Java para Games (Basico)

7 respostas
Jorge_Almeida

Ola pessoal, estou querendo iniciar no desenvolvimento de games com Java. Minha duvida é a seguinte,
tentei rodar um exemplo basico com Java3D mas no momento da execucao ele pede algumas dlls.

Notei que a distribuicao do Java3D, JOGL e JMonkey possuem jars e dlls. Vcs sabem como apontar para essas dlls em tempo de desenvolvimento usando o Eclipse?

7 Respostas

alucardeck

bom… meu tcc esta sendo um projeto de jogo usando IA feito em jMonkeyEngine

lah no proprio site www.jmonkeyengine.com na parte de WIKI…
tem um tutorial ensinando a rodar o jME no eclipse sem problemas =)

sobre os jogos na net q vc pega com src aberto… geralmente causam muitos erros, por falta de configuração da sua IDE… mas ai cada caso é um caso, não existe formula magica pra rodar todos…
tem q analizar o problema e ver oq esta faltando em qual pasta e etc…
poste o erro q talvez possamos ajudar… flw

Jorge_Almeida

O problema eh o seguinte, codifiquei um exemplo basico com Java3D, mas no momento de executar ele diz que nao encontrou um dll. A distribuicao do Java3D vem com jars e dlls, minha pergunta eh onde coloco essas dlls.

alucardeck

geralmente vem com algum DOC explicando se tiver algo de absurdo (gambiarra) a ser feito…
se não, creio q basta vc jogar numa basta chamada LIB… ou qqer outro nome q venha jah no src do jogo…

se o programador fez algo bem feito, não creio q precise de nenhuma gambiarra extraordinaria pra fazer o programa executar…

os jogos em jME exigem q vc coloque uma das libs como “native”… não lembro qual jah q não consigo acessar o site do jme aki do serviço… por isso q estou falando pra vc verificar no site do jME na sessão wiki, lah tem tutoriais q podem esclarecer algumas duvidas sobre isso…

EDIT:
outra coisa… no console do eclipse… não diz nada onde deveria estar essa dll ?

tipo…
Não encontrou arquivo dll em C:\workspace\jogo\libs\teste.dll
algo assim…

de qqer forma deve ser algo mais intuitivo

Fox_McCloud

Opa… não tem gambi não…

Para trabalhar com JOGL ou outras tecnologias similares, é utilizado JNI (Java Native Interface), e você precisa sim dizer ao Java onde estão as dlls onde as classes com métodos nativos irão buscar as funções.

Veja imagem em anexo, como fazer isso no Eclipse!

• Clique com o botão direito no projeto e escolha “Properties”
  • Do lado esquerdo da janela de propriedades escolha “Java Build Path”
  • Clique na aba “Libraries”
  • Após adicionar os JARs das bibliotecas nativas (como o JOGL), abra as subopções dos jars que utilizam as dlls clicando no “+”
  • Clique em “Native Library Location”
  • Clique no botão “edit” que ficará habilitado
  • Escolha a pasta que contém as dlls, pode ser de um diretório externo ou do próprio workspace (você pode colar tudo, jars e dlls na pasta lib do seu projeto sem problemas)
  • Dê os OKs e pronto, suas bibliotecas estão associadas às dlls

Fox_McCloud

Abaixo algumas referências (livros) muito, muito boas para aprender a desenvolver jogos em Java:

Killer Game Programming in Java (disponível gratuitamente na web)

Pro Java 6 3D Game Development (disponível gratuitamente na web)

Developing Games in Java (“encontrável gratuitamente” na web em PDF)

alucardeck

ainda prefiro usar jME
doq o proprio Java3d… =)

jah li os 3 livros… recomendo dar uma boa lida para entender como os jogos funcionam…

Jorge_Almeida

Valeu Fox McCloud, tuas dicas me ajudaram bastante.

Criado 14 de julho de 2008
Ultima resposta 14 de jul. de 2008
Respostas 7
Participantes 3