Java ou C++?

Galera! To na maior duvida! Já falei com alguns professores e eles me disseram pra aprender C++, pois java tinha falhas de seguranca relacionada, por exemplo(como o java é interpretado, é mais facial conseghuir ver os códigos do programa, entre outras coisas, como:
Mais lento, dá problemas com a JVM do windows(espécie de conflito), e por causa do que ele falou, perdi um pouco do entusiamo, o que vocês me diriam, se isso for verdade, por favor não puxem pro lado de voces que programam em java, falem na real o que voces acham, valeu!!

Quanto a poder ver o codigo do programa, existem programas que dificultam isso (apesar que ainda assim fica mais facil ver o codigo de um programa java do que c++).

Quanto a ser lento, na verdade java é compilado em tempo de execução, optimizando ao hardware que vai rodar, por isso leva alguns segundos a mais pra começar a executar, mas depois fica com um desempenho parecido com o de C/C++.

E quanto a esse conflito, eu nunca tinha ouvido falar, talvez eles tenham se referido a jvm que a microsoft vez apenar para rodar com o internet explorer (apenas para applets), mas com a instalação do jre não há mais nenhum problema.

Jhonatas, depende muito do que você quer fazer neh?

Para umas coisas Java é melhor, para outras C++. Especifique o que você quer fazer.

Seu professor é de C\C++ certo?
ok, ele é claro que vai descer o cacete em Java. é comum as pessoas criarem um vinculo com técnologias.

mas ou o eu professor ignora ou não sabe de alguns fatores:

Java é mutiplataforma mesmo, não é como C\C++, que vc tem que ficar mudando o código específico para cada compilador

Java é um padrão, não é que nem o C\C++ em que até os valores de tipos primitivos não tem padrão e cada compilador faz o que quer

Java tem coletor automático de lixo, garbage coletor. Ele automaticamente gerencia a memória para vc. adeus ao trabalho chato de ter que ficar alocano e liberando memória na marra.

Para concatenar Strings em Java basta usar “+”.

E tem mais inúmeras vantagens

convenhamos, Java é uma linguagem mais moderna, uma plataforma padronizada e é amplamente usada

ou vc acha que Java é bem mais utilizada hoje por ser lento?

bom, vou deixar um pouco para os outros…

Por exemplo, para softwares comercias como: controle de estoque, financeiro,casdastros de clientes, automação de uma empresa em geral,
o java da conta desses itens, ou o C++ ´e mais indicado, se o java não for indicado, pra que area ele e mais indicado? e outra coisa, não se ve muitos pogramas comerciais feito em java?( pelo menos eu nãovi muitos),e em relacao a seguranca e desempenho,como o Felipe disse há ferramentas para isso, elas adiantam mesmo? To perguntando tudo isso pois eu e meus colegas estamos fazendo um curso tecnico em programacao (java) e nós montamos uma pre-encubadora pelo curso, so que pintou esse lance de que java derepente poderia não ser a melhor sulução, o que vocês diriam?
eu sei que to falando muito, mas a contribuicao de voces pode ajudar nessa escolha, ja comecei a alguns meses a estudar java e por mim fico com ele!!!
Valeu!!

Meu professor ele ministra aula de java c e c++, o cara programa desde assembler,cobol,fortran e essas coisa todas,é analista de sistemas,é um desses que dificilmente se acha por ai, e é por isso que eu fiquei meio assim, ele ja trabalha com isso a uns 35 anos! POis agora!?

Bom Jhonatas, o negócio é o seguinte:

O assunto é extenso demais e é difícil de provar pelo forum o quão seu professor está enganado. Obviamente isso não desmerece de forma alguma os seus 35 anos de praia. Alguns dos problemas que ele citou eram das primeiras versões do java, e que já foram resolvidos faz muuuuito tempo. O melhor que vc tem a fazer é estudar a tecnologia Java e estudar a linguagem C (OPA !!! Olha a primeira diferença aí!!!  Java é uma [b]T E C N O L O G I A[/b] , grande, extensa e muito bem planejada. Leve isso em consideração) , isso vai te dar uma base para entender melhor tudo o que os colegas acima falaram.  Não tenho como te fazer entender agora, mas com certeza te digo: [b]Seu professor está equivocado a respeito do java[/b].
  Além do mais, já percebeu o número de empresas gigantes que migraram para java? Esse pessoal não dá um passo sem ter absoluta segurança do que estão fazendo.

Abraços e fique por perto.
Vamos conversar mais e tentar te mostrar como funciona a tecnologia…

Have fun !

Olá Pessoal

No meu caso ocorreu exatamente ao contrário…

Um professor da faculdade de C/C++ me mandou estudar JAVA, pq o java está sendo mais aceito no mercado e as empresas estão mudando para a Tecnologia.

Sou programador web a 7 anos e fiquei estasiado quando vi uma aplicação que fiz para rodar no win (desktop) rodando na internet (applet), exatamente com o mesmo código, mudando somente os arquivos que chamam as classes… isso foi realmente incrivel.

Mas para e minha surpresa… consegui rodar o mesmo programa que fiz para o windows em um G4 da mac com o macOS 9 … 8O …

Estou convencido de que o meu professor da faculdade está certo!

Sandeco

Quando fizerem um jogo, como Doon 4 em java! Ae sim, a tecnologia será perfeita, mas antes disto, C++ estará mais vivo do que nunca.
Aqui é um forun de java, então todo mundo vai te falar. ?Puts, java é foda.?
A única coisa que eu te falo é o seguinte: vc precisa de desempenho em uma aplicação local, use c++ , que programar em baixo níve,l use C, que faze uma aplicação web, use java.
Para tudo tem uma vantagem e um uso, pense nisto!

