Java para Web.. Como Fazer?

5 respostas
C

Boa tarde galera… estou com parte do meu sistema modelado e pretendo que ele rode em navegador.
Como devo fazer ??
Por onde começar o desenvolvimento???

Obrigado.

5 Respostas

F

Bem ja que você esta postando em um portal de Java presupõe-se o uso desta linguagem. Primeiramente precisariamos saber quais são seus conhecimentos a respeito da plataforma, e de imediato te adianto que o ambiente e os frameworks necessários podem variar bastante de projeto para projeto, isto porque vai depender das particularidades de cada projeto e do seu conhecimento de determinados frameworks.

Ex:

• Para acesso a banco de dados, você pode utilizar Hibernate, JPA e/ou acesso direto via JDBC;
  • frameworks MVC Struts, Java Server Faces, Mentawai, etc;

pra quem esta começando na plataforma isso parece um problema, mais programadores Java gostam de poder ter mais de uma escolha e você vera que na verdade isso é uma vantagem muito grande na plataforma… só tem que estudar um pouco mais, :grin:

Bem, espero ter ajudado.

L

Geralmente como isso é feito:

Vc disse que ja tem parte de seu sistema modelado, otimo, isso é o modelo do seu sistema, onde esta toda sua regra de negocio, se isso tem ou não acesso a banco de dados não importa. Esse modelo geralmente é um jar (biblioteca) e pode ser usado para o desenvolvimento de qualquer aplicação (web/desktop/alienigena).
Agora o que vc tem que aprender é desenvolver para web, isso consiste basicamente em aprender servlets e entender que vc precisa de um servidor web (tomcat, jetty, etc) ou servidor de aplicações (jboss, glassfish, etc).

Duas coisas que aconselho demais a você:

1. Aprenda servlet antes de qualquer framework web (struts, jsf, vraptor, gwt, mentawai, framework_web_do_padeiro, etc)

2. Aprenda a usar o maven, ele ira tornar a sua vida com dependencias extremamente mais facil, vc nao tera duvidas onde colocar seus arquivos jsp, classes, etc, alem de gerar os artefatos de deploy (war - arquivo que representa uma aplicação web java) de forma muito facil para vc.

Leia:
Melhor apostila que conheco para java web:

Maven 2

Tutorial simples para java web
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.9.1.guj

Entenda o maven que eu te passo ja um exemplo dai de um projeto web seco

C

Galera… .valeu pelas dicas…
Agora ja tenho como começar a estudar…
Obrigado

A

o que são frameworks?

Obrigado!

E

Andre Freitas respondendo a sua pergunta:

“ Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação. ”

— FAYAD e SCHMIDT

Para uma explicação mais detalhada só clicar no link abaixo do wikipedia (achei digitando a sua pergunta no google!)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Framework

:!:

Criado 22 de janeiro de 2009
Ultima resposta 16 de fev. de 2009
Respostas 5
Participantes 5