Java para iniciante

7 respostas
L

:arrow: 1º) Ola pessoal, eu gostaria de saber se vocês tem alguma apostila basica que tenha os comandos do java e para que eles servem, ou algum link onde eu possa baixar…

:arrow: 2º) Outra coisinha…
Na faculdade começamos agora com a linguagem java…
E eu estou com um problema em um exercicio…

Neste exercicio pede para adicionar ao vetor “prec” 4 um valor, e para o vetor desc [4] (desconto) tbm adicionar valores… E para completar e para formar uma tabela com o preço e o desconto e o resultado… preço - desconto = Resultado…

Eu fiz isso so que esta aparecendo erro no programa, no caso estamos usando o JDK, fazemos no bloco de notas e compilamos e rodamos no MS DOS… Segue a baixo o programa…

=====================

[color=red]

public class exArray6 {

public static void main(String args[]){
double prec[] = new double [4];

double desc[] = new double [4];

int I[] = new int [4];
prec[0] = 40.5;

prec[1] = 30.3;

prec[2] = 12.6;

prec[3] = 100;
desc[0] = 50;

desc[1] = 30;

desc[2] = 20;

desc[3] = 50;

System.out.println("Preco: " + prec[0] + " " + prec[1] + " " + prec[2] + " " + prec[3]);
System.out.println("Desconto: " + desc[0] + " " + desc[1] + " " + desc[2] + " " + desc[3]);

I = 0;

for (double I=0; I<4; I++){

System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " ");

}

}
}

[/color]

Esta em uma forma bem simples pq são as primeiras aulas, mas assim ele ja roda… O problema e que o prof nao ensinou mta coisa ainda e tivemos que sair correndo atrás de fontes para conseguir faze-lo :-o

Espero que vcs me ajudem
Obrigada desde já :slight_smile:

7 Respostas

ramilani12

Seja bem vinda ao forum
Bom aconselho vc a comprar o livro Java Como Programar do Deitel vale o investimento

Nos indique qual o erro?

Ps: da proxima vez coloque seus códigos entre as tags

Bravox

Em relação a apostila tem a do pessoal da caelum

http://www.caelum.com.br/caelum/curso-11.jsp

agora em relação ao seu codigo tem alguns erros de sintaxe nele eu dei uma arrumada da uma olhada nas diferenças e qualquer duvida coloca ai

public class exArray6 {

public static void main(String args[]){

double prec[] = new double [4];
		double desc[] = new double [4];
		//int I[] = new int [4];

prec[0] = 40.5;
		prec[1] = 30.3;
		prec[2] = 12.6;
		prec[3] = 100;

desc[0] = 50;
		desc[1] = 30;
		desc[2] = 20;
		desc[3] = 50;

System.out.println("Preco: " + prec[0] + " " + prec[1] + " " + prec[2] + " " + prec[3]);
		System.out.println("Desconto: " + desc[0] + " " + desc[1] + " " + desc[2] + " " + desc[3]);

//I = 0;

for (int i = 0; i < 4; i++){

System.out.println(" Resultado " + " " +  prec[i] * desc[i]/100  + " ");

}

}
}

eu cometei o seu array de inteiros pq não entendi a sua utilização no código e procure se acostumar com a moneclatura usual para escrever código java . Por exemplo o Nome da Classe Sempre Começa com a Primeira letra maiúscula ( não que seja obrigatório ) , variavéis são declaradas com letras minúsculas e ai vai ....

qualquer coisa estamos ai

bravox

L

C:\lilian>javac exArray6.java exArray6.java:23: ')' expected System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " "); ^ exArray6.java:23: not a statement System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " "); ^ exArray6.java:23: ';' expected System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " "); ^ 3 errors

Esses sao os erros no meu programa…
Mas é meio doido pq parece que nao indica exato o erro.

Bravox o int que vc nao entendeu, é que antes de java eu aprendi a linguagem C ai como tem algumas coisas parecidas eu pensei que assim seria certo fazer, mas ja vi que nao ne hehe…
Gostei do conteudo da apostila que voce me passou ja esotu baixando ela, muito obrigada pela sua atenção… :wink:

Muito obrigada ramilani… Nas proximas vou usar as tags pode deixar hehe.

ramilani12

lilian.aline:
C:\lilian>javac exArray6.java exArray6.java:23: ')' expected System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " "); ^ exArray6.java:23: not a statement System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " "); ^ exArray6.java:23: ';' expected System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " "); ^ 3 errors

Esses sao os erros no meu programa…
Mas é meio doido pq parece que nao indica exato o erro.

Bravox o int que vc nao entendeu, é que antes de java eu aprendi a linguagem C ai como tem algumas coisas parecidas eu pensei que assim seria certo fazer, mas ja vi que nao ne hehe…
Gostei do conteudo da apostila que voce me passou ja esotu baixando ela, muito obrigada pela sua atenção… :wink:

Muito obrigada ramilani… Nas proximas vou usar as tags pode deixar hehe.

Erros no seu código:

C:\lilian>javac exArray6.java
exArray6.java:23: ')' expected
System.out.println("Resultado " + " " prec[I] * desc[I]/100; + " ");

Faltou + para concatenar preço e retirar o ; veja  diferença abaixo:

System.out.println("Resultado " + " " +prec[I] * desc[I]/100 + " ");
LPJava

veja se essa apostila em anexo pode ti ajuda :smiley:

L

Muito obrigada pela ajuda de vocês, deu certinho o programa… :lol:

So mais uma coisinha… Qual o comando para pular uma linha no Java :shock: ?

thiagotbo

É o \n mermu como no C…

Mas se vc imprimir com o

System.out.println()

O ‘ln’ no final do comando, ja faz essa quebra de linha pra vc na impressão.

Criado 3 de março de 2007
Ultima resposta 4 de mar. de 2007
Respostas 7
Participantes 5