JAVA P/ WEB como chego lá?

5 respostas
luo

Primeiramente quero dizer que estou estudando JAVA, eu já aprendi sobre “MAIN”, “VOID”, bibliotecas, classpath, javac, laços, condições, comentários, criar uma classe, metodos, propridades, printar na tela, Swing “JOPtionPane”, Applet, Classe String, verificar o tamanho de uma string, comparar a string para ver se é igual a outra, replace, trim, Classe Math, ler e gravar um txt e mais algumas outras coisas, sou programador em asp, mas em java ainda estou cherando leite, estou lendo um livro que não é atual mas estou aprendendo muitas coisas com ele o livro é “COMO PROGRAMAR JAVA 4ª EDIÇÃO”

A minha dúvida é a seguinte, eu quero programar JAVA para web, pois já sou programador asp, trabalho com JavaScript, CSS, XML, SQL, SQL SERVER, MYSQL, ACCESS, XHTML, então pra mim ficá entre “” mais fácil trabalhar com java para web, sei que asp é insignificante se comparado com java, sei que ainda tenho que estudar muito.

Sem mais delongas o que quero saber é o seguinte, quais são os requisitos da linguagem java, que preciso aprender para partir para Servlets e JSP

Pois sei que para eu programar para web preciso de alguns requisitos, mas quais são eles?

5 Respostas

marcosharbs

cara se vc conhece ja progrmacao e a sintaxe java e ja tem conhecimento de web vc deveria partir a estudar servlets e jsp que é a base de java pra web, recomendaria o livro Use a Cabeça: Servlets e JSP, ai como vc falou que já conhece javascript depois seria legal vc olhar um framework como struts ou JSF que vai lhe facilitar o processo de desenvolvimento e ai tem EJB tb que é pancada que conheco poco e mais coisas que vc poderia ir se aprofundando mais tarde, mas a base mesmo é servlets e jsp cara.

ignacio83

Cara… Se vc já viu tudo isso… Tenha certeza que aprendeu OO, se realmente aprendeu…

Acho que o vc precisa é justamente JSP e Servlet… E provavelmente vai precisar de JDBC ou algum ORM (JPA, Hibernate … ) para acesso ao Banco de Dados.

abelgomes

luo:
Primeiramente quero dizer que estou estudando JAVA, eu já aprendi sobre “MAIN”, “VOID”, bibliotecas, classpath, javac, laços, condições, comentários, criar uma classe, metodos, propridades, printar na tela, Swing “JOPtionPane”, Applet, Classe String, verificar o tamanho de uma string, comparar a string para ver se é igual a outra, replace, trim, Classe Math, ler e gravar um txt e mais algumas outras coisas, sou programador em asp, mas em java ainda estou cherando leite, estou lendo um livro que não é atual mas estou aprendendo muitas coisas com ele o livro é “COMO PROGRAMAR JAVA 4ª EDIÇÃO”

A minha dúvida é a seguinte, eu quero programar JAVA para web, pois já sou programador asp, trabalho com JavaScript, CSS, XML, SQL, SQL SERVER, MYSQL, ACCESS, XHTML, então pra mim ficá entre “” mais fácil trabalhar com java para web, sei que asp é insignificante se comparado com java, sei que ainda tenho que estudar muito.

Sem mais delongas o que quero saber é o seguinte, quais são os requisitos da linguagem java, que preciso aprender para partir para Servlets e JSP

Pois sei que para eu programar para web preciso de alguns requisitos, mas quais são eles?

achoq ue vc pode baixar umas apostilas no site da caleum e fazer por lá…achoq ue vc vai conseguir entender…

boa sorte :wink:

gomesrod

Olá,

Como você mesmo disse, existe uma boa diferença entre a simplicidade do ASP e a infinidade de recursos da linguagem Java e seus padrões, frameworks, etc etc.

Mas não precisa se acanhar não :slight_smile:
Se você já é um programador Web e conhece o básico de Java pode começar a brincar. Este tutorial de JSP, por exemplo, foi por onde comecei:

http://www.jsptut.com/

Só precisa instalar o servidor Tomcat (grátis) que você já vai sair criando algumas páginas dinâmicas em Java/JSP. Desde que você se atente ao seguinte:

• Essa é a forma mais “didática” de se fazer. O código fica cheio de trechos de script, expressões, aquela porqueira toda do ASP (hehe… sem ofensa, eu também já mexi com ASP). Depois você aprenderá outras formas mais limpas de criar suas páginas JSP (usando custom tags, padrão MVC, etc).
  • Acho legal começar criando em JSP para “sentir o gostinho”, mas depois não deixe de estudar um pouco de Servlets, entender como as coisas funcionam e como tudo começou.

Boa sorte!

luo

obrigado galera pela ajuda!

Criado 19 de dezembro de 2008
Ultima resposta 19 de dez. de 2008
Respostas 5
Participantes 5