Oi, existe alguma diferença no modo de programar para JavaSE e JavaME? Alias o que é melhor de se desenvolver?
Obrigado
Oi, existe alguma diferença no modo de programar para JavaSE e JavaME? Alias o que é melhor de se desenvolver?
Obrigado
Flávio, não sei se vc se equivocou na pergunta ou na sopa de letrinhas…
J2ME é o Java para dispositívos móveis.
Bom, respondendo. Sim, existe muita diferença na programação Java para Desktop e para Web. E, de qualquer modo, também existe muita diferença na programação utilizando a virtual machine para computadores normais e a virtual machine para dispositivos móveis.
Tomazinho, que bom velo aqui, mais um usuário Delphi que larga o begin e end, por
{ bla bla
}
fiz um sistema básico desktop em java, rapa demoro 15 dias, em delphi eu faço o mesmo em 2 horas.
minha opinião:
DESKTOP := DELPHI, IMBATÍVEL.
WEB PROJETOS OO == JAVA;
WEB SITES SIMPLES == PHP,ASPX,PHYTON;
E PARA COMPLETAR ESTAR AI O QUE SIGUINIFICA A SOPA.
Extensões em Java:
* J2SE (Standard Edition)
* J2EE (Enterprise Edition)
* J2ME (Micro-Edition for PDAs and cellular phones)
* JCE (Java Cryptography Extension)
* JMF (Java Media Framework)
* JNDI (Java Naming and Directory Interface)
* JSML (Java Speech API Markup Language)
* JDBC (Java Database Connectivity)
* JDO (Java Data Objects)
* JAIN (Java API for Integrated Networks)
* JDMK (Java Dynamic Management Kit)
* Jini (a network architecture for the construction of distributed systems)
* Jiro
* JXTA (open source-based peer-to-peer infrastructure)
* Java Card
* JavaSpaces
* JMI (Java Metadata Interface)
* JMX (Java Management Extensions)
* JSP (JavaServer Pages)
* JSF (JavaServer Faces)
* JNI (Java Native Interface)
* J3D (A high level API for 3D graphics programming)
* JOGL (A low level API for 3D graphics programming, using OpenGL)
* OSGi (Dynamic Service Management and Remote Maintenance)
* SuperWaba (JavaVMs for handhelds)
* MARF (Modular Audio Recognition Framework)
É possível utilizar frameworks para facilitar o desenvolvimento de aplicações. Dentre os mais utilizados pode-se destacar:
* Hibernate ferramenta para ORM;
* Spring ferramenta que auxilia principalmente implementação de injeção de dependências e inversão de controle;
* Log4j ferramenta para facilitar a criação de logs na aplicação;
* Junit ferramenta para auxiliar na crição de testes unitários;
* Struts controlador MVC (Model 2) web.
É possível desenvolver aplicações em Java através de vários ambientes de desenvolvimento integrado (IDE’s). Dentre as opções mais utilizadas pode-se destacar:
* Eclipse ? um projeto aberto iniciado pela IBM;
* NetBeans ? um ambiente criado pela empresa Sun Microsystems;
* JBuilder ? um ambiente desenvolvido pela empresa Borland;
* JDeveloper ? uma IDE desenvolvida pela empresa Oracle;
* JCreator ? um ambiente desenvolvido pela Xinox.
* BlueJ ? um ambiente desenvolvido por uma faculdade americana(muito bom para iniciantes).
Eu me confundi mesmo com o J2EE.
Alias to usando o netbeans 5.5, peguei o netbeans 6, pra quem trabalhou com delphi(principalmente o turbo) o cara não se perde tanto na IDE
Off: Oh junior por aqui tambem, hehehe
Tente fazer em 2 horas mas sem usar os componentes da Borland pelos quais vc paga.
Ou faça de novo, usando SwingBean ou Genesis e talvez esse tempo caia pra 3 ou 4 horas.
btw… adoro Delphi… axo que pra aplicações Desktop sempre foi melhor que java… so achei sua afirmação um tanto equivocada…
Em primeiro lugar, o Delphi é uma IDE. Não uma linguagem de programação. A linguagem mesmo é o Visual Pascal, integrada a biblioteca VCL. Eu acho ele realmente ótimo. Trabalhei 2 anos com o dito cujo.
