Meus amigos sou novo no GUJ, e tambem novo em Java. Eu tenho um projeto de um software de altomação comercial para ser entregue em 6 meses, minha duvida e a seguinte: depois de ler varios posts em varios foruns ainda não me decidi JAVA ou Delphi, pois tenho conhecimentos basicos nos dois, so que eu gosto muito do Java e sem tirar a portabilidade, mas em conpençassão o Delphi e muito mais facil e produtivo.
E ai… o que eu faço, aliaz qual eu escolho Java ou Delphi?
Olá amigo, acho que você se engana um pouco em dizer que o Delphi é mais produtivo, não concordo muito nesse seu ponto de vista… Eu já trabalhei com Delphi durante uns 2 anos… Enfim vou responder a sua pergunta…
Você deve se decidir da seguinte maneira:
1° Qual a tecnologia você prefere?
2° Projeto web ou desktop?
3° Mais de um S.O?
5° Mercado de trabalho da sua região ( Acredito que você vai poder usar isso como fonte de estudo para procurar um emprego/estágio)?
Acho que esses são pontos que você deve levar em consideração.
Minha opinião pessoal. Delphi já está um pouco ultrapassado, mesmo existindo hoje versões mais novas, a dificuldade de trabalhar com algumas coisas nele foi um dos motivos que me fez mudar de linguagem. Enfim, em qualquer você vai encontrar muito material de apoio.
sinceramente, não acho o Delphi mais fácil e produtivo. Acho que com as ferramentas certas e o conhecimento certo, o java é tão ou mais fácil e produtivo que o Delphi.
O Netbeans por exemplo tem vários tipos de gerador automático de código, desde interface a persistência em base de dados. É só aprender bem. O Delphi parece ser mais fácil porque só tem uma IDE, quando ensinam (ou quando vc busca documentação, etc…) é tudo do mesmo jeito, já o Java, vc encontra documentação, tutoriais, livros, etc… cada um com uma IDE diferente, com um Framework diferente, etc… Mas quando você começar a trabalhar com Delphi profissionalmente, vai ver que quando tem um bug em um componente, ou quando vc quer ser mais flexível em determinada parte, vai partir para os frameworks e componentes construídos por terceiros. Por exemplo, trabalhar com bases de dados no Delphi é prático, mas se precisa de consultas mais dinâmicas, os componentes padrão do Delphi vão fazer você escrever trocentas linhas de código a mais, as vezes até fazer você herdar o componente e reescrever métodos (concordo que eu parei no Delphi 5)
lucas-calixto, você tem que analisar duas frentes:
o Projeto (sem tecnologia): o que é? pra quem é? quanto tempo? manutenção? quantidade de desenv. e etc.
e a Tecnologia baseada nas sus respostas acima no que ela pode fazer de melhor ou não unindo produtividade, manutenção e outros aspectos.
pra fazer a escolha certa você tem que conhecer um pouco dos dois mundos.
mas, na minha opnião se for algo que por exemplo não exija ambiente web ou multiplataforma o Delphi seria a melhor opção.
no seu caso com o conhecimento básico de Java e Delphi. Java vai exigir uma curva de aprendizado maior.
se você vai manter o software sozinho, o Delphi também seria a melhor opção.
não está mesmo. O que precisamos é fazer uma análise pra não escolhermos uma ferrari em vias que só podemos andar à 40 KM, ou seja, usar a tecnologia A porque é mais bonita que B.
sinceramente, quando eu aprendi swing pelo netbeans, achei tão prático quanto delphi. Acho que nesse ponto vai valer mais o que ele gosta do que o que é mais vantajoso, a diferença é pouca (desde que escolha as tecnologias dentro do java antes).
Como o projeto e de altomação momercial, tambem tenho que penssar em BD (linux e bem melhor), PAF-ECF (o Delphi tem integração muito boa com dll), Relatorios…
tai mais alguns impasses para essa escolha.