Java ou C++?

26 respostas
Paulo_Filipe_Moura_M

Não deixem de visitar:
http://info.abril.com.br/aberto/carreiras/pergunte/pergunta_7.shl

26 Respostas

E

interessante como as pessoas ainda tem na mente que JAVA é só para Internet e não para aplicações Desktop e Multimídia.

danieldestro

O pior é que sempre as pessoas que tem acesso aos canais de comunicação falam o que querem e quase sempre falam erradamente, e acaba prejudicando (ou queimando) alguma das partes.

E

o problema é que a INFO é super tendenciosa e pega uma boa fatia do mercado LEIGO.

Ironlynx

É o chamado efeito Swing…(A Sun pode melhorar isso…)

Concordo…

E

é quando acontece o caso “JAVA? não tem como mudar essa linguagem? em Clipper e Delphi fica leve!” e você tem que virar um 8 para argumentar que JAVA pode, é ótima, robusta e derrubar muitos preconceitos para o seu cliente te respeitar.
Passei por isso a pouco tempo e tento de todas as formas não perder a credibilidade que conquistei frente aos outros desenvolvedores.
LEVANTE A CABEÇA ACREDITE NOS SEUS IDEAIS!

V

Fala sério… o c# é uma cópia escarrada do java, e não do c e c++

dreamspeaker

Puxa, vou virar um desses, então!!! :stuck_out_tongue:

A Info já foi bem melhor, já a um bom tempo está um revista horrorosa.
Pelamordedeus, srs Editores, não deixem a JM e a MundoJava irem por esse caminho…

danieldestro

O fato é que todo mundo vê programas Delphi e VB rodando em desktop.
Quantos programas em Java você vê por aí? (Não vale contar RAD). Assim fica difícil provar que vale.

:arrow: O que os olhos não vêem, o coração não sente.
[ :roll: foi horrível, mas beleza!]

Luca

Olá

Quer ver programas Java em execução no desktop?

A Rede de drograrias RAIA usa Java em todas as filiais. Vá a qualquer das mais de 3000 agência dos Correios com Banco Postal. São mais de 10.000 terminais com o Banco Postal e dentro de pouco tempo todas as agências serão geridas por um aplicativo Java. Assim por diante.

Há muito Java por aí que você não percebe. Vantagem do Java? São geralmente sistemas que interligam grandes redes. Pode estar certo que há mais sistemas desenvolvidos em Java do que em C++.

[]s
Luca

danieldestro

Não esteja tão certo.

cv1

Essa afirmacao eh um pouco abrangente demais pra passar pelo meu filtro, mas eu ate acredito que o numero de aplicacoes Java rodando hoje mundo afora tenha ultrapassado (ou esteja realmente muito perto de ultrapassar) as desenvolvidas em C++, o que eh bem curioso, dado que C++ esta por ai faz quase duas vezes mais tempo do que Java.

Considerando que houve um boom gigantesco no desenvolvimento de sistemas mais ou menos na epoca que a plataforma Java nasceu (a explosao da Internet e tudo mais), nao parece tao absurdo, mas mesmo assim eu nao consigo provar que o Daniel ou o Luca estao certos ou errados. Alguem tem um link pra estudos, pesquisas ou o que o valha nesse sentido, com alguma credibilidade?

Luca

Olá

Daniel e CV, preciso explicar melhor e até mesmo corrigir.

Não quiz dizer que existem mais sistemas genéricos desenvolvidos em Java do que em C++. Na máquina de muitos aqui há diversos sistemas em C++ como Outlook, Word, Excel, etc. Não considerei estes sistemas como também não considerei outros softwares estrangeiros tipo SAP, Baan ou Peoplesoft.

Como o assunto era sobre emprego no Brasil, considerei apenas os sistemas desenvolvidos sob encomenda por software houses brasileiras para uso de nossas empresas. Nestes casos o Java geralmente compete com Delphi e VB, sei de pouquíssimos casos de empresas que usam software de gestão desenvolvido aqui no Brasil em C++ (só me lembro agora de um software para posto de gasolina). Como o Banco Postal tem mais de 10.000 terminais, a chance de ser visto por alguém do GUJ ou mesmo da INFO é bem grande.

[]s
Luca

danieldestro

Até hoje, em todos os clientes que visitei, SÓ ví programas VB/Delphi rodando no Desktop.