Você disse que seu professor programa desde cobol, fortran… então acho que ele parou por lá…

Quanto ao ultimo post, penso o seguinte, se você precisa de desempenho é como foi dito, mas o que eu chamo de desempenho é algo como um jogo desse tipo aí mesmo, mas dificilmente você vai desenvolver isso, ou vai? se não… programar em baixo nivel assim só em casos muito especificos mesmo, senão você estará reinventando a roda, enquanto poderia só montar o carro… e quanto às aplicações web, quer melhor?!! aplicação web é o que há hoje… se você for pro lado do c vai ter que aprender outra coisa pra desenvolver pra web…

Esse link fala sobre o desempenho de Java x C++:

http://kano.net/javabench

OBS: Esses testes foram feitos usando o Java 1.4.2, o Tiger (5.0) teve uma grande melhora de performence.

OBS2: O tempo que a JVM leva para iniciar foi contado, ou seja, o C++ já saiu com uma vantagem, e mesmo assim ficou atraz em muitos testes.

E ai pessoal td bom…

Bom vou tentar reponder ao nosso amigo q java eh o q a d melhor na lignuagem de programação…bom primeiro…quando disseram q seu professor parou no tempo eh pq eh verdade…ele deve manjar muito…+ deve ter visto java no primeiro dia de lançameto…pq naquela epoca era muito ruin…tinha-se muitos erros…segundo…meus professores são todos programadores de c++ e minha professora pede muito para aprendermos java…algumas faculdades inclusive ja largaram mão de c++ e estão em Java…outro…ESCREVA UMA VEZ, E RODE SEMPRE…isso quer dizer q vc escreve no windows e roda no linux sem problema nenhum…e tbm sem problemas de de bibliotecas (pacotes em java)…cara eu to aprendendo java sozinho…apesar d agora a minha facul ta tando java tbm alem de c++…eh bom vc aprender c++ pq java fica facil assim…então cara…estude java, lute por isso e vc sera um bom programador

CRIE COMO UM DEUS, MANDE COMO UM REI E TRABALHE COMO UM ESCRAVO…

Cara, nem quero comentar sobre java ou C++!!
Queria comentar sobre seu professor!
O problema dele é o de todos!
Os professores tem conhecimento academico do JAVA e de tudo!
Eu duvido que os professores ficam desenvolvendo softwares que nem agente fica! Por que ele tem que preparar as aulas dele!
Ai ele fica sem noção de desenvolvedor, o maximo que ele tem é conhecimento academico!
É duro de aceitar mais tem caras ai que nem tem faculdade e dão um show nos caras que tem mestrado, pelo fato de ter conhecimento de mercado!
A faculdade abre os olhos mais agente tem que correr muito atras!
No fim das contas os professores vivem no mundo da lua! Achando que não é elegante fazerem um monte de coisas! Mas eles só acham!
É claro que temos rarissimas exceções!

Tá, mas pra Desktop? Java tá sendo usado pra essas aplicações?
Tô falando profissionamente, pois temos uma pré-encubadora e estamos nessa dúvida, dá pra tocar com java? Tipo: controle de estoques,controle financeiro de uma empresa, etc…
Valeu galera!!!

Não tem pq se comparar C/C++ com Java. São linguagens com propósitos diferentes. Aplicadas em contextos diferentes. Do tipo, um Porshe não foi feito para andar num terreno acidentado e montanhoso, e um Jipe não foi feito para ser um veículo esportivo de grande velocidade.

Java é mais pra web!
Pra Desktop C é melhor!
Tem uns topicos ai sobre aplicações desktop!

Acho que a questão é que VB, Delphi e C++ tem editores visuais do tipo arraste e solte mais solidificados.
Mas as IDEs java já estão correndo atrás disso.
Outra questão importante é quanto a acesso a recursos específicos do windows como registro, drivers e etc, que o java não tem.
Acho que depende muito do tipo da aplicação.
Porém, mercadologicamente falando é difícil ver alguem produzindo programas Desktop em java.[/quote]

Exatamente… VB e Deplhi principalmente são muito práticos neste clique e arraste, mas talvez JAVA faça valer a pena em um sentido mais amplo,

Certo, você vai montar com esse grupo de colegas um programa de estoque, certo? Ótimo. Atualmente estamos com o WinXP com seus dias contados com o surgimento do Chifrão (longHorn, uahuahuhauah) e muitas empresas terão de pagar fortunas pela migração. Hoje existem várias empresas adotando o Linux ou BSDs da vida pelo simples fato de não serem pagos e não terem tantos bugs. Qual linguagem você poderia programar (inicialmente para windows) e mudar de SO tão facilmente??

Resposta: JAVA

E se você precisasse transportar seu sistema de estoque para um sistema online… Qual linguagem permitiria você fazer isso modificando pouquíssimas linhas de texto???

Resposta: JAVA

Por isso me esforço tanto em aprender este tanto complicado JAVA!
Uhauhauhauha

Abraços!

Eu e meus colegas coletamos algumas informações e com ajuda de vocês e de alguns professores decidimos pelo java,pois ele proporciona uma grande gama de opções. Valeu então galera, mas se quiserem postar mais sobre esse assunto, esse tópico é um grande lance, valeu!!!

Todas linguagens tem seus problemas e suas vantagens, cabe a vc ler e ver com qual tu te identifica mais… eu tb tinha muita dúvida sobre isso, cada um me falava uma coisa, um me puxava pra lá outro pra cá e eu acabava perdendo tempo e não aprendendo nada, segue tua intuição, ve com qual tu te sente melhor programando e era isso…