Java para linux - Uma ajuda por favor

Olá !

Sou programador em vb. Estou procurando uma linguagem para linux.
Li um pouco sobre o Java e me interessei. Comprei alguns livros (ainda vou receber) e vou dedicar algum tempo para estudar essa linguagem.

Gostaria que se alguem pudesse me ajudar tirando algumas dúvidas.

O Java roda normalmente em linux ?
Exite uma ferramente que nem o netbenas para linux ?
Posso usar mysql com java ?
Os códigos feitos em java rodariam tanto no linux como no windows ?

E mais uma pergunta (desculpe mas sou iniciante mesmo ).

O Java gera arquivo executável ? ou ele precisa sempre de algo pra interpretá-lo e se é necessário sempre distribuir algumas ocxs e dll´s como o vb ?

Obrigado pela atenção dispensada

Ubiratan

Sim.

Sim, o NetBeans.

Sim.

Sim.

O Java não gera executáveis, existem programas para isso mas não é o padrão.

Para rodar programas Java basta ter instalado na máquina o ambiente conhecido como JRE (Java Runtime Enviroment) mas isto você irá aprender mais quando começar a estudar.

a grande maioria das ferramentas para java, tb são multiplataforma… =)

Ubiratan,

Uma das vantagens do java é essa: vc pode usar em windows e linux sem problemas. Essa é a intenção. Para vc entender melhor como funciona, dê uma lida sobre a JVM.
Como o mchiareli disse, a maior parte das ferramentas para java são multiplataformas. Dessa forma vc pode utilizar Netbeans, Eclipse e seus plugins.
Eu acredito que você consiga utilizar quase todos os banco de dados com o Java. Para você que está começando, dê uma lida sobre JDBC.

Se vc fizer sua aplicação bonitinha, ela vai rodar tanto em linux quando em Windows. Ou seja, prestar atenção nas barras “/” e “” e não amarrar sua aplicação a “componentes” de nenhuma das duas plataformas (já trabalhei com sistema em java que nao rodava no linux devido á falta de dll’s nativas do windows…).