Java ou Delphi

Boa tarde!

Meus amigos sou novo no GUJ, e tambem novo em Java. Eu tenho um projeto de um software de altomação comercial para ser entregue em 6 meses, minha duvida e a seguinte: depois de ler varios posts em varios foruns ainda não me decidi JAVA ou Delphi, pois tenho conhecimentos basicos nos dois, so que eu gosto muito do Java e sem tirar a portabilidade, mas em conpençassão o Delphi e muito mais facil e produtivo.

E ai… o que eu faço, aliaz qual eu escolho Java ou Delphi?

Olá amigo, acho que você se engana um pouco em dizer que o Delphi é mais produtivo, não concordo muito nesse seu ponto de vista… Eu já trabalhei com Delphi durante uns 2 anos… Enfim vou responder a sua pergunta…

Você deve se decidir da seguinte maneira:

1° Qual a tecnologia você prefere?
2° Projeto web ou desktop?
3° Mais de um S.O?
5° Mercado de trabalho da sua região ( Acredito que você vai poder usar isso como fonte de estudo para procurar um emprego/estágio)?

Acho que esses são pontos que você deve levar em consideração.

Minha opinião pessoal. Delphi já está um pouco ultrapassado, mesmo existindo hoje versões mais novas, a dificuldade de trabalhar com algumas coisas nele foi um dos motivos que me fez mudar de linguagem. Enfim, em qualquer você vai encontrar muito material de apoio.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

sinceramente, não acho o Delphi mais fácil e produtivo. Acho que com as ferramentas certas e o conhecimento certo, o java é tão ou mais fácil e produtivo que o Delphi.

O Netbeans por exemplo tem vários tipos de gerador automático de código, desde interface a persistência em base de dados. É só aprender bem. O Delphi parece ser mais fácil porque só tem uma IDE, quando ensinam (ou quando vc busca documentação, etc…) é tudo do mesmo jeito, já o Java, vc encontra documentação, tutoriais, livros, etc… cada um com uma IDE diferente, com um Framework diferente, etc… Mas quando você começar a trabalhar com Delphi profissionalmente, vai ver que quando tem um bug em um componente, ou quando vc quer ser mais flexível em determinada parte, vai partir para os frameworks e componentes construídos por terceiros. Por exemplo, trabalhar com bases de dados no Delphi é prático, mas se precisa de consultas mais dinâmicas, os componentes padrão do Delphi vão fazer você escrever trocentas linhas de código a mais, as vezes até fazer você herdar o componente e reescrever métodos (concordo que eu parei no Delphi 5)

vlw mesmo pela ajuda!!!
agora e so me dedicar nos estudos (Java) e seja o que DEUS queser!

lucas-calixto, você tem que analisar duas frentes:

o Projeto (sem tecnologia): o que é? pra quem é? quanto tempo? manutenção? quantidade de desenv. e etc.

e a Tecnologia baseada nas sus respostas acima no que ela pode fazer de melhor ou não unindo produtividade, manutenção e outros aspectos.

pra fazer a escolha certa você tem que conhecer um pouco dos dois mundos.

mas, na minha opnião se for algo que por exemplo não exija ambiente web ou multiplataforma o Delphi seria a melhor opção.

no seu caso com o conhecimento básico de Java e Delphi. Java vai exigir uma curva de aprendizado maior.

se você vai manter o software sozinho, o Delphi também seria a melhor opção.

não está mesmo. O que precisamos é fazer uma análise pra não escolhermos uma ferrari em vias que só podemos andar à 40 KM, ou seja, usar a tecnologia A porque é mais bonita que B.

Você tem que ver qual é o seu objetivo.

Aprender com o projeto para o mercado de trabalho? WEB? varios SO? sistema complexo aonde possa aproveitar para outros clientes ? JAVA

Desenvolver rápido ?, É Desktop? Rodar em apenas um SO? Delphi (Principalmente pelo prazo, pois Delphi é mais facil para aprender)

sinceramente, quando eu aprendi swing pelo netbeans, achei tão prático quanto delphi. Acho que nesse ponto vai valer mais o que ele gosta do que o que é mais vantajoso, a diferença é pouca (desde que escolha as tecnologias dentro do java antes).

Para mim swing é bem mais tenso que delphi

Como o projeto e de altomação momercial, tambem tenho que penssar em BD (linux e bem melhor), PAF-ECF (o Delphi tem integração muito boa com dll), Relatorios…
tai mais alguns impasses para essa escolha.