Java ou PHP?!?!?!

24 respostas
A

Pessoal, estou começando a programar, então não tenho muita noção e por isso quero a ajuda de vocês. Pelo que li, as duas lingagens são muito boas, mas qual é a mais interessante pra programação Web? Java ainda é mais poderoso? PHP já está bem evoluido? e para aplicativos? o que dizem do PHP-GTK?
Obrigado

24 Respostas

Diogenes

De novo nao…

MarcusGoncalves

Eu voto no Java. :wink:

Z

Isso tá me cheirando a ir em Buenos Aires e perguntar quem foi melhor, Pelé ou Maradona? :smiley:

MarcusGoncalves

Eu voto em Pelé. :mrgreen:

Z

Mas os argentinos não. :lol:

rodrigousp

Eu voto por quando uma pessoa digitar este tipo de pergunta o site já redirecioná-lo para o endereço de busca (ou ainda, já executar a busca apropriada).

Uma outra proposta… Não seria hora de um FAQ ???

Segue abaixo o link para o site de busca
http://www.guj.com.br/search/filters.java

A

Faça uma busca, aqui no forum, de assuntos sobre php. Garanto que vc vai encontrar a mesma dúvida… e melhor, já respondida.

De uma olhada nesse tópico:

http://www.guj.com.br/posts/list/11860.java

falows!!

n10

karakas, sinceramente se a primeira msg que eu tivesse postando num forum fosse respondida da maneira que essa esta sendo, eu acho que não ficaria muito animado pra voltar a esse forum não :? :?
me desculpem pela sinceridade…
afinal o kara é novo aki e não sabe das manhas ainda…

Jair_Rillo_Junior

n10:
karakas, sinseramente se a primeira msg que eu tivesse postando num forum fosse respondida da maneira que essa esta sendo, eu acho que não ficaria muito animado pra voltar a esse forum não :? :?

concordo plenamente.

amelotti:
Pessoal, estou começando a programar, então não tenho muita noção e por isso quero a ajuda de vocês. Pelo que li, as duas lingagens são muito boas, mas qual é a mais interessante pra programação Web? Java ainda é mais poderoso? PHP já está bem evoluido? e para aplicativos? o que dizem do PHP-GTK?
Obrigado

Bem vindo ao GUJ, aqui é um excelente local para tirar dúvidas, aprender coisas e conhecer novas tecnologias.
Sobre a sua pergunta, se você der uma pesquisada no fórum, isso já foi muito comentado aqui.
O que eu posso dizer é o seguinte, na minha opinião PHP e Java tem propósitos diferentes mas semelhantes (confuso não?), é questão de analisar realmente o requisito do seu software para decidir em qual linguaguem será implementado. Por exemplo, um simples site de cadastro de visitantes pode ser feito sem problemas usando PHP, agora algo maior, que envolve maior transação, cluster de servidores, etc etc etc, Java se encaixa melhor.
Minha principal dica é a seguinte, PHP é uma linguagem super simples de aprender, então de uma estudada nela e rapidinho você vai começar a fazer algumas coisas interessantes, estude também Java (essa ae a curva de aprendizado é bem maior) suas tecnologias, ferramentas, frameworks, etc etc etc… e daí você poderá tirar suas próprias conclusões e conseguirá realmente escolher qual linguagem/tecnologia é apropriada para seu negócio.

Z

ManchesteR, o X da questão é que ele pode não ter nenhum negócio/software/projeto, no qual possa se basear pra decidir qual linguagem é melhor. Ele pode está (e eu acredito que esteja) querendo saber qual o melhor ambiente, pra daí, sim, começar a estudar/programar.

A minha intenção quando disse “Isso tá me cheirando a ir em Buenos Aires e perguntar quem foi melhor, Pelé ou Maradona?” era dizer que, em um fórum de um grupo de usuarios de Java, a resposta vai ser tendenciosa na maioria dos casos. Do mesmo modo, ocorreria caso tivesse sido feita em um fórum de PHP.

T

Posso botar mais lenha na fogueira? Se tudo que ele quer fazer é um web site bem organizado, ou até um portal, em vez de usar Java ou PHP, pode usar o Zope (que é bastante organizado, fácil de usar, razoavelmente rápido e usa uma linguagem bastante acessível, que é o Python.)

