalação pra cada distribuição de linux, isso q ele é muito leve e simples… e cada distro tem o seu fluxbox diferente. :roll: , e… Java nem software é, como vai ser software livre? java é uma especificação, é um pedaço de papel… java é o livro The JVM Specification, The Java Language Specification… q todo mundo q quiser implementá-lo terá q seguir… a IBM pode seguir, a Microsoft, o microfolio, eu, a minha vó, qualquer um!!! tem coisa mais free q isso? sem contar q quem faz essa especificação é o JCP, onde qualquer um tb tem direito a voto! gráááááátizz… e esse voto é o mesmo pra quem quer q seja, a Sun tem direito a 1 voto, a IBM tem direito a 1 voto, o padeiro tem direito a 1 voto, o açogueiro q gosta de java tem direito a 1 voto, eu tenho direito a 1 voto, com o mesmo peso do voto de qualquer empresa, independente do tamanho e poder dela…cara, eu to querendo dizer, q se tu vai lá, participa do JCP, faz teu voto… e se aquilo q tu concorda é aprovado pra uma futura versão de Java, a IBM vai ter q te obececer, a BEA, o JBoss, a Sun, até o Bill Gates vai ter q te obedecer se ele inventar de fazer algo q queira chamar de Java!!! pensa bem… isso é fantástico, não é a Sun quem dita as regras, são os mesmos desenvolvedores q a usam (Java), sou eu, vc, o jeveaux, o jujo, o franklin, a diana, a angel, o javateco, o clv, o microfolio, o felipe, o darkseid… Bruno Souza (javaman) bateu muito nessa tecla no FISL, oq ele busca é uma maior participação do Brasil nessa tomada de decisões no JCP… bem, eu não fiz nada além de escrever as palavras dele aqui, cujo eu concordo plenamente… desculpem a extenção!

Eu sou a favor que a linguagem se torne open-source, pois acredito que muitos programadores se empenhariam na melhoria de muitas coisas, como foi o que ocorreu no desenvolmento de vários projetos, como por exemplo o linux, que hoje como todos sabem, é um excelente e estável sistema operacional, que é o que é graças ao seu código aberto…

Essa é a minha opnião, talvez não seja a mais coerente, mas a meu ver, o java teria muito mais a ganhar sendo aberta…

bem, acabei de falar com o zirocool no icq, ele disse q nem leu oq eu escrevi pq tava com preguiça, sendo assim… hehehehe, passa :lol:

tipo, matheus, eu nem sabia desse negocio de JCP, onde e como eu participo? eu quero participar tb!!! e jah vo fala pra minha vó participar tb :razz: :razz: :razz: ahauahuahuahuahuahuahuahauhauahuahuahauhua

http://www.jcp.org/en/participation/membership#ind

veja q participação individual é custo $0 …

Entao moçada, eu to lendo atentamente os post, mas parece q o pessoal ta se enrolando um pouco… A idéia é parecida mas Open Source (codigo aberto) é diferente de Free Software (software livre).

ME desculpem, mas naum me lembro direito as diferencas, entao vou pecar por omissão heheheh… mas sao diferentes sim… e a galera ta querendo fazer o java ser Open Source ou Free Software?

darkseid, querem abrir o código da implementação da JVM da Sun, pq free o java ja é né, qualquer um baixa o SDK, o Tomcat, o JBoss oq for, e pode fazer um robô pra ir pesquisar la em Marte… hehehehe :grin:

[quote=“darkseid”]Entao moçada, eu to lendo atentamente os post, mas parece q o pessoal ta se enrolando um pouco… A idéia é parecida mas Open Source (codigo aberto) é diferente de Free Software (software livre).

ME desculpem, mas naum me lembro direito as diferencas, entao vou pecar por omissão heheheh… mas sao diferentes sim… e a galera ta querendo fazer o java ser Open Source ou Free Software?[/quote]

So pra acrescentar, Open Source é quando vc fornece o codigo junto com o software, ae vc pode modificar, dar, vender e etc. Free Software(freeware) é quando o software é gratis, vc não paga pela licença de uso, nao da pra modificar.

:roll:

Ae duende, acho q vc se equivocou… Free Software é diferente de freeware…
O free de freeware tem o significado de gratuito e o free de Free software ta mais para livre… percebeu a sutilieza!!!

Eu vou ver certinho as diferencas e amanha eu posto aqui neste topico okay?

de boa, pra mim esse negócio de (free software != freeware) é frescura de quem inventou um programa gratuito, mas achou que falar que seu programa é um freeware torna ele muito “banalizado”

por que freeware é um software grátis, ou, em inglês free software

por favor! ninguem fique ofendido! eu não chamei ninguém aki de frescurento!

[quote=“darkseid”]Ae duende, acho q vc se equivocou… Free Software é diferente de freeware…
O free de freeware tem o significado de gratuito e o free de Free software ta mais para livre… percebeu a sutilieza!!!

Eu vou ver certinho as diferencas e amanha eu posto aqui neste topico okay?[/quote]
Eu sei, intendi oq vc quis dizer, mas eu acho q free software pode ser usado pra freeware tb :wink:

aew,

pra mim free software eh akele soft onde vc tem a liberdade(dai o free) de fazer o q quiser com ele, modificalo de qualquer modo, e soft open source eh akele q vem com o codigo fonte, mas para modificalo vc tem q ter consenso do desenvolvedor do programa

eh mais ou menos por ai slask… num freeware (gratis-ware) voce naum tem toda akela ideologia linda de q o conhecimento humano naum tem dono, eh de todos… isso voce soh tem com o free software (software livre)

E microfilo, esse problema de interpretacao pelo qual vc ta passando eh devido à falta de recursos da lingua inglesa… para eles livre e gratuito (gratis) eh a mesma palavra, por isso a confusao (free software e freeware), mas qndo trazido pro portuga nosso fica bem mais claro. E isso tudo tbm naum eh bobagem nao cara… tem nego q dedica a vida em prol os free softwares (softwares livre) e mais que isso defende o desenvolvimento livre do raciocinio humano e portanto a evolução da humanidade…

O microfilo vc tb tem q ver a as coisa open source tb funcionam… a as vezes melhor q os pagos.
So so pegar e comparar ruindows com linux!!!

Abracao e te +