Mas não dá para tirar o mérito do Java. É muito fácil personalizar um componente no Java, mais fácil até do que em Delphi. A API foi projetada para ser extendida. Não é à toa que as APIs estão surgindo por aí.
Se o sujeito escreveu GUIs na unha, realmente, vai levar muito tempo em java. Mas se já usou o Netbeans com Toplink, não vai demorar muito mais do que no Delphi.
Agora, existem grandes diferenças em programar para desktop e para web. Não só em java, mas em qualquer lugar.
FABIO VC E LOCO ?
[quote][color=red] Tente fazer em 2 horas mas sem usar os componentes da Borland pelos quais vc paga.
[/color][/quote]
acho que interpretou mau o meu escrito, não quero diser que java não presta para Desktop, acho para mim Delphi imbativel, logo as máquinas dos meus clientes são 486, com 32 Ram, como posso rodar alguma coisa feita em java com isso ?
Tu já viu algum sistema com TEF - Impressora Fiscal - Leitor de Código de barras - Leitor de Ponto, Sistema para ler portas paralelas etc. em java Comercial ?
/-------------------------------------------------------/
Delphi (linguagem de programação)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
[quote]Em primeiro lugar, o Delphi é uma IDE. Não uma linguagem de programação. A linguagem mesmo é o Visual Pascal, integrada a biblioteca VCL. Eu acho ele realmente ótimo. Trabalhei 2 anos com o dito cujo.
[/quote]
ViniGodoy da uma olhada por favor neste link, e tire suas dúvidas sobre linguagens, if delphi é ou não !
http://hypercast.info/wp-content/uploads/2007/01/languages_diagram.png
/-------------------------------------------------------/
Quero dizer que para delphi já tem muita coisa pronta, ou tu quer reiventar a roda ? eu não tenho tempo para perder com ferramentas improdutivas “JAVA”, SE EXISTE “DELPHI” QUE JÁ VEM QUASE PRONTO, fabiocs eu acho que você pode usar java para seus sistemas tou poco ligando para você e seus clientes, mais os meus primam pela velocidade, é tudo para ontem, outra coisa, ninguem que eu conheça quer trocar DElphi por Java quando trata-se de Desktop, outra coisa Phyton ou PHP, para mim e muito bom para web quando e para fazer coisas rápidas, JAVA só quando o projeto é grande. se posso fazer rápido faço no que me propociona isso.
Meus clientes "não quero saber no que vc vai fazer quero feito e rapido"
EU "mais java e mais seguro que php ou phyton !"
Meus Clienes "não sei o que é java nem o que é php, meu pc é um 486 se vira negão"
tudo por causa de uma brincadeira, isso já é fanatismo ! RELACHA AI E VAMOS TOMAR UM CAFÉ ! e eu pago no caixa que usa um Gerencial feito em delphi rodando em um 486.
[color=red] fiz um sistema básico desktop em java, rapa demoro 15 dias, em delphi eu faço o mesmo em 2 horas. [/color]
FABIO A MINHA EMPRESA ESTAR PRECISANDO DE UM PDV, SE TU FIZER EM JAVA, EU COMPRO DE VOCê, MAIS TEM QUE SER RAPIDO, E RODANDO EM UM 486, COM 32 DE RAM. TOPA ?
Fim de papo, não vamos chegar a lugar nem 1 com isso !
?
Delphi (linguagem de programação)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Delphi (em português, pronuncia-se “dél-fi”; em inglês, “del-fai”) é um compilador e um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) para o desenvolvimento de softwares. Ele é produzido pela Borland Software Corporation (que, por algum tempo, foi chamada de Inprise).
A linguagem utilizada pelo Delphi, o Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objetos) a partir da versão 7 passou a se chamar Delphi Language. O Delphi, originalmente direcionado para a plataforma Windows, agora desenvolve aplicações nativas para Linux, através do Kylix (conhecido como Delphi para Linux), e para o framework Microsoft .NET em suas versões mais recentes.