Além disso ele também enfatiza a separação entre lógica de negócio e apresentação (se você precisa usar alguma lógica de negócio, deve ficar em um script Python separado de sua página HTML).

http://www.zope.org

Sei que o Zope é usado na intranet do Banco de Boston aqui no Brasil, com bons resultados.

Jair_Rillo_Junior

Olá thingol ,

eu ainda sou bastante “verde” em Python, mas pelo pouco que eu vi sobre ele, achei bastante interessante. Mas eu ainda fico com Java, pois além de eu conhecer melhor, em Java eu posso usar frameworks e ferramentas já prontas como Hibernate, Webwork, JUnit, Prevayler, Spring, AspectWeartz, etc etc etc.

obs: se já existirem ferramentas assim em Python me desculpe pois eu não conheço :oops:

Rubem_Azenha

de boa, em php misturasse muito código de programação com html… e em JSP isso pode praticamente não existir

kuchma

Hehehehe… cuidado - vice-versa tambem eh valido. Ou seja, quem quer produzir lixo nao se importa com os meios utilizados. :smiley:

Marcio Kuchma

Diogenes

Eh possivel retirar os scriptlets de paginas php?

danieldestro

No PHP eu criei umas classes e me ajudou muito. Creio que nas versões mais novas essa parte de classes melhorou, mas não sei quanto.

Segue os Link para dúvida Java x PHP:
http://www.guj.com.br/posts/list/16392.java
http://www.guj.com.br/posts/list/11860.java

caiofilipini

Trabalhei pouco tempo com PHP, mas eu usava uma classe chamada FastTemplate para separar as coisas…

Artigo de duas partes que me ajudou quando comecei a usá-la:
http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/247
http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/266

Dá pra organizar um pouco a bagunça. :wink:

[]'s

kuchma

Ate a epoca em que acompanhei nao existiam taglibs para PHP, se eh o que voce esta perguntando. :smiley:

Entretanto existem opcoes pra nao deixar virar bagunca, como o Daniel e o Caio comentaram. Eu nao justificaria a escolha do Java baseado nesse argumento. :smiley:

Java tem diversas vantagens - mas promover boas praticas de programacao NAO eh uma delas. Um programador organizado faz bem ate com Assembly. Em compensacao ja vi bastante tosquices em Java.

Marcio Kuchma

A

Eu queria agradecer às pessoas que tiveram a boa vontade de me responder e ajudar!
Com relação aos tópicos já postados, fiz uma pesquisa (bem porca, mas fiz…) e não tinha achado nada satisfatório…
Obrigado.
PS: pro cara que falou do Pelé ou Maradona, fui num site de PHP e fiz a mesma pergunta… :slight_smile:

kuchma

Vamos ver se eles sao totalmente neutros e imparciais como nos aqui do GUJ. :mrgreen:

Marcio Kuchma

Rubem_Azenha

se vc for num forum de linux vão falar que php é melhor pq é livre… aff…

php não se compara a java…

S

n10:
karakas, sinceramente se a primeira msg que eu tivesse postando num forum fosse respondida da maneira que essa esta sendo, eu acho que não ficaria muito animado pra voltar a esse forum não :? :?

Será que o guj ta se transformando em um fórum só para os “experientes”, onde qualquer novato que queira tirar suas dúvidas é logo reprimido ???

Rubem_Azenha

não é bem isso, é que o pessoal ta exagerando um pouco só…

é meio chato vc ver uma perguntas milhões de vezes ser repetidas…

fzampa

Posso dar uma idéia :?:

Meio tosca, meio locona, mas vai:

De manha, tira um tempo e estuda PHP.
De tarde, tira um tempo e estuda Java.

Vc vai aprender PHP mais rápido, é mais fácil (por exemplo, mandar um e-mail é só uma linha) e Java, se vc souber bem lógica de programação vc vai gostar mais, pq a tal da orientação a objetos é mto boa de se utilizar. É prazeroso criar suas classes, instanciar, ver seus filhos andarem e o melhor, usá-las novamente em outro projeto se houver necessidade. Em PHP eu nunca estudei a fundo pra saber se tem como fazê-lo.

Mas acho que fazer e conhecer os dois tb é uma boa. Sei lá, Java é mto bom, mas talvez PHP resolva seu problema. Tenta aeh…

Boa Sorte. 8)

Criado 17 de novembro de 2004
Ultima resposta 23 de nov. de 2004
Respostas 24
Participantes 15