Olá
Importante: nunca confunda aplicações desktop com aqueles programinhas antigos que funcionavam isoladamente como o antigo e obsoleto pacote Office da Microsoft. Pode estar certo, não há mais sentido neles. Até um tocador de MP3 precisa ser compartilhado na web para você dividir bons momentos com sua namorada no Arzeibaijão.
Sim, vá em qualquer agência dos Correios e veja o Banco Postal rodando. Se você for de São Paulo pode passar também em qualquer Droga Raia. Poderia citar dezenas de exemplos mas cito só mais um: o instalador do Oracle.
Não, VB não sei bem para que serve no mundo corporativo que o Java freqüenta e para dizer a mais pura verdade não conheço muitos casos assim. Delphi, quase a mesma resposta. Apesar de ser muito melhor do que o VB, o Delphi não tem as mesmas facilidades para aplicações distribuídas como são TODAS aquelas desenvolvidas hoje em dia.
Tolice, o servidor HTTP mais rápido que tenho notícia é feito em Java.
Absolutamente não entendi. Se você estivesse falando do VB que a Microsoft altera um monte de coisas em cada versão eu concordaria.
Não, com VB e Delphi geralmente são feitos aqueles programinhas do milênio passado onde tudo ficava confinado aos redutos de uma rede local. Como sempre digo aqui, seria completa bobagem o dono de uma pequena pastelaria usar um programinha assim pois no caso de viajar para o Japão não poderia mais acompanhar seus negócios.
Depende de como acessa. Podem ser tão ruins como o VB. Mas com um pouquinho de esperteza são melhores.
[]s
Luca