Pessoal, sou novato em java e gostaria de saber quais as reais vantagens de se usar java para desenvolvimento de aplicações desktop. Como ainda programo muito em VB, especialmente em aplicações comerciais e erp’s, fiquei um pouco preocupado com o uso da linguagem java para esse tipo de aplicação, pois, a principio - e posso estar enganado - a curva de desenvolvimento/custo de um sistema em Java é bem maior que os sistemas desenvolvidos em linguagens como o VB e Delphi. Sei que existe o atenuante da “independência de plataforma”, porém um cliente que tem todo seu parque de máquinas rodando sob a plataforma windows (ex. VB + Oracle), não vai da noite pro dia jogar todo o investimento efetuado e trocar tudo para Linux ou qualquer outro sistema. Sei também que os sistemas que estão atualmente rodando não precisam refeitos em Java, simplesmente porque o Java é melhor, afinal de contas o sistema está atendendo o cliente. Vejo o Java como uma forma de agregar valor ao sistema, especialmente no desenvolvimento de novos módulos, buscando integração com a Web. Sei que estou sendo um pouco pessimista, mas lembrem-se que estou tentando quebrar meus paradigmas - ainda fortemente ligados a aplicações desktop - e também estou tentando enxergar o problema com uma visão mais crítica, voltada especialmente ao fator custo/benefício, que é a forma como as empresas olham para a informática hoje em dia.
Agradeço a todos que postarem suas opiniões, pois busco uma orientação nessa nova fase que iniciei.
Um abraço a todos, de mais um Javaniano !