Sem contar Oracle Forms e etc.

Luca

Olá

Daniel, correto. Quer dizer então que você nunca viu nada em C++ no Brasil para empresas brasileiras? Pois então é como eu disse: o Java compete com Delphi e VB.

Para mim desktop é o sistema que roda no cliente. Quando falo em desktop não estou especificando se o sistema de gestão tem cara web, swing ou swt e nem que seja algo isolado fora da rede como os antigos sistema Clipper ou o Office. Não sei mais para o que serve um sistema que seja executado de forma isolada em úma única máquina.

O Banco Postal com seus 10.000 terminais clientes usando swing tem mais clientes do que a maioria dos softwares desenvolvidos no Brasil em qualquer linguagem. Talvez só a Microsiga e a Datasul possam concorrer com estes números. Até gostaria de saber de outros sistemas em uso em 10 mil clientes que façam mais de 300.000 transações por dia como o Banco Postal.

[]s
Luca

cancao

“Paulo Filipe Moura Martin”:
Não deixem de visitar:
http://info.abril.com.br/aberto/carreiras/pergunte/pergunta_7.shl

Eu achei essa analise no minimo primaria. Se a info quiser me pagar, consigo escrever coisas melhores. :twisted:

Até.

urubatan

o cara que escreveu isto é meio alienado, ele acha que java só serve para fazer aplets

cv1

E ateh aih, a grande maioria das pessoas que se acha hiper ultra por cima da carne seca no assunto tecnologia, tb nao acha? Ele tah soh mirando no publico certo. :wink:

…o que nao explica o fato de uma revista como a INFO ter se tornado o papel higienico que eh hoje…

urubatan

a info hoje só vale a pena se vc quiser olhar os anuncios, pq tem muito :slight_smile:

cancao

Anuncios não faltam! Alias, geralmente, as reportagens são “quase” que anuncios: “Conheça o novo produto tal!”, “Veja as novidades do produto tal!”, “Produto tal: a nova versão está isso ou aquilo”. E por aí vai…

Até.

marciolx

isso não é nada, pior ainda são os muitos que eu conheço que ainda acham que javascript e java são a mesma coisa…

Aí vem com aquela conversa: “Dá pra alterar o java da página pra validar o cpf do cliente?”

eu ainda achava que era pra economizar palavras, mas para o meu horror acabei descobrindo que eles pensam que é a mesma coisa… e é claro, de quebra acreditam piamente que java só serve pra applets e que vai acabar por causa do shockwave…

V

“marciolx”:

eu ainda achava que era pra economizar palavras, mas para o meu horror acabei descobrindo que eles pensam que é a mesma coisa… e é claro, de quebra acreditam piamente que java só serve pra applets e que vai acabar por causa do shockwave…

Eu já ouvi isso muuuitas vezes… antes eu tenta explicar e tudo mais. Mas de um tempo pra cá, eu desisti. Se o cara quiser, ele que procure ou pergunte a alguém.

N

“C ++ possui uma forte integração com sistemas operacionais e é indicado para a geração de aplicações gráficas”

Aplicações gráficas ??? Por um acaso, ele não tá falando de aplicações stand-alone desktop ??? Acho que não é melhor utilidade para se trabalhar com C++ !!! :?

V

“Vegetto”:
“marciolx”:

Eu já ouvi isso muuuitas vezes… antes eu tenta explicar e tudo mais. Mas de um tempo pra cá, eu desisti. Se o cara quiser, ele que procure ou pergunte a alguém.

Pultz… quebrei a cara… Hoje achei num sistema de skill daqui uma tabela de dominio com o seguinte skill “JavaScript/Java/J2EE”, pode uma coisa dessa??

F

“Vegetto”:
“Vegetto”:
“marciolx”:

Pultz… quebrei a cara… Hoje achei num sistema de skill daqui uma tabela de dominio com o seguinte skill “JavaScript/Java/J2EE”, pode uma coisa dessa??

Para com isso… rs

Isso é coisa de outro mundo… rs

cv1

Eu nao sei de qual vc esta acessando o GUJ, mas aqui na Terra eh bem comum :smiley:

F

Eu sei… tanto que vi esse mesmo sistema… 8)

Criado 18 de janeiro de 2004
Ultima resposta 20 de jan. de 2004
Respostas 26
Participantes 13