Java para aplicações comerciais

Boa tarde

Sou novo aqui no forum e tambem sou principiante na linguagem JAVA (praticamente em programação tambem), e gostaria de saber um pouco mais sobre a linguagem.

Gostaria de saber, primeiramente, quais IDES e boas apostilas para que eu possa estar iniciando meus estudos. A respeito de IDEs, fui aconselhado por diversas pessoas a utilizar o NetBeans, embora esteja começando a utilizar ela agora.

Tambem gostaria de saber como utilizar a linguagem para desenvolvimento de aplicações comerciais e qual “rumo” deveria realmente tomar: Aplicações Web ou Aplicações Desktop??

Quais BDs são aconselhaveis para utilizar com a Linguagem e com a IDE NetBeans???

Muito Obrigado

Eu particularmente não gosto de netbeans, utilize eclipse

Quanto a WEB ou Desktop, depende para qual a finalidade e publico alvo

o eclipse é melhor, tanto por ser mais leve, quanto pra iniciante, ter menos coisas prontas

no netbeans, se der um new EJB Project, ele ja cria td os arquivos de configuracao e uma classe anotada ja…

pra vc q ta comecando agora, comece com java desktop, pega JSE, o principio de java, orientacao a objetos, depois da uma brincada com swing (Java Swing! rs), pra ai depois ir pegando algo web… pois tem mtos frameworks e isso vai te deixar confuso, maluco e assustado com Java, rs

Tudo bem MagnoRodrigues?

Para começar sugiro a apostila http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf, excelente material.

Quanto às IDEs é como perguntar qual marca de carro é melhor, qual linguagem é melhor, qual religião é melhor… cada um prefere uma.

Eclipse e Netbeans são excelentes, a grande quantidade de boas ferramentas gratuitas é um diferencial da linguagem Java, mas eu prefiro o IntelliJ IDEA que não é gratuito mas é excelente: http://www.jetbrains.com/idea/

Aplicações Comerciais, eu entendo que sejam aplicações de prateleira que você quer desenvolver e licenciar e/ou vender e talvez tenha uma pequena customização!

Se este for o caso, a tendência é as coisas irem para Web, então eu adotaria com certeza a tecnologia Java! (Inclusive foi o que adotei no negócio da minha esposa)

Agora se o perfil dos seus clientes, ou a necessidade da ferramenta for desktop, ai você tem que analisar com um pouco mais de calma, pois Java pode ser uma solução excelente como também pode não ser. Java Swing ou SWT é muito bom quando se tem a necessidade de multi-plataforma ou ainda reaproveitamento de código que será usado em multi-plataforma (imagina uma aplicação que tem módulo web que roda em servidor linux e módulo desktop que roda em windows e compartilham 50% dos objetos).

Porém se não existe esta necessidade, e for para desktop, talvez seja melhor cogitar outras coisas, como .NET (C#) por exemplo. Uma das vantagens de usar .NET é a facilidade de integração com o Windows e muitos recursos deste também.

Dependendo da onde for rodar também Java pode não ser a melhor escolha para multi-plataforma pois o consumo de memória pode ser alto e neste caso terá de partir para o C++ com algum framework para multi-plataforma tipo um QT ou wxWidgets…

Tudo depende da sua necessidade!

Em relação a como começar, já foi falado… comece pelo basico!

Já sobre IDE/Banco de Dados/Framework etc… neste ponto java tem um cardapio imenso de opções… quase tudo é compativel com Java hoje em dia… sem dizer muita coisa em C/C++ que tem alguma integração com Java, utilizando as bibliotecas nativas.

Tudo bem pessoal…

Minha finalidade primeiramente são aplicações desktop, fiz a pergunta realmente para tirar a duvida. felipef

Igor_ks, muito obrigado pelo conselho. Vendo que estou realmente começando com Java, devo aprender muita coisa. Tive uma pessima experiencia utilizando Visual Studio que completa quase tudo que vc faz, apesar de ser uma ótima IDE.

Daveiga, ja estou começando a ler a apostila que me aconselhou, pelo que vi ela tem ótimas referencias.
E Concordo com o que diz sobre IDE e Linguegem de Programação.

Agradeço novamente pessoal, Muito Obrigado!!

Um dos maiores benefícios do Java é ser uma plataforma open-source, o que significa que há muita gente pra ajudar, não importa o que vc está desenvolvendo!!!

[quote=jmmenezes]Aplicações Comerciais, eu entendo que sejam aplicações de prateleira que você quer desenvolver e licenciar e/ou vender e talvez tenha uma pequena customização!

Se este for o caso, a tendência é as coisas irem para Web, então eu adotaria com certeza a tecnologia Java! (Inclusive foi o que adotei no negócio da minha esposa)

Agora se o perfil dos seus clientes, ou a necessidade da ferramenta for desktop, ai você tem que analisar com um pouco mais de calma, pois Java pode ser uma solução excelente como também pode não ser. Java Swing ou SWT é muito bom quando se tem a necessidade de multi-plataforma ou ainda reaproveitamento de código que será usado em multi-plataforma (imagina uma aplicação que tem módulo web que roda em servidor linux e módulo desktop que roda em windows e compartilham 50% dos objetos).

