Gostaria de saber se para aprender javaEE é necessário passar por javaSE antes?
Gosto de web, mas já vi muitas dicas informando que é necessário passar pelo java pra desktop primeiro, pra depois ir para o java pra web. Acredito que isso não seja extrema necessidade, o que me indicam para programar em javaEE ?
Oq vc precisa saber é como funciona a linguagem básica de java e OO.
sabendo isso, vc ta tranqs.
Eu sei -1 de java desktop. MAahu
josenaldo
Bem, pra aprender Java EE você precisa aprender PARTE do Java SE, o que não inclui Swing (framework Java para Desktop). Mas seria bem útil entender como funciona a linguagem, tratamento de erros, tratamento de fluxos e arquivos, talvez alguma noção java para redes, multithreading…
rmendes08
Exatamente. Ainda existe essa noção errada de que JSE = desktop, JEE = Web. Isso não tem nada a ver. A única API que é especifica para desktop mesmo é o Swing, todo o resto da JSE pode ser usado para qualquer tipo de aplicação. O JSE inclui a linguagem Java e as API mais fundamentais, como Collections, I/O, Reflection etc. E é interessante que você as aprenda adequadamente. Por outro lado, apenas uma parte do JEE é relativa a aplicações Web, no caso, JSP & Servlets.
O que você pode fazer, é aprender um framework por cima só para fazer suas 1as aplicações, enquanto você se aprofunda no JSE.