Java para engenharia

Boa tarde.

Sou iniciante em Java, mas já programei em Pascal, portanto tenho noções de programação.
Gostaria de saber se é possível adquirir dados de coletores tipo: sensores de temperatura, vazão, etc. Através do Java? É possível criaraplicações de automação industrial desta maneira?

Sou estudante de engenharia química e estou a tentar desenvolver uma linha para meu trabalho de conclusão.

Qualquer informação será útil.

Grato pela atenção.

Claro que é possível!

Inclusive, java é usado em muitos equipamentos de monitoramento e de automação.

Abraços.

Olá,

Não sei se vai te ajudar, mas existe um projeto da Sun muito legal com esse tipo de interação entres sensores.
É o SunSPOT.

:wink:

[quote=niltonjr]Boa tarde.

Sou iniciante em Java, mas já programei em Pascal, portanto tenho noções de programação.
Gostaria de saber se é possível adquirir dados de coletores tipo: sensores de temperatura, vazão, etc. Através do Java? É possível criar aplicações de automação industrial desta maneira?

Sou estudante de engenharia química e estou a tentar desenvolver uma linha para meu trabalho de conclusão.

Qualquer informação será útil.

Grato pela atenção.[/quote]

sim, faço Engenharia de Computação… e temos diversos projetos relacionados a Elétrica, onde criamos programas em diversas linguagens, e Java é uma delas…

pode usar porta Serial, USB, paralela, vc encontra sobre as APIs dela no google mesmo…
meu TCC esta sendo feito em Java tb… =)