Porém se não existe esta necessidade, e for para desktop, talvez seja melhor cogitar outras coisas, como .NET (C#) por exemplo. Uma das vantagens de usar .NET é a facilidade de integração com o Windows e muitos recursos deste também.

Dependendo da onde for rodar também Java pode não ser a melhor escolha para multi-plataforma pois o consumo de memória pode ser alto e neste caso terá de partir para o C++ com algum framework para multi-plataforma tipo um QT ou wxWidgets…

Tudo depende da sua necessidade![/quote]

Jmmenezes, escolhi essa linguagem, por ter sido bem recebida recentemente, sem falar que no curso em que faço, ele é totalmente disciplinado nesta linguagem, excetuando-se WEB, onde não é muito aprofundado.

Estou, por enquanto, entrando em período de estudos, mas pretendo utilizar a linguagem um pouco mais adiante para trabalhar como desenvolverdor.

PS: Sim, só aprendi a citar alguem agora.

Este tambem é um dos grandes motivos para eu estar aderindo, principalmente por estar começando e toda ajudar ser otimamente bem-vinda, heheh.

Isso que o Sansalone falou deve mesmo ser levado em consideração, há muita solução de qualidade disponível gratuitamente.

Exatamente, são ideias de várias pessoas que são agrupadas e resultam em softwares de qualidade!

MagnoRodrigues, não se arrependerá de se aprofundar no Java! Existem muitas pessoas e muitos recursos que poderão te ajudar! Particularmente, a melhor coisa que fiz na minha carreira profissional foi ter escolhido a plataforma Java como plataforma principal!

:smiley:

[quote=Sansalone]MagnoRodrigues, não se arrependerá de se aprofundar no Java! Existem muitas pessoas e muitos recursos que poderão te ajudar! Particularmente, a melhor coisa que fiz na minha carreira profissional foi ter escolhido a plataforma Java como plataforma principal!

:smiley: [/quote]

Muito Obrigado Sansalone, tenho tido ótimas referências faz algum tempo. Vejo que terei muito o que aprender e muito o que estudar. Obrigado a todos que ja me deram um ponto inicial.

Até mais pessoal.

:slight_smile:

netbeans=desktop. eclipse=web

[quote=MagnoRodrigues]Boa tarde

Sou novo aqui no forum e tambem sou principiante na linguagem JAVA (praticamente em programação tambem), e gostaria de saber um pouco mais sobre a linguagem.

Gostaria de saber, primeiramente, quais IDES e boas apostilas para que eu possa estar iniciando meus estudos. A respeito de IDEs, fui aconselhado por diversas pessoas a utilizar o NetBeans, embora esteja começando a utilizar ela agora.

Tambem gostaria de saber como utilizar a linguagem para desenvolvimento de aplicações comerciais e qual “rumo” deveria realmente tomar: Aplicações Web ou Aplicações Desktop??

Quais BDs são aconselhaveis para utilizar com a Linguagem e com a IDE NetBeans???

Muito Obrigado[/quote]

O pessoal indicou apostila. IDE’s acho que é como disseram, cada um tem uma opinião. Sugiro instalar o Eclipse e o Netbeans e ver qual você gosta mais.
Web ou desktop, acho que pode ser as duas. Sugiro começar com um pouco de desktop e depois ver Web. Mas uma aplicação Java pode ser mista ou híbrida (ter interfaces desktop e web para a mesma aplicação).
Banco da dados acho que pode ser qualquer um, pelo menos os relacionais (Oracle, SQL Server, MySQL, Postgree, DB2, etc.) - a conexão será em geral via JDBC. Mas isso você irá ver.

[quote=al.barbosa][quote=MagnoRodrigues]Boa tarde

Muito Obrigado[/quote]

O pessoal indicou apostila. IDE’s acho que é como disseram, cada um tem uma opinião. Sugiro instalar o Eclipse e o Netbeans e ver qual você gosta mais.
Web ou desktop, acho que pode ser as duas. Sugiro começar com um pouco de desktop e depois ver Web. Mas uma aplicação Java pode ser mista ou híbrida (ter interfaces desktop e web para a mesma aplicação).
Banco da dados acho que pode ser qualquer um, pelo menos os relacionais (Oracle, SQL Server, MySQL, Postgree, DB2, etc.) - a conexão será em geral via JDBC. Mas isso você irá ver.
[/quote]

Obrigado pelo conselho sobre IDEs e BDs al.barbosa. Estava mesmo pensando em usar o MySQL, por ser, em parte, freeware. Mas tambem em utilizar SQL Server, ja que estou familiarizado, pois utilizei em em uma aplicação C#.

Valew!!