Java para ERP

9 respostas
R

Eai pessoal do Guj! Já adianto minhas desculpas se postei no lugar errado. Enfim, estou querendo começar um novo empreendimento, e gostaria de saber se java é uma boa opção para softwares ERP. Eu gosto muito de Java, principalmente a parte de rodar em quase qualquer plataforma, fora a Sintaxe, mas eu também sei que ele é meio “fraco” na questão de manuseio de sistema, já que roda em uma VM. Então fiquei em duvida entre java e C++. Como sou meio “newbie”, porém dedicado e curioso, peço um pouco da experiência de vocês para me ajudar nesta decisão.

Grato pela atenção!

9 Respostas

rmendes08

É perfeitamente possível construir um ERP com Java. Digo isso porque trabalho justamente em um ERP feito em Java, e já temos o produto instalado em vários clientes pelo Brasil.

Agora, em termos de empreendimento, não sei se ERP é uma boa. As empresas que estão estabelecidas começaram há pelo menos 15 anos. Acho que para quem quer empreender não há mercado melhor do que o de aplicativos para dispositivos móveis.

O que você quis dizer exatamente nessa frase ?

drsmachado

Argumentos lógicos e racionais para tal afirmação?
A JVM é justamente o ponto que define as funcionalidades do java.
Ela é a responsável por coisas como a limitação de memória, impedindo que um único método de um único programa “mate” a máquina.
Acho que você precisa entender que não existe linguagem ruim, existem pessoas incapazes de realizarem boas programações com as linguagens existentes.

R

Argumentos lógicos e racionais para tal afirmação?
A JVM é justamente o ponto que define as funcionalidades do java.
Ela é a responsável por coisas como a limitação de memória, impedindo que um único método de um único programa “mate” a máquina.
Acho que você precisa entender que não existe linguagem ruim, existem pessoas incapazes de realizarem boas programações com as linguagens existentes.

Pra que tanta agressividade? Enfim, nunca quis sequer passar a impressão de dizer que java é ruim, mas respondendo a parte na qual me expressei mal… O “fraco” que eu digo do java, é porque eu precisei fazer um Direct 3D Overlay e um Keyboard Hook em um programa em Java, e não tive como fazer isto puramente em java, tive que usar bibliotecas mistas de C + Java e incluir Dlls, já que pelo que li e pesquisei o java não teria acesso direto ao sistema “hospedeiro”. (Isso é até onde EU sei, e como não sou dono da razão, vim justamente pedir auxilio a pessoas mais experientes…).

@Rmendes, amigo, muito obrigado pela sua dica do ERP, a verdade é que eu quero fazer isso tudo interligado, ERP+ Site+ Mobile, como sou bem curioso e gosto muito mesmo de programar eu tenho bastante tempo e vontade de fazer isto dar certo, apesar do trabalho que provavelmente irá me dar.

Obrigado a todos pelas respostas. Se alguém tiver mais alguma sugestão fico grato.

rmendes08

Ah sim. Como diz o ditado “nada é de graça”. Abstrair o hardware + SO com uma VM traz grandes vantagens, como portabilidade e no caso do Java, robustez e escalabilidade. O preço que se paga é abrir mão de recursos específicos de hardware.

Mas voltando ao tópico do ERP … Eu não gosto de ficar jogando água fria no projeto de ninguém, mas é que ERP’s precisam de um volume de trabalho muito grande, por mais básico que ele seja, um sistema com emissão de notas, controle de estoque, fluxo de caixa e contabilidade leva um bom tempo para ser desenvolvido. Isso contando com uma boa arquitetura e um bom framework.

Na minha opinião, sistemas mais simples, para nichos específicos e para empresas com informatização rudimentar são uma boa. Mesmo estes sistemas oferecem um trabalho razoável.

R

@rmendes08

Esse lance de jogar água fria no projeto, pode ser que esteja apagando um “fogo de palha” que resultaria em perda de tempo e frustrações, justamente por isso que vim aqui pedir auxilio a pessoas experientes na questão. Fico mais uma vez agradecido pela dica, e agora então vou deixar um pouco de lado a questão do ERP e me focar justamente nisto que vc falou (Mobile e Apps simples e diretas para o cliente).

Grato pelas respostas, se tiverem mais sugestões agradeço!

rmendes08

rafafrank:
@rmendes08

Esse lance de jogar água fria no projeto, pode ser que esteja apagando um “fogo de palha” que resultaria em perda de tempo e frustrações, justamente por isso que vim aqui pedir auxilio a pessoas experientes na questão. Fico mais uma vez agradecido pela dica, e agora então vou deixar um pouco de lado a questão do ERP e me focar justamente nisto que vc falou (Mobile e Apps simples e diretas para o cliente).

Grato pelas respostas, se tiverem mais sugestões agradeço!

Sim, você vai ver que desenvolver um produto de qualidade é bem difícil, por mais simples que ele seja. Na verdade, tornar um produto simples é o verdadeiro desafio. O mercado de mobile está bombando justamente por causa disso: as aplicações de maior sucesso são simples e funcionais.

R

@rmendes08

Eu ja percebi isso, criei algumas apps aqui para a faculdade, elas eram extremamente simples, mas como eu gosto de fazer o mais completo possível, eu vi que por mais simples que a interface possa aparentar, o mecanismo que roda por traz dela as vezes pode ser um Iceberg.

Mas aproveitando sua experiência com Java ERP, como é a comunicação entre a DB e a VM? Perde alguma coisa na questão de agilidade comparado com C++? E na parte da interface gráfica(Swing), ele não “laga”? Fiz aqui alguns programas mais complexos na parte da interface gráfica, e tive alguns problemas para abrir novos JFrames, a interface “lagava” um pouco, e aparentemente não havia nenhum erro de código que pudesse causar o delay… Como um software mais complexo com Swing se comporta (Se é que vcs usam Swing).

Grato pela atenção!

rmendes08

rafafrank:
@rmendes08

Eu ja percebi isso, criei algumas apps aqui para a faculdade, elas eram extremamente simples, mas como eu gosto de fazer o mais completo possível, eu vi que por mais simples que a interface possa aparentar, o mecanismo que roda por traz dela as vezes pode ser um Iceberg.

Mas aproveitando sua experiência com Java ERP, como é a comunicação entre a DB e a VM? Perde alguma coisa na questão de agilidade comparado com C++? E na parte da interface gráfica(Swing), ele não “laga”? Fiz aqui alguns programas mais complexos na parte da interface gráfica, e tive alguns problemas para abrir novos JFrames, a interface “lagava” um pouco, e aparentemente não havia nenhum erro de código que pudesse causar o delay… Como um software mais complexo com Swing se comporta (Se é que vcs usam Swing).

Grato pela atenção!

Na prática, quem faz a comunicação entre DB e aplicação é o driver JDBC, que é específico para cada banco. Ou seja, o acesso a banco não é algo embutido na JVM, é uma biblioteca externa que faz isso. Se uma biblioteca usa Java puro ou usa algum código nativo para fazer essa comunicação, depende também de cada driver em particular.

Sinceramente, eu nunca fiz essa comparação entre Java e C++ acessando o banco de dados. O que posso te dizer é que nunca tivemos problemas com relação a isso, aliás, os principais sistemas transacionais do mundo são feitos em Java. Nesse aspecto você pode ficar tranquilo.

No meu caso, o ERP em que eu trabalho é um ERP Web. Assim, a interface dele é feita principalmente em Adobe Flex, mas já estamos migrando para GWT. Agora, se você quer fazer algo desktop, pode ser que valha a pena a dar uma olhada no JavaFX ou no Glass, que são apis mais novas para a interface do Java.

R

@rmendes08

Grato mais uma vez ao seu reply!

Criado 21 de maio de 2012
Ultima resposta 22 de mai. de 2012
Respostas 9
Participantes 3