Java para desktop

Pessoal, gostaria de saber se JAVA, avaliando custo-benefício-tempo-suporte, é realmente interessante nas aplicações Desktop, isso em comparação outros como Delphi e Visual.

Valeu amigos.

Depende muito do tamanho da aplicação.
mas no geral, na minha opinião, NÃO

Se vc desenvolve completamente para Window$ e não tem problema com licenças, acho que é muito mais “rápido” utilizar um Delphi da vida. Programar em Java, seja Desktop ou Cliente-Servidor, vai exigir um nível de conhecimento da linguagem muito maior do que vc vai precisar para desenvolver um aplicativo em Delphi, por exemplo.

Até mais!

Claro que sim. Existem dezenas de aplicações feitas com Java por aí.

Com VB e Delphi você faz muita coisa no arrasta e solta, não cria independência de camadas e etc. Pode fazer algo muito rapidamente, mas a manutenção torna-se algo terrível.

Mesmo em Java você tem algumas ferramentas que também fazem isso para você.

A questão de ser bom ou não vai depender dos desenvolvedores e/ou analistas. Se esses souberem aplicar os patterns corretamente tanto deskop quanto web são beneficiados.
A questão é pensar em componentização do sistema, divisão de camadas, etc. No final vc ganha em robustez, portabilidade, facilidade de manutenção, …

Você pode “tranquilamente” utilizar java como tantas outras linguagens e transformar seu código num LIXO, isso vc decide.

Pense comigo na questão das camadas:
:arrow: Camada de persistência
:arrow: Camada de Negócio
:arrow: A View que vc quiser( Web / Desktop)

Verdade. Em Java vc consegue fazer coisas mais interessantes e mais rapido, e ainda de um jeito que a manutenção fica mto mais facil e ainda mais facil ainda aprimorar ela.
Isso sem contar as maquiagens ( diga-se look and feel )…

:smiley:

Em VB vc pode ateh montar uma coisa bem rapido, mas com certeza não vai ser tão rico qto java, principalmente no quesito estrutura para manutenção e distribuição. :smiley:

Flw!