Java para Iniciantes - Primeiro Aplicativo

Bom pessoal, estou entrando no mundo JAVA e quero disponibilizar meus conhecimentos com vocês, irei começar com classes de tão simples que são, chegão a ser ignorantes para alguns, mas é fundamental para o aprendizado JAVA.
Nesses primeiro exemplos mostrarei: aplicativos simples, instruções de entrada e saida, primitivos, operadores e muito mais.
Para criação desses aplicativos estou utilizando o ECLIPSE, você pode encontrar no site http://www.eclipse.org, mas você também pode utilizar o JBuilder entre outros que existe no mercado. Ahhh. para que funcione tudo corretamente é necessario ter instalado o JVM ( Java Virtual Machine ), você também pode baixar no site: http://www.java.com/pt_BR/.

Primeiro aplicativo java

public class PrimeiroAplicativoJava { // Este é o nome da classe que para melhor leitura de classes, é recomendado utilizar essa nomeclatura.
    public static void main (String args[] ) { // Esta linha é como um decoreba, este é o metodo main, executa o aplicativo JAVA
        System.out.println ("Bem vindo ao primeiro aplicativo JAVA!"); // 
    }
}

Espero que gostem, boa sorte!

Sua intenção é boa, + acho que esse não seria o uso correto do forum.
Você pode fazer um blog/site e ir colocando essas informações.
abraços

[quote=orlandini]Sua intenção é boa, + acho que esse não seria o uso correto do forum.
abraços[/quote]

Se não é trocar informação, qual é o “uso correto do fórum”?

Obrigado por compartilhar seu conhecimento, dering. Se tiver algo maior, pense com carinho em também escrever um artigo para a sessão de artigos/tutoriais do fórum. :wink:

O fórum foi feito pra se usar mesmo e seu conteúdo é válido, mas creio que você deveria fazer algo como se fosse um tutorial, não sei se é o que você está pensando (criar um tópico para cada dica), mas se for faça tudo em um só e coloque um farto conteúdo, eu mesmo farei uso e gostaria que você focasse o Swing.

Fuiz

[quote=ViniGodoy][quote=orlandini]Sua intenção é boa, + acho que esse não seria o uso correto do forum.
abraços[/quote]

Se não é trocar informação, qual é o “uso correto do fórum”?

Obrigado por compartilhar seu conhecimento, dering. Se tiver algo maior, pense com carinho em também escrever um artigo para a sessão de artigos/tutoriais do fórum. ;)[/quote]

eu acho q ele deveria criar um artigo/tutorial sobre um tema e enviar para o forum… assim ele estaria contribuindo para seção Artigos/Tutoriais… mais abrir um topico para cada assunto que ele queira explicar nao acho uma boa ideia tb nao… um blog ou enviar no formato de artigo/tutorial seria a melhor opção!!

Dering, um erro seu de conceito.

Classes, por padrão de nomeação NetBeans devem conter nome de susbstantivos concretos, por assim dizer. Como “Cadeira”, etc. E iniciando em maiusculo. Já cadeiraBranca e CadeiraPreta poderiam ser duas classes que HERDAM de Cadeira.

Dá um olhada em padrão de nomeação. Isso ajuda, mas é pouco.

A outra linha não precisa decorar tanto, é só pensar que TODAS as classes devem ser PUBLIC, STATIC, VOID. Ou seja, não devem retornar nada, devem ser publicas e estáticas. Aí já dá pra entender melhor que isso de ter que decorar.

[]'s

[quote=Sergio Figueras]Dering, um erro seu de conceito.

Classes, por padrão de nomeação NetBeans devem conter nome de susbstantivos concretos, por assim dizer. Como “Cadeira”, etc. E iniciando em maiusculo. Já cadeiraBranca e CadeiraPreta poderiam ser duas classes que HERDAM de Cadeira.

Dá um olhada em padrão de nomeação. Isso ajuda, mas é pouco.

A outra linha não precisa decorar tanto, é só pensar que TODAS as classes devem ser PUBLIC, STATIC, VOID. Ou seja, não devem retornar nada, devem ser publicas e estáticas. Aí já dá pra entender melhor que isso de ter que decorar.

[]'s
[/quote]

Nomeação NetBeans?! Não seria JavaBeans?!
Cabe salientar que Dering não apresentou sua classe como sendo um JavaBean, nem mesmo um “NetBean”, o que o faz livre dos padrões! O que ele construiu foi uma classe com um main e, desta forma, ele pode colocar nela o nome que achar melhor!
Mas para os que se interessam por JavaBeans, já existem outras discuões legais No GUJ como a que está em http://www.guj.com.br/posts/list/21921.java.
Ademais nada é mais substantivo que “PrimeiroAplicativoJava” (cuja idéia central -Aplicatiovo- é totalmente substantiva)!!!
Quem houver dúvida,
Dering, sinta-se encorajado a publicar qualquer conteúdo útil aqui no fórum!!!
Abraços a todos!