O nome Delphi é inspirado na cidade de Delfos, o único local na Grécia antiga em que era possível consultar o Oráculo de Delfos. O nome deve-se ao fato de que os desenvolvedores do compilador buscavam uma ferramenta capaz de acessar o banco de dados Oracle - daí o trocadilho: “a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi”.
Índice
[esconder]
* 1 Aplicações
* 2 Desenvolvimento
* 3 Exemplos
* 4 Ligações externas
[editar] Aplicações
O Delphi é largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os banco de dados mais conhecidos do mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projeto, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI. Pode ser usado para desenvolver aplicações que exijam tanto uma linguagem de alto nível como também de baixo nível. Um exemplo de software conhecido que foi desenvolvido em Delphi é o Skype.
[editar] Desenvolvimento
Quando lançado em 1995 para a plataforma Windows 16 bits, foi o primeiro a ser descrito como ambiente RAD (em português, Desenvolvimento Rápido de Aplicações). A segunda versão, lançada um ano depois, já produzia aplicativos para a plataforma Windows 32 bits, sendo que uma versão em C++ - o C++ Builder - surgiu alguns anos depois. Em 2001, uma versão para plataforma Linux, conhecida como Kylix, foi disponibilizada.
Em 2002, foi lançada nova versão compatível com Linux (através do Kylix e a paleta de componentes CLX ), sendo que em 2003 o Delphi 8 passou a incluir suporte para desenvolvimento de aplicações .NET. No final de 2004 foi lançada a versão Delphi 2005 (correspondente a versão 9), com suporte, na mesma IDE, ao desenvolvimento para plataformas Windows 32 bits e Windows .NET, além de integrar no mesmo ambiente de desenvolvimento a possibilidade de se desenvolver utilizando o ambiente do Delphi, C++ Builder ou C#. No final de 2005 foi lançada a versão Delphi 2006 (correspondente a versão 10) integrada no Borland Developer Studio 4.0 com destaque para a total integração com o Borland Together, o preview do compilador do C++ Builder, atualização dos drivers DBExpress, novos refactorings e recursos da IDE. Nessa versão o gerenciador de memória utilizado pelo Delphi foi substituído, tornando os aplicativos compilados em Delphi mais rápidos. Como a ferramenta é compilada utilizando o próprio Delphi, esta nova versão também está muito rápida.
O arquiteto por trás do Delphi e de seu predecessor Turbo Pascal foi Ander Hejlsberg, até a sua alteração para a Microsoft em 1996, onde se tornou o arquiteto responsável pelo projeto do C# e foi peça chave na criação do ambiente Microsoft .NET, utilizado no Delphi 8. O Delphi teve o formato da IDE alterado pela primeira vez na versão 8, basicamente similar ao formato do Microsoft Visual Studio para .NET.
As principais diferenças entre o Delphi/Kylix e outras ferramentas de desenvolvimento são: a Linguagem Delphi, as paletas VCL e CLX, forte ênfase na conectividade com diversos bancos de dados e um grande número de componentes produzidos por terceiros, muitos deles disponíveis na internet e grande parte deles com o código fonte disponível.
Os defensores do Delphi sustentam que fornecer juntos a linguagem, a IDE e sua biblioteca de componentes (VCL/CLX) contribui para uma boa consistência interna e um pacote mais reconhecível. Alguns destacam como vantagens do Delphi: a existência de uma grande quantidade de componentes prontos em sua biblioteca, facilidade de uso e aprendizado e desenvolvimento rápido.
Atualmente a Borland em seu processo de reestruturação, está se focando em suas ferramentas ALM (Application Life-Cycle Management), devido as recentes aquisições de empresas. Deixando juntamente com um grupo de investidores a criação de uma empresa que cuide especialmente dos produtos IDEs (C#Builder, C++Builder, Delphi, JBuilder, Interbase).
No dia 05 de setembro de 2006 a Borland juntamente com a Developer Tools Group, grupo responsável pelo desenvolvimento das ferramentas IDE, entrega ao público a linha Turbo, que é praticamente o desmembramento da suíte Borland Developer Studio (BDS 2006). Em duas versões, Explorer (download gratuito; direcionado a estudantes, iniciantes em programação e hobbistas) e a Professional (pago; direcionado às softwares-houses e profissionais autônomos).
