quer um exemplo de incompatibilidade? os pacotes .deb da debian… quer mais? bem… se tu entrar no site fluxbox.sourceforge.net, q é um simples window manager, o mais leve q conheço, ele tem uma instalação pra cada distribuição de linux, isso q ele é muito leve e simples… e cada distro tem o seu fluxbox diferente. :roll: , e… Java nem software é, como vai ser software livre? java é uma especificação, é um pedaço de papel… java é o livro The JVM Specification, The Java Language Specification… q todo mundo q quiser implementá-lo terá q seguir… a IBM pode seguir, a Microsoft, o microfolio, eu, a minha vó, qualquer um!!! tem coisa mais free q isso? sem contar q quem faz essa especificação é o JCP, onde qualquer um tb tem direito a voto! gráááááátizz… e esse voto é o mesmo pra quem quer q seja, a Sun tem direito a 1 voto, a IBM tem direito a 1 voto, o padeiro tem direito a 1 voto, o açogueiro q gosta de java tem direito a 1 voto, eu tenho direito a 1 voto, com o mesmo peso do voto de qualquer empresa, independente do tamanho e poder dela…cara, eu to querendo dizer, q se tu vai lá, participa do JCP, faz teu voto… e se aquilo q tu concorda é aprovado pra uma futura versão de Java, a IBM vai ter q te obececer, a BEA, o JBoss, a Sun, até o Bill Gates vai ter q te obedecer se ele inventar de fazer algo q queira chamar de Java!!! pensa bem… isso é fantástico, não é a Sun quem dita as regras, são os mesmos desenvolvedores q a usam (Java), sou eu, vc, o jeveaux, o jujo, o franklin, a diana, a angel, o javateco, o clv, o microfolio, o felipe, o darkseid… Bruno Souza (javaman) bateu muito nessa tecla no FISL, oq ele busca é uma maior participação do Brasil nessa tomada de decisões no JCP… bem, eu não fiz nada além de escrever as palavras dele aqui, cujo eu concordo plenamente… desculpem a extenção!