Java Persistence

Meu caros amigos.

Eu estou iniciando meus estudos em EJB 3.0 e uma dúvida me surgiu com relação à Java Persistence - mais especificamente a anotação: javax.persistence.*;

Eu sei que posso montar um esquema de persistencia de objetos utilizando JBoss, mas eu gostaria de montar o mesmo esquema de persistencia sem utilizar JBoss. Ví que é possível com hibernate mas, mesmo assim eu posso trabalhar fora de framework utilizando um esquema de persistencia de objetos somente com java?

Isso tem duas razões:
1 - achei o hibernate muito chato e cheio de 9 horas
2 - nem sempre usarei o JBoss (por exemplo com aplicações pequenas ele é desnecessário)

E tem mais, sendo possível usar somente java seria mais clássico.

Fico grato pela ajuda para a compreensão deste assunto.

Forte abraço.

Fala ae blz?

entao vc pode usar JPA pura, mas pra isso vc vai precisar d um “motor de persistencia” dai a necessidade de um framework (Hibernate, TopLink, etc)… mas nao q vc tenha q usar os “.hbm” do Hibernate… vc so precisa configurar o persistence.xml q o java faz o resto… usando apenas JPA…

Existe um ORM chamado iBATIS
http://ibatis.apache.org/index.html
Vale a pena dar uma olhada.
sds.

a implementaçao JPA mais simples que eu já trabalhei é a Toplink. Mas lembre-se que sem JBoss (ou equivalente) vc não vai conseguir usar as funcionalidades do EJB3

[quote]Mas lembre-se que sem JBoss (ou equivalente) vc não vai conseguir usar as funcionalidades do EJB3 [/quote]O Glassifish seriaa solução mais viavel para isso, é só estudar a API do JPA.
sds.

Sei claramente que isso é verídico…realmente não é possível.
Eu vou rever uma forma mais didática de trabalhar com o Hibernate…mas valeu a força aê galera…

Abraços.