Java para linux

Galera,

Estou com um problema no linux. Eu instalei o java, fiz os caminhos certos, mas quando vou rodar um programa (javac teste.java), o cursor fica como se tivesse processando mais nao aparece nada!

eu fiz um programa Hello world no  Text Editor e nao consigo compila-lo! 

Espero que alguem possa me ajudar!

Grato,

fvilella

Mostre o código do seu teste.java, e especifique qual o problema ao compilar, assim fica mais fácil ajudar. :wink:

class teste {

public static void main (String[ ] args) {

System.out.println("hello world");

}

}

O problema nâo está no codigo! O codigo pode até esta errado! mas deveria aparecer uma mansagem! e nao aparece! o cursor vai pra linha de baixo (colado do lado esquerdo) e fica piscando! como se estivesse processando! o que eu digitei foi: javac teste.java
Eu nao sei se tenho que botar algum caminho…

grato 

fvilella

O que acontece quando você só digita ‘javac’ no console?

Tente seguir passo a passo o tutorial sobre instalação do java no linux que tem no site do guj :smiley:

nao acontece nada! o cursor fica colado no lado esquerdo e fica piscando! nao manda mensagem nenhuma! isso que eu acho estranho!

Pra compilar um programa é igual no windows?

javac teste.java

ou tem que botar algum caminho???

Talvez o bin já está no /usr/bin ???

Vc tem que javac teste.java e depois java teste.

Só isso !!!

Você tem que estar no diretório em que o .java está para compilar desta maneira.

Entre neste link para ter certeza que configurou direitinho:
http://www.guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListTutorial&MAMUTE_TEMPLATE=ShowTutorial&LIST_TUTORIAL=single&TutorialId=14&PAGE=1

Olá

Talvez o compilador não esteja sendo localizado no path

Verifique seu arquivo /home/“seu usuário”/.bash_profile (ou /root/.bash_profile caso esteja com usuário root)

Veja se está parecido com o que está abaixo:

# .bash_profile

# Get the aliases and functions
if [ -f ~/.bashrc ]; then
        . ~/.bashrc
fi

# User specific environment and startup programs

PATH=$PATH:$HOME/bin

export PATH
unset USERNAME

export JAVA_HOME=/usr/java/j2sdk1.4.1_03

export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH

Caso afirmativo, então sua instalação de Java precisa ser refeita.

[]s
Luca