Ola pessoal, estou querendo iniciar no desenvolvimento de games com Java. Minha duvida é a seguinte,
tentei rodar um exemplo basico com Java3D mas no momento da execucao ele pede algumas dlls.
Notei que a distribuicao do Java3D, JOGL e JMonkey possuem jars e dlls. Vcs sabem como apontar para essas dlls em tempo de desenvolvimento usando o Eclipse?
bom… meu tcc esta sendo um projeto de jogo usando IA feito em jMonkeyEngine
lah no proprio site www.jmonkeyengine.com na parte de WIKI…
tem um tutorial ensinando a rodar o jME no eclipse sem problemas =)
sobre os jogos na net q vc pega com src aberto… geralmente causam muitos erros, por falta de configuração da sua IDE… mas ai cada caso é um caso, não existe formula magica pra rodar todos…
tem q analizar o problema e ver oq esta faltando em qual pasta e etc…
poste o erro q talvez possamos ajudar… flw
Jorge_Almeida
O problema eh o seguinte, codifiquei um exemplo basico com Java3D, mas no momento de executar ele diz que nao encontrou um dll. A distribuicao do Java3D vem com jars e dlls, minha pergunta eh onde coloco essas dlls.
alucardeck
geralmente vem com algum DOC explicando se tiver algo de absurdo (gambiarra) a ser feito…
se não, creio q basta vc jogar numa basta chamada LIB… ou qqer outro nome q venha jah no src do jogo…
se o programador fez algo bem feito, não creio q precise de nenhuma gambiarra extraordinaria pra fazer o programa executar…
os jogos em jME exigem q vc coloque uma das libs como “native”… não lembro qual jah q não consigo acessar o site do jme aki do serviço… por isso q estou falando pra vc verificar no site do jME na sessão wiki, lah tem tutoriais q podem esclarecer algumas duvidas sobre isso…
EDIT:
outra coisa… no console do eclipse… não diz nada onde deveria estar essa dll ?
tipo…
Não encontrou arquivo dll em C:\workspace\jogo\libs\teste.dll
algo assim…
de qqer forma deve ser algo mais intuitivo
Fox_McCloud
Opa… não tem gambi não…
Para trabalhar com JOGL ou outras tecnologias similares, é utilizado JNI (Java Native Interface), e você precisa sim dizer ao Java onde estão as dlls onde as classes com métodos nativos irão buscar as funções.
Veja imagem em anexo, como fazer isso no Eclipse!
Clique com o botão direito no projeto e escolha “Properties”
Do lado esquerdo da janela de propriedades escolha “Java Build Path”
Clique na aba “Libraries”
Após adicionar os JARs das bibliotecas nativas (como o JOGL), abra as subopções dos jars que utilizam as dlls clicando no “+”
Clique em “Native Library Location”
Clique no botão “edit” que ficará habilitado
Escolha a pasta que contém as dlls, pode ser de um diretório externo ou do próprio workspace (você pode colar tudo, jars e dlls na pasta lib do seu projeto sem problemas)
Dê os OKs e pronto, suas bibliotecas estão associadas às dlls