Já no dia 14 de novembro de 2006, a Borland não encontrando um potencial comprador que atendesse os quesitos que se comprometam com a evolução das ferramentas IDE, ela decidiu criar uma subsidiária colocando todos responsáveis pela “DevCo” nessa nova empresa chamada CodeGear. Que, especialmente cuidará das IDEs.
[editar]
[quote=juniorsatanas]fabiocs,ViniGodoy i ATENÇÃO ! seus Mané !
[/quote]
:roll:
“… Quero dizer que para delphi já tem muita coisa pronta, ou tu quer reiventar a roda ? eu não tenho tempo para perder com ferramentas improdutivas “JAVA”, SE EXISTE “DELPHI” QUE JÁ VEM QUASE PRONTO”
Se uma ferramenta paga nao superar uma free em produtividade, no minimo devia ir pro lixo.
“… fabiocs eu acho que você pode usar java para seus sistemas tou poco ligando para você e seus clientes, mais os meus primam pela velocidade”
nem eu pra vc
… ninguem que eu conheça quer trocar DElphi por Java
já eu conheco vários :lol:
… Meus Clienes “não sei o que é java nem o que é php, meu pc é um 486 se vira negão”
Parabéns pra vc e seus clientes que usam Ábaco.
E se vc nao fosse tão troll, teria visto que na minha msg eu digo que também gosto de Delphi e qdo usei foi muito bom.
Júnior,
Por favor, mantenha o respeito no fórum. Ninguém aqui é mané.
Eu, como já te disse, trabalhei 2 anos com Delphi. Conheço bem as soluções existentes e acho realmente que é uma boa plataforma. Também trabalhei outros dois anos com C++ Builder, da própria Inprise/Borland. Também já trabalhei com os concorrentes MS deles: O Visual Basic (que é infinitamente inferior ao Delphi) e o Visual C++.
Em matéria de Desktop, entre o Delphi e o C++ Builder, eu prefiro o C++ Builder. É tão poderoso quanto o Delphi, já que também compartilha a VCL. As APIs fornecem uma boa solução para boa parte da dor de cabeça do C++. E é C++, a linguagem que hoje possui a maior comunidade de programadores e soluções prontas do mundo, além de ter uma sintaxe mais sucinta do que o prolixo pascal do Delphi.
Aliás, o Java também possui uma ENORME quantidade de coisas prontas, talvez apenas não seja do seu conhecimento. Aqui, programo um sistema com acesso a FTP, TFTP, SSH, GPIB e acesso serial a centrais telefônicas. Já existem também APIs java para impressoras fiscais e até mesmo boletos bancários.
E eu ressaltei o ponto positivo do Swing, que é a flexibilidade. Se você precisar ter mais liberdade sobre o aspecto e o comportamento de seus componentes, vai ver que isso é um tanto quanto engessado no Delphi. Outra vantagem do Swing em relação à VCL é a clara separação da camada view da lógica de negócio.
No Java você também tem outras opções, além do Swing. O SWT, usado no Eclipse, é um exemplo. E o mais interessante. Muitas desses opções são gratuitas. Isso mesmo, você não paga nada por elas, mesmo no caso de soluções enterprise. Aliás, o seu Delphi é licenciado, ou você é um criminoso falando bem da tecnologia que você roubou?
Muito bem, seus clientes não querem saber em que linguagem você faz ou qual tecnologia você usa. Claro, esse é seu papel saber. Se você usar uma tecnologia ruim (e não estou me referindo aqui ao Delphi), eles também não vão querer escutar suas justificativas do porque o produto não tem qualidade, ou do porque você leva tanto tempo e cobra tão caro para manter o sistema. Até onde eu sei, aqui é um fórum técnico e é a opinião do que rola por trás dos panos que conta, não o que o cliente vê. Por que, para o cliente, pagar R$200,00 para um mané fazer o site dele e pagar R$3000,00 para um verdadeiro profissional não faz diferença… pelo menos até que ele queira dar manutenção ou que os problemas comecem a aparecer.
Legal, não sabia que o Object Pascal tinha mudado de nome. Então, como todo mundo não fazia distinção entre a IDE e a linguagem, resolveram facilitar e mudar o nome da linguagem de uma vez. Ótimo. Mas não compare o Delphi e a IDE completa, com escrever código java no braço. Se quiser, compare com Netbeans.
Se for falar do Java puro, então vamos compara-lo a linguagem Object Pascal (agora Delphi).
Vocês ficam discutindo sobre Delphi, Java e afins, mas não viram a parrudez do VB6 ainda. :lol:
Abraços galera!
[quote=juniorsatanas]fabiocs,ViniGodoy i ATENÇÃO ! seus Mané !
FABIO VC E LOCO ?
Tu já viu algum sistema com TEF - Impressora Fiscal (....) em java Comercial ?
[/quote]
Claro que ja vi. Vejo todo o dia…
ViniGodoy , desculpa pelo Mané !
fabiocsi troll e Você !
fabiocsi troll , o que tu ahca do Linux X Windows, linux e Free e é muito melhor ! Cara tu so Fala coisas equivocadas !
fabiocsi troll , outra coisa Minha Filha de 8 Anos mandou eu dizer que vocÊ e muito Feio, e para tu não chigar o pai dela. com nome que ela não entende !, e que tu deve pegar o mouse com a outra mão, por que vocÊ estar segurando com a mão errada, na sua foto !
ViniGodoy já trabalheri com:
Clipper
C++ Builder
vb
delphi :(pago), não é roubado por que não sou ladrão.
agora uso java nem toco em Desktop, pago pessoas para fazer para mim.
hoje
para desenvolver java + Linux/GNU debian/freebsd
PHP
PHYTON
E to fazendo uns ola mundo em Ruby
bom senhores eu gosto de mulheres Loiras + java + Vinho
tem gente que gosta de Morenas + phyton + LSD, tudo isso é gosto !
vini, vc que falou de C++ Builder, concordo que ele e tão bom quanto o delphi.
ViniGodoy Grande abraço para você !
fabiocsi leia Asssim Falou Zarathsutra de Nietzsche, e leia a respeito de EGo e Autoafirmação, Freud tem bons livro nesse centido !
[quote=ckornell]Vocês ficam discutindo sobre Delphi, Java e afins, mas não viram a parrudez do VB6 ainda. :lol:
Abraços galera![/quote]
Exception para que se On Error Resume Next?
By the way: http://www.guj.com.br/posts/list/57857.java#304377
Ah sim, eu conheço uma empresa que abandonou o Delphi desde 2006:
http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/052006/17052006-10.shl
Mais significativa do que essa, impossível.
Concordo que para trabalhar com hardware (impressoras, leitores diversos) Delphi e etc são melhores.
Porém, compare a qualidade e o tempo de desemvolvimente de uma aplicação Desktop em Java e Delphi, porém utilizando recursos de rede, concorrência (que vau acabar aparecendo de vez em quando) e etc.
Cada um tem as suas vantagens. Aliás, o consumo de memória adicional pela máquina virtual/etc vale a pena por trazer segurança e portabilidade, afinal, uma hora ou outra as empresas que ainds utilizam computadores de 5-7 anos atrás vão se atualizar.
Ola pra todos!!
Tbm trabalho com JAVA for WEb em Linux(Kubuntu), acredito q Java não da nem pra compararar com o DELPHI, já que pra quem conhece os dois sabe que o Java tem uma opção de recursos bem maior que o Delphi, e digo mais existem “coisas” no Java q ainda estão para ser descobertas, ja que nenhum programador que EU conheco com mais de 4 anos de exeperiencia usa totalmente os recursos da linguagem, a maioria usa partes especifica como todos nós…
mas vale ressaltar que um bom programador Delphi comparado a um iniciante em Java da de 10 à 0.
OBS::: Foi um bom forum de vcs!!! as discuções estavam muito interessantes!!
Bom tenho pouca experiencia com java… mas ja programei bastante com Delphi… naum adianta ficar defendendo uma ou outra todas tem um ponto positivo e outro negativo…
tudo bem… algumas tem bem mais positivos hehehe
seria possivel uma linguagem digamos “perfeita”???