Tenho lido um bocado sobre Java e toda a parafernália de ferramentas e ambientes relativos à tecnologia. Não compreendi muito bem uma coisa: como fica o código final de uma aplicação web (no servidor)? Estaria inteiramente exposto? Há como compilar (a semelhança do Delphi, por exemplo)? Servlets, beans seriam compiláveis?
A mim pareceu que fica tudo aberto, arquivos texto, com o código exposto a quem conseguir acessá-lo. De que adiantaria engenhar algoritmos complexos, por exemplo, para um recurso de login, se o código estiver exposto? Não me ficou muito claro isto. Em um executável Delphi ou Clipper, por exemplo, minha lógica estaria oculta em um arquivo binário (de decodificação algo complicada). Alguém poderia discorrer um pouco sobre isto? Agradeço.
Não, o código não fica aberto. Quando vc está desenvolvendo um aplicativo EE vc pode gerar um arquivo com extensão .war ou um arquivo .ear. Estes arquivos são o resultado do processo de compilação. E uma vez colocado no seu devido lugar no servidor “server/default/deploy” tomando por exemplo o JBoss, aí então o servidor vai se encarregar de interpretar os dados e devolver o resultado no navegador.
O caminho é por aí!
Braço!
Bom…
uma verdade absoluta sobre isso tudo, é que tudo que estiver no diretorio WEB-INF da sua aplicação web fica restrito ao usuário…
Agora, qto a questão do fonte ficar exposto…tudo depende da sua arquitetura…
se vc gerar .jars das suas classes do site (servlets, controllers…outros)…vc deverá colocá-los na pasta lib, dentro de WEB-INF…
De qquer modo, colocar os fontes ou não, é escolha sua…comumente, as classes são compiladas, e somente os arquivos, .class ficam dentro da pasta classes em WEB-INF na sua aplicação…
O código-fonte não fica aberto…
t+
Como a Diana disse, colocar ou não o fonte é escolha de cada um. Normalmente quando um sistema vai produção, dificilmente fazemos o deploy do fonte. Colocando no WAR, JAR ou EAR, somente os .class.
Olá, gostaria de agradecer a vcs.três pela gentileza e clareza das explicações. Em cima da “mosca”. Muito obrigado mesmo. Abs.