Java ou Ruby?

Perguntinha…
Estou querendo desenvolver um sistema on-line em Java!
Mais estou com medo de ficar lento, pois Java é muito pesado e como as conexões brasileiras estao longe de serem boas… estou meio preucupado!!!

Dizem que o Ruby é muito mais rápido!!!
Será que é vantagem partir para Ruby ou posso continuar em Java que não vou ter problemas???

Tenho uma preucupação com o desempenho. Estou pensando em dar um grande foco ao CSS e Ajax.

Mais to medo de lá no servidor o processamento ficar limitado!!

:wink:
:wink:
:wink:
:wink:
:wink:
:wink:

Cara, a conexão limita a quantidade de dados que vai trafegar entre o cliente e o servidor. Assim, uma conexão mais rápida não influencia no processamento que ocorre no servidor. Segundo, dúvido muito (embora não possa provar) que Java é tão mais lento assim que Ruby, afinal, até onde eu sei, alguns interpretadores Ruby são feito em Java. É isso.

Cara,

Quando se fala de velocidade de Ruby(se estiver falando de Ruby On Rails) é relacionado ao desenvolvimento e não a performance da máquina virtual, que normalmente é mais lento que Java.

Depende de alguns fatores para que java fique mais lento em termos de aplicações:
[list]Application server [/list]
[list]tecnologias empregadas[/list]
[list]Componentes AJAX[/list]

Entretanto, se fizer tudo direitinho, não fica mais lento, pelo contrário, não perde em nada para uma aplicação feita em PHP (veja o fórum do UOL de Games - que está entre os 10 maiores do mundo). O Ruby sem Rails é bem mais rápido, mas não que com Rails tb não seja possível.

O pessoal costuma dizer que Rails é rápido por dois motivos:

  1. Não há parser de XML (arquivos de configurações),
  2. Existe mecanismos de cache que geram páginas estáticas.

Porém, novos frameworks Java estão deixando cada vez mais de usar XML e, se você criar um site protegido por senha, cacheamento de páginas não é recomendável (pra não dizer proibido).

Mas na real, se o usuário estiver usando uma conexão lenta, a única coisa que importa é “enxugar” os arquivos HTML, CSS, JS e imagens, ou seja, vai ter que ficar medindo tamanho de Kbytes das páginas e imagens e fazer de tudo pra diminuir. Existem algumas bibliotecas de minificação (minify), que corta espaços em brancos, deixando o arquivo na metade do tamanho. Acredito que é possível também fazer Gzip nas páginas, pois, se informar não-sei-o-quê no header os browsers descompactam sem o usuário perceber, mas não conheço tanto assim HTTP no “baixo nível”, vai ter que procurar no Google e ver se o que eu estou falando é verdade.

Tente também contar o número de cliques que o usuário dá pra fazer algo que ele precise. Se ocorrer muitos, tente refazer o fluxo de navegação para que o usuário encontre o que quer com menos cliques.

Entre Ruby e Java, escolha o que for mais confortável pra você. O que acontece no lado servidor não importa muito, compra o melhor servidor que dá e seja feliz.

Vlw pela resposta!!!

O que os seus amigos (reais ou virtuais) utilizam?

Seria interessante vc usar tecnologias as quais vc pode facilmente tirar duvidas com o colega do lado, por exemplo.

No mais, pegue uma das tecnologias e tente fazer um sistema bobo, uma lista de tarefas, uma agenda de contatos, etc. Sem falar que, para algumas coisas que queremos fazer, as vezes existem soluções prontas como o Drupal, Phpbb, Wordpress, etc.