Java para web e banco de dados

[b]Gostaria de saber como eu faço para fazer uma classe generica para inserir, deletar,atualizar dados no banco de dados com varia tabelas no banco de dados diferentes.

De maneira normal eu teria eue fazer uma classe diferente para cada tabela.

Grata[/b]

Por que teria que fazer isso?
Divide a classe em métodos, cada método com sua responsabilidade é melhor para caso de manutenção do sistema.

Não necessariamente, voce pode até fazer todos includes de uma tabela por exemplo em uma classe só, porem dependendo da sua aplicação pode ficar confuso.
A melhor maneira é criar uma classe DAO que faz conexão com o banco e depois criar uma classe para fazer include, update ,e delete. por exemplo uma classe só para clientes ClientesDAO.
e para criar uma conexão simples no banco
tem essa reportagem do próprio guj
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj
e na sun
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/jdbc/overview/index.html

Mas só lembrando tudo depende do tamanho da sua aplicação, você programa do jeito que você achar mais confortavel pra você.
na minha opinião.

[quote]
foxlaw
Post 20/09/2007 09:58:32 Assunto: Re:JAVA PARA WEB E BANCO DE DADOS
Mas só lembrando tudo depende do tamanho da sua aplicação, você programa do jeito que você achar mais confortavel pra você.
na minha opinião.[/quote]

Discordo disso. E onde estão os bons padrões de desenvolvimento?
Se for do jeito mais confortável de repente ela pode achar mais confortável sair picando gambiarra.OU fazendo bilhões de coisas no mesmo método e até programando estruturado em Java.
Acho que deve ser feito da melhor maneira, não apenas da maneira mais confortavel.

[quote=antoniopopete][quote]
foxlaw
Post 20/09/2007 09:58:32 Assunto: Re:JAVA PARA WEB E BANCO DE DADOS
na minha opinião.[/quote]

Discordo disso. E onde estão os bons padrões de desenvolvimento?
Se for do jeito mais confortável de repente ela pode achar mais confortável sair picando gambiarra.OU fazendo bilhões de coisas no mesmo método e até programando estruturado em Java.
Acho que deve ser feito da melhor maneira, não apenas da maneira mais confortavel.[/quote]

Tipo, eu concordo com você que se deve seguir os padrões, e programar da melhor maneira, mas como eu disse dependende do negócio que vai ser desenvolvido, eu ja projetei com 1 classe para cada tabela, pois o projeto tinha essa necessidade, até por maior performance de tempo de desenvolvimento, concordo que não tem necessidade que tudo pode ser feito em um unico método, mas as vezes para sua melhor manutenção fica mais facil. Os Padrões existem, mas você só programa se for seguindo padrões? Gambiarra eu acho um termo bem relativo pois toda programação é uma especie de “gambiarra” com alguma finalidade.
eu acho que existem casos e casos.
Ahn e não tenho nada contra programar estruturado. se você tiver necessidade você faz, senão não. Todos nós sabemos que o java as vezes mais complica do que ajuda mesmo sendo a linguagem mais forte a nivel de desenvolvimento atualmente.(na minha opinião)
php vc faz conexão com banco em uma linha.
ja java vc tem que instaciar varias coisas antes.
Sem querer ser chato.
Sempre estudei java, e ainda estudo java, e é minha linguagem primária.

Quer fazer uma camada de persistência genérica e sem parecer gambiarra? Com hibernate é possível! Obviamente que consultas mais especificas devem ser feitas em DAOs especificos.

Este artigo explica como montar um DAO genérico com hibernate.

http://www.hibernate.org/328.html

Vlw!

[quote=rmarin]Quer fazer uma camada de persistência genérica e sem parecer gambiarra? Com hibernate é possível! Obviamente que consultas mais especificas devem ser feitas em DAOs especificos.

Este artigo explica como montar um DAO genérico com hibernate.

http://www.hibernate.org/328.html

Vlw![/quote]

Vlw, vou dar uma lida, eu não manjo muito de hibernate.

Se você programa em Java ou outra linguagem orientada a objetos estruturado,acho que está havendo algum tipo de incompatibilidade, não acha não?

acho sim, mas até hoje não conheci ninguem que fizesse isso.
Eu programo em java, pq eu sei programar Orientado a Objeto. Mas sei programar estruturado tambem. Alias eu comecei no estruturado com VB e Clipper, depois fiz 3 anos de java (j2me, j2ee, e j2se) na faculdade.

e quem veio com esse lance de estruturado foi vc haha. eu nunca disse que programava Java estruturado, até porque fazer isso é tirar uma das principais qualidades da linguagem.

Mas que da pra fazer estruturado da. Eu não faço, mas da.

bom, eu fiz minha lição de casa, não devo explicações a ninguem, se sua intenção foi dizer que eu não manjo de java não me importo, pois não te devo nada.

Só porque eu disse que pra programar confortavel, tsc! ninguem merece.

como se a pessoa que eu dei a dica não tivesse entendido, e fosse fazer tudo de qualquer jeito. ai ai… é fróid…