Bom galerinha… estou aqui no meu primeiro post, mas com certo dilema na minha vida atual, em que carreira seguir? Estou atualmente no 6º período de Análise de sistemas, mas fico imaginando, uns dizem que C# veio pra ficar, só que não estou vendo C# na faculdade, estou vendo Java, que já veio e já ficou, porem apesar de sua facilidade de se adequar a qualquer plataforma, Java tende a ser muito mais trabalhoso do que C#,não que eu tenha preguissa de meter a mão na massa, mas o mercado pede produtividade, porém, onde mora o dilema? Obrigatoriamente tenho que ver Java na faculdade, começou no período passado e ainda tenho mais dois períodos pela frente vendo Java, ou seja, quer queira quer não, por bem ou por mal eu vou ter que aprender Java, sei que o ideal é eu experimentar um pouco das duas pra poder me decidir depois, até porque um programador que se preze tem que saber mais de uma linguagem , mas o mercado corre muito rápido, quando eu parar pra experimentar, já bate na porta o Rubi, pois é esse é o dilema de um universitário, seguir com Java? Ir pra C#? Saber das duas? Espero que alguém que leia possa pelo menos tentar clarear essa bagunça que ta aqui na minha cabeça! :? Abraços… 
Java ou C#
8 Respostas
pra mim tecnologia m$ é se enterrar. Você ficará preso ao que a M$ ditar. Por exemplo atualmente o Java da investindo em RIA, o .NET (incluindo o C#) em MVC?
MVC ta a 20 anos ja no Java, não sei até onde é viavel, mas aconselho vc a ser um poliglota, programar em uma só linguagem também é se enterrar. Hoje java e C# estão no topo, amanhã pode ser Ruby e Python, Haskell e Scala, nunca se sabe, vc tem que estar preparado, se sua linguagem cai do topo e vc só sabe ela.
A eterna discução do que é melhor, vai do ponto de vista de cada um, mas eu prefiro uma linguagem onde nós podemos opinar (JCP), e definir o rumo que a linguagem toma, do que usar uma linaguem onde somente uma pessoa comande.
Sou muito mais Java
[]'s
Olha, o que deve ser levado em conta, é o padrão a se desenvolver MVC é o que esta mais usando em projetos… O C# é igual ao java, so ver a estrutura da linguagem, as vantagens do C# são em relação a programar, o C# ja tem algumas classes prontas, o que facilita a vida do programador, vejo bastante vagas pra C#, mas Java tem ainda bastante campo… Vai do programador, olhando pelo lado $, prefiro Java também.
bem se for para optar acho legal vc aprender as duas, ambos hj estão muito bem no mercado e muito dificil saber quem vai vingar no futuro, o importante e esta sempre atualizado.
Uma grande desvantaem que eu vejo entre o java e o .net e a quantidade de frameworks que temos disponivel para nos auxiliar no desenvolvimento, já no .net não vejo isso, vejo apenas a dependencia a microsoft.
at
Não defendendo a Micro$oft…
Quando comecei a trabalhar em uma empresa, apesar de já ter entrado com curso de Java, tive que aprender a programar na plataforma .NET (já que a maioria das páginas foram desenvolvidas na tecnologia ASP.Net e com a linguagem VB.Net).
Sinceramente, existe um grande mercado na utilização da plataforma .NET, pois a Micro$oft oferece muitas garantias para empresas grandes, fechando parcerias, oferecendo cursos, consultorias especializadas e etc. Não que com Java, não exista.
Existem sim vários frameworks para Java, como o amigo comentou acima, mas não demora nada e eles copiam.
Veja só um exemplo:
- Um ótimo framework para persistência de dados em Java, é o Hibernate.
- Para a linguagem dos caras, existe o NHibernate.
Isso, é só um exemplo. Independente da linguagem escolhida, tenho certeza que se você se especializar, você vai se dar bem!
Optei por Java e não me arrependo; mas respeito demais a tecnologia dos caras.
Acho que o seu futuro como programador, não vai depender tanto da linguagem que você escolher, mas sim da sua flexibilidade! (não é previsão :lol: )
Flw!
Eu acredito que qualquer uma das duas que você escolher você estará bem.
Para quem tá começando, saindo da faculdade, eu diria para você escolher uma das duas, estudar muito, participar dos fóruns, conseguir um estágio e posteriormente um primeiro emprego. Quando você já tiver mais experiência, migrar de uma linguagem para outra é relativamente simples desde que você mantenha a mente aberta e se empenhe bastante.
Em 12 anos de informática trabalhando na mesma empresa, eu já trabalhei com mais de 20 linguagens diferentes (mainframe, desktop e web). Os paradigmas mudam, mas o IF e o MOVE continuam iguais… 
Como você já tá aprendendo Java na faculdade, aconselharia você a ir de Java pois já teria uma experiência prévia, o que vai facilitar bastante na hora de conseguir um estágio / primeiro emprego. No Java também é mais fácil de você participar de projetos abertos e pegar experiência antes de cair no mercado.
Quem programa (de verdade) em java programa em C# e vice-versa. Sintaxe é questão de ler o manual, API é questão de decorar algumas coisas fundamentais e o resto você consulta conforme a necessidade.
Cara, você escolheu a área, vai ter que aguentar as consequências. rs. Tem jeito não. Se quiser pode programar só em java, mas eu não aconselho. Aconselho a aprender o .Net também. Por dois motivos:
1 - A Microsoft tem muita parceria e é forte no mercado. Se você não for um xiita, vai ser um ótimo profissional sabendo os 2 e seus clientes agradecem.
2 - A Oracle comprou a SUN e ninguém sabe o futuro do Java daqui a alguns anos. Tem muita especulação, mas querendo ou não vai mudar alguma coisa. Sabendo C# você corre menos risco.
Eu trabalho com java a 7 anos e não tenho do que reclamar (trabalhei com o VB6 e ASP também, mas por pouco tempo). Invista no java porque ele é muito forte, mas estude o C# quando puder. As Linguagens são parecidas apesar da plataforma toda ser bem diferente.
Eu pela primeira vez vou fazer um curso de .Net, não porque acho que o java vai morrer, mas para ter mais opções caso o mercado comece a mudar muito.
E java não é essa dificuldade toda não. Sempre que seu processo de desenvolvimento começar a ficar complicado, procure por ferramentas que descompliquem ele que você acha. Feitas em java.
Java e C# tem muitas coisas parecidas, porem tem algumas coisas como Generics, Extension Methods, suporte a propriedades (get,set), Exceptions checked e unchecked, LINQ, que sao totalmente diferentes. IMHO eu gosto muito da integracao do C#, ou melhor do .NET, com o sistema operacional (no caso o windows, tenho pouca experiencia com MONO). Para fazer sistemas desktop eh um barato.
Entretanto em Java eu tenho muita flexibilidade (se comparado com C#) em utilizar os frameworks que eu mais goste, as ferramentas de desenvolvimento sao muito boas, acho que vale a pena estudar ambos, ou entao estudar uma delas e, tambem, uma linguagem bem diferente como Python, Ruby ou Haskell.