rafafrank:
@rmendes08
Eu ja percebi isso, criei algumas apps aqui para a faculdade, elas eram extremamente simples, mas como eu gosto de fazer o mais completo possível, eu vi que por mais simples que a interface possa aparentar, o mecanismo que roda por traz dela as vezes pode ser um Iceberg.
Mas aproveitando sua experiência com Java ERP, como é a comunicação entre a DB e a VM? Perde alguma coisa na questão de agilidade comparado com C++? E na parte da interface gráfica(Swing), ele não “laga”? Fiz aqui alguns programas mais complexos na parte da interface gráfica, e tive alguns problemas para abrir novos JFrames, a interface “lagava” um pouco, e aparentemente não havia nenhum erro de código que pudesse causar o delay… Como um software mais complexo com Swing se comporta (Se é que vcs usam Swing).
Grato pela atenção!
Na prática, quem faz a comunicação entre DB e aplicação é o driver JDBC, que é específico para cada banco. Ou seja, o acesso a banco não é algo embutido na JVM, é uma biblioteca externa que faz isso. Se uma biblioteca usa Java puro ou usa algum código nativo para fazer essa comunicação, depende também de cada driver em particular.
Sinceramente, eu nunca fiz essa comparação entre Java e C++ acessando o banco de dados. O que posso te dizer é que nunca tivemos problemas com relação a isso, aliás, os principais sistemas transacionais do mundo são feitos em Java. Nesse aspecto você pode ficar tranquilo.
No meu caso, o ERP em que eu trabalho é um ERP Web. Assim, a interface dele é feita principalmente em Adobe Flex, mas já estamos migrando para GWT. Agora, se você quer fazer algo desktop, pode ser que valha a pena a dar uma olhada no JavaFX ou no Glass, que são apis mais novas para a interface do Java.