Java para linux - Uma ajuda por favor

Olá !

Sou programador em vb. Estou procurando uma linguagem para linux.
Li um pouco sobre o Java e me interessei. Comprei alguns livros (ainda vou receber) e vou dedicar algum tempo para estudar essa linguagem.

Gostaria que se alguem pudesse me ajudar tirando algumas dúvidas.

O Java roda normalmente em linux ?
Exite uma ferramente que nem o netbenas para linux ?
Posso usar mysql com java ?
Os códigos feitos em java rodariam tanto no linux como no windows ?

E mais uma pergunta (desculpe mas sou iniciante mesmo ).

O Java gera arquivo executável ? ou ele precisa sempre de algo pra interpretá-lo e se é necessário sempre distribuir algumas ocxs e dll´s como o vb ?

Obrigado pela atenção dispensada

Ubiratan

Sim.

Sim, o NetBeans.

Sim.

Sim.

O Java não gera executáveis, existem programas para isso mas não é o padrão.

Para rodar programas Java basta ter instalado na máquina o ambiente conhecido como JRE (Java Runtime Enviroment) mas isto você irá aprender mais quando começar a estudar.

a grande maioria das ferramentas para java, tb são multiplataforma… =)

Ubiratan,

Uma das vantagens do java é essa: vc pode usar em windows e linux sem problemas. Essa é a intenção. Para vc entender melhor como funciona, dê uma lida sobre a JVM.
Como o mchiareli disse, a maior parte das ferramentas para java são multiplataformas. Dessa forma vc pode utilizar Netbeans, Eclipse e seus plugins.
Eu acredito que você consiga utilizar quase todos os banco de dados com o Java. Para você que está começando, dê uma lida sobre JDBC.

Se vc fizer sua aplicação bonitinha, ela vai rodar tanto em linux quando em Windows. Ou seja, prestar atenção nas barras “/” e “” e não amarrar sua aplicação a “componentes” de nenhuma das duas plataformas (já trabalhei com sistema em java que nao rodava no linux devido á falta de dll’s nativas do windows…).

O java gera sim um arquivo executável, mas a extensão dele não é .exe e sim .jar. Ou seja, se você tiver o java instalado na sua máquina, é só vc dar um duplo clique no .jar e ele irá executar sua aplicação normalmente.

Para vc que está começando, aconselho o livro http://www.mindview.net/Books/TIJ/

O .jar não é um arquivo executável. É um arquivo interpretável… quem o lê e executa é o JRE (Java Runtime Enviroment). Tente rodar um .jar sem um JRE instalado e você verá o que dá.

Resumindo…,

                      ... JAVA É LINDO !!!

:smiley:
E dependendo da distro do linux q vc utilize já vem com o jdk e as variaveis de ambientes configuradas.

Eu uso o Ubuntu 7.04 64bits, PERFEITO!

Se você vai criar uma aplicação com interface visual com o Java, não se esqueça que as fontes que estão disponíveis no Windows (Arial, Tahoma, Verdana, Times New Roman, Courier New) não estão disponíveis (pelo menos com esse nome) no Linux - embora haja equivalentes - então você tem de tomar um pouco de cuidado ao desenhar seus diálogos.

[quote=luciene.silva]se você tiver o java instalado na sua máquina, é só vc dar um duplo clique no .jar e ele irá executar sua aplicação normalmente.
[/quote]

Sem querer ser chato. To usando Linux aqui já com a JRE 6 instalada e tentei abrir o Eclipse que uso no Windows, pelo arquivo “startup.jar”, dando dois cliques e não abriu! Ele tipo descompactou e mostrou os .class.
Dai tentei com botão direito “Open with SUN Java 6 Enviroment” e não aconteceu nada.
Tentei tambem pelo Terminal com java -jar “startup.jar” e não abriu o Eclipse.

No Windows este .jar tb serve para abrir o Eclipse.