Java para web, qual caminho seguir?

6 respostas
D

Pessoal,

Andei lendo na internet sobre os frameworks Spring MVC e JSF.

Gostaria de saber qual deles eh mais usado no mercado, e qual a diferenca entre eles?

Le que o Spring MVC trabalha igual PHP, com uso de POST,GET, com a velha teoria de Model, View e Controller e etc… enquanto o JSF ja trata-se de um paradigma mais complexo e totalmente diferente.

Como estou acabando meu curso FJ-11, ja ja estarei entrando no FJ-21 e me veio essa duvida.

Muito grato

6 Respostas

AlexandreGama

Olá @dertyu765

Na verdade no próprio guj temos várias discussões sobre JSF, Struts, Spring MVC etc.
Todas essas soluções são muito usadas no mercado e basta saber qual o seu problema a ser resolvido.

Vocẽ pode trabalhar com o JSF usando o famoso MVC, não entendi o “enquanto o JSF ja trata-se de um paradigma mais complexo e totalmente diferente.” = P

Se você focar a sua pergunta talvez o pessoal ajude melhor :wink:

Abraços!

D

Desculpe Alexandre, eh porque ve isso escrito em um post em um blog por ai.

Estou desenvolvendo uma aplicacao relativamente pequena, para no maximo 100 usuarios, fluxo de informacao baixo.

Vai existir uma grande necessidade de uso de AJAX no projeto e gostaria de trabalhar com o pattern MVC, por ja ter trabalhado com RoR.

O ponto eh que muitos falam que o JSF eh arcaico, mais complicado pois intregra-se com o JSP e mais sei la o que(ve isso em posts de compracao em blogs).

Eu gostaria de saber qual a diferenca entre eles e quais as vantagens e desvantagens de cada um, entende?

grato.

AlexandreGama

Fala cara!

Nem precisa pedir desculpas, eu q nao entendi mesmo oq vc tinha postado.
Na verdade falar que JSF é arcaico é no mínimo estranho por parte desses blogs. Inclusive ele é uma especificação e não podemos ignorá-lo = )
Muitos odeiam JSF, muitos amam. Depende do seu tipo de projeto.

Fui feliz em alguns projetos e fui infeliz em outros utilizando JSF, assim como Struts, GWT e por aí vai.
Qual o foco da sua aplicação? Está mais para um site? Possui muitos recursos gráficos? É “parecida” com uma aplicação Desktop onde você
tem menus, abas e tudo mais?

Se você precisa de um suporte bom para Ajax o JSF 2.0 já vem com suporte padrão = ) Se for utilizar JSF 1.2 pode usar ajax4j mesmo. Você pode
desenvolver com JBoss Seam que facilita bastante coisa.

Você pode trabalhar com MVC tranquilamente com JSF, Struts, VRaptor, GWT e por aí vai, justamente por se tratar de um padrão. = )

Já trabalhei com o VRaptor e gosto bastante tambem.

Você tem muita opção boa no mercado, basta realmente ver qual a necessidade da sua aplicação.

Abraços!

B

Existe uma diferença no JSF porque ele é component-based e os outros que você citou, como o Spring MVC e Struts, são action-based… E existe um pouco de diferença em como vc programa nessas duass abordagens…

Eu particularmente não curto frameworks component-based, como o JSF e o Wicket; ele escondem muito a web, tentando simular uma aplicação Desktop… Prefiro frames action-based, e entre eles, gosto muito do VRaptor… vale a pena dar uma conferida nele porque é muito simples, além de ser brasileiro =)… Mas dá uma pesquisada na diferença entre action e component-based pra poder analisar melhor o que se encaixa mais no seu estilo de programar…

AlexandreGama

Exatamente @bob_sponja. Essa diferença existe(não anula o fato de trabalhar com MVC em todos, já que é um padrão), mas a diferença existe.

Para um site por exemplo eu não recomendaria o JSF. Mas para uma aplicação Intranet com “semelhanças” Desktop eu recomendaria, além de ser
bem bacana trabalhar com IceFaces, Rich, JBoss Seam e por aí vai.
O JSF 2 deu uma boa melhorada em algumas coisas. = )

O VRaptor é ótimo. A comunidade está crescendo, aprendizado rápido, etc.

Tudo depende das necessidades do projeto. Não gosto de comparar A com B e sim comparar A com B para resolver C = )

Abraços pessoal!

D

Muito obrigado mesmo pessoal.

Agora entendi a diferenca, estou lembrando de uma experiencia com um Service Manager da HP, cujo tinha uma interface WEB em JSF 2.0.

Esse software seguia bem o estilo de abas e janelas, praticamente uma copia da versao desktop.

Fiquei meio perdido, pois estou fazendo os cursos da CAELUM e quando eles entram no topico de web avancado, o assunto JSF ja eh abordado de cara.

Como sou programador ABAP profissionalmente e so trabalhei com RoR e PHP no ambiente Web, fiquei sem referencia.

Vou procurar a diferenca do component based para o action based e fazer minha escolha.

muito obrigado novamente pela ajuda pessoal.

grato.

Criado 1 de janeiro de 2012
Ultima resposta 1 de jan. de 2012
Respostas 6
Participantes 3