ulysses:
eu lhe recomendo o Framework ZK, tu não precisa saber xml e nem usar java script nas tuas paginas,
tu tem apenas que saber apenas o básico, que o zk faz o resto pra vc :D
Ok, agora me diga quantas empresas desenvolvem seus sistemas baseados em ZK?
Veja, não estou dizendo que ele é ruim, apenas que o uso pode ser restrito a projetos pessoais.
Além do mais, mais cedo ou mais tarde, obrigatoriamente, sempre acabamos nos deparando com a necessidade de utilizar um JSF 1 ou 2, um Struts 1 ou 2, um Hibernate, um Spring e, fatalmente, precisaremos saber de xml.
Sem contar que javascript puro é essencial para compreender as minúcias de coisas como jQuery (ou afins) e ajax.
Por que digo isso?
Simplesmente por odiar xml, por detestar gambiarras em javascript e css para cross browsers e por ter tido que brigar muito com arquivos xml de configuração do spring, hibernate e struts. Além de muita pancada em css e js, com ou sem prototype (um framework jQuery-like), mesmo sendo 120% focado em lógica e tendo ojeriza a design.
Um bom profissional precisa ser maleável o suficiente para conseguir se adaptar ao meio onde terá de trabalhar, no nosso caso, isso implica encarar coisas péssimas e maravilhosas.
Enfim, respondendo ao autor, todos os frameworks web são construídos em cima dos fundamentos de jsp/servlets e javabeans. sejam eles action-based ou não, full stack ou não, usem jsp ou xhtml. Quanto maior o teu conhecimento no funcionamento e nas estruturas de servlets (jsp é uma servlet diferentona), melhor será a facilidade em assimilar e conseguir utilziar os recursos dos